Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas.Preservara informação,construira memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mognrro, Maria João
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643757
Resumo: ActUalmt:nte, os arquivos escolaresmotivam profundas prt:ocupações relativamente à salvaguarda t: prest:rvação dos seus documentos, qUt: constituem instrumentos fundamentais para a construção da memória t:ducativa. A existência desses arquivos ganhará verdadeiramente um sentido quando o aCt:ssoàs informações que possuem for garantido, através da sua instalação em condições adequadas e de uma organização correcta dos seus documt:ntos. Os arquivos t:scolares constitUem o repositório das fontes de informação din:ctamt:ntt: relacionadas com o funcionamento das institUições educativas, o que lhes confere uma importância acrt:scida nos novos caminhos da investigação em educação, que colocam essas instituições numa posição de grandt: centralidade para a compreensão dos fenómt:nos t:ducativos e dos processos de socialização das gerações mais jovens. Com este contributo, pretendemos reflectir sobre osseguintes aspectos: o papel dos arquivos escolares nas instituições educativas; a sitUação dos arquivos escolares em Portugal; a natUreza dos documentos e os estudos a desenvolver; os arquivos escolares e as fontes de informação de diversa natureza; os arquivos escolares e a construção da memória educativa.Abstract: Nowadays. school fIlespromote deep concerns regarding the safety and preservation of thei.. documents. Thest: documents constitUtt:fundamental tools to build tht: educational memory. The t:xistcnct: of thest: files will gain a true meaning when the access to tht: information rhey hold is guaranteed, through a correcr organizarion of the documents and a proper location. 5chool files art: the stock of the sources of information direcrly related wirh school work. This gives schools an additional importance for new approaches in educational research and also puts them in a central position for the understanding of t:ducarive phenomena and rhe socialization process of younger generations. With this contribution, we intend to discuss the following points: the role of files in schools; rhe conditions of school files in Portugal; the nature of the exisring documents and the studies tO follow; rhe school files and the several sources of informarion; the school files and the building of educational memory.Keywords: Document. File. School culture
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