Contextos de democratização do acesso ao ensino superior: uma abordagem sociológica sobre o Instituto Politécnico de Viseu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8280 |
Resumo: | A instituição do ensino politécnico em Portugal permitiu uma efetiva democratização do acesso ao ensino superior. Contudo, este processo foi de implementação morosa e não isenta de persistentes dicotomias com o seu congénere ensino universitário. É questionável que, a instituição do sistema de ensino superior binário, permitiu uma redistribuição da oferta regional e a possibilidade de sectores da sociedade, socioeconomicamente mais desfavorecidos, acederem ao ensino superior, contribuído para o atenuar das dicotomias geográficas, sociais e económicas. Pretendemos, nesta reflexão, abordar o caso específico do Instituto Politécnico de Viseu, como a primeira instituição deste subsistema de ensino a ser implementada a nível nacional. Partimos de dados obtidos em investigações ocorridas entre 2006 e 2020, procurando, numa perspetiva longitudinal, verificar alterações nos perfis sociais dos seus alunos, nas suas motivações de acesso ao ensino e nas suas expetativas profissionais, após a obtenção do diploma de licenciado. Os resultados evidenciam um aumento da representatividade dos alunos finalistas das classes de baixos recursos económicos e qualificacionais e uma diminuição dos alunos das classes médias, a persistência de uma procura regional da educação superior e elevadas expetativas dos alunos face à importância da obtenção do diploma no seu futuro profissional. |
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Contextos de democratização do acesso ao ensino superior: uma abordagem sociológica sobre o Instituto Politécnico de ViseuEnsino politécnicoClasses sociaisMotivações de acessoExpetativas profissionaisPolytechnic educationSocial classesAccess motivationsProfessional expectationsA instituição do ensino politécnico em Portugal permitiu uma efetiva democratização do acesso ao ensino superior. Contudo, este processo foi de implementação morosa e não isenta de persistentes dicotomias com o seu congénere ensino universitário. É questionável que, a instituição do sistema de ensino superior binário, permitiu uma redistribuição da oferta regional e a possibilidade de sectores da sociedade, socioeconomicamente mais desfavorecidos, acederem ao ensino superior, contribuído para o atenuar das dicotomias geográficas, sociais e económicas. Pretendemos, nesta reflexão, abordar o caso específico do Instituto Politécnico de Viseu, como a primeira instituição deste subsistema de ensino a ser implementada a nível nacional. Partimos de dados obtidos em investigações ocorridas entre 2006 e 2020, procurando, numa perspetiva longitudinal, verificar alterações nos perfis sociais dos seus alunos, nas suas motivações de acesso ao ensino e nas suas expetativas profissionais, após a obtenção do diploma de licenciado. Os resultados evidenciam um aumento da representatividade dos alunos finalistas das classes de baixos recursos económicos e qualificacionais e uma diminuição dos alunos das classes médias, a persistência de uma procura regional da educação superior e elevadas expetativas dos alunos face à importância da obtenção do diploma no seu futuro profissional.The institution of polytechnic education in Portugal allowed an effective democratization of access to higher education. However, this process took time to implement and was not free from persistent dichotomies with its similar university system. It unquestionable that, the institution of the binary higher education system, allowed a redistribution of the regional offer and the possibility of socioeconomically disadvantaged sectors of society access to higher education, contributing to mitigate geographic, social and economic dichotomies. In this reflection, we intend to address the specific case of the Polytechnic Institute of Viseu, as the first institution of this teaching subsystem to be implemented at national level. We start from data obtained in investigations that took place between 2006 and 2020, seeking, in a longitudinal perspective, verify changes in the social profiles of its students, their motivations in accessing education and professional’s expectations after obtaining a graduate degree. The results show an increase in the representation of the finalists from classes with low economic and qualification resources and a decrease from the middle class, the persistence of a regional demand for higher education and the existence of high expectations about the importance of a diploma in their professional future.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSousa, Luis Nuno Figueiredo e2024-03-07T12:16:21Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8280porSOUSA, Luís Nuno (2021), “Contextos de democratização do acesso ao ensino superior: uma abordagem sociológica sobre o Instituto Politécnico de Viseu”, Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XLII, pp. 43-60.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T02:32:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:07.070967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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