Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas. Preservar a informação, construir a memória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33681 |
Resumo: | Actualmente, os arquivos escolares motivam profundas preocupações relativamente à salvaguarda e preservação dos seus documentos, que: constituem instrumentos fundamentais para a construção da memória educativa existência desses arquivos ganhará verdadeiramente um sentido quando o acesso informações que possuem for garantido, através da sua instalação em condições adequadas e de uma organização correcta dos seus documentos. Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação directamente: relacionadas com o funcionamento das instituições educativas, o que lhes confere uma importância acrescida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam essas instituições numa posição de grande: centralidade para a compreensão dos fenómenos educativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens. Com este contributo, pretendemos reflectir sobre os seguintes aspectos: o papel dos arquivos escolares nas instituições educativas; a situação dos arquivos escolares em Portugal; a natureza dos documentos e os estudos a desenvolver; os arquivos escolares e as fontes de informação de diversa natureza; os arquivos escolares e a construção da memória educativa. |
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Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas. Preservar a informação, construir a memóriaDocumentoArquivoCultura escolarActualmente, os arquivos escolares motivam profundas preocupações relativamente à salvaguarda e preservação dos seus documentos, que: constituem instrumentos fundamentais para a construção da memória educativa existência desses arquivos ganhará verdadeiramente um sentido quando o acesso informações que possuem for garantido, através da sua instalação em condições adequadas e de uma organização correcta dos seus documentos. Os arquivos escolares constituem o repositório das fontes de informação directamente: relacionadas com o funcionamento das instituições educativas, o que lhes confere uma importância acrescida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam essas instituições numa posição de grande: centralidade para a compreensão dos fenómenos educativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens. Com este contributo, pretendemos reflectir sobre os seguintes aspectos: o papel dos arquivos escolares nas instituições educativas; a situação dos arquivos escolares em Portugal; a natureza dos documentos e os estudos a desenvolver; os arquivos escolares e as fontes de informação de diversa natureza; os arquivos escolares e a construção da memória educativa.Faculdade de Educação, Universidade Estadual de CampinasRepositório da Universidade de LisboaMogarro, M. J.2018-05-28T13:37:53Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33681porMogarro, M. J. (2005). Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas. Preservar a informação, construir a memória. Pró-Posições, 16(1), 103-116.0103-7307 (Print)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:10.825799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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