Os problemas resolvem-se conversando: o processo de autorregulação em crianças de idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16800 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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Os problemas resolvem-se conversando: o processo de autorregulação em crianças de idade pré-escolarAutorregulaçãoEmoçõesPrática educativaJardim de Infância.Self-regulationEmotionsEducational practiceKindergartenRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO relatório que se segue foi realizado no ambito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, tendo esta decorrido numa Instituiçãoo Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada no distrito de Lisboa, em contexto de jardim de infância e com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os dois e os seis anos. No decorrer do relatório é descrito e analisado todo o processo referente à minha prática pedagógica enquanto estagiária, contendo também a parte investigativa que foi elaborada no contexto em questão. Assim, começa por ser apresentada a caracterização de todo o contexto, seguindo-se as intencionalidades educativas estabelecidas com base nessa mesma caracterização. Posteriormente é explicitada a investigação desenvolvida em torno da problemática do processo de autorregulação em crianças de idade pré-escolar, tendo esta surgido a partir das dificuldades por mim sentidas relativamente ao modo como poderia abordar, que estratágias poderia utilizar e como promover a aquisição de competências autorregulatórias neste grupo de crianças. A investigação diz então respeito a um estudo de caso, de natureza qualitativa, e onde foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, que foram posteriormente analisados e discutidos.The following report was made within the scope of the curricular unit Supervised Professional Practice II, which took place in a Private Institution of Social Solidarity (IPSS) located in the district of Lisbon, in a kindergarten context and with a group of children aged between two and six years old. During the report, the whole process of my pedagogical practice as a trainee is described and analyzed, also containing the investigative part that was developed in the context in question. Thus, it begins by presenting the characterization of the whole context, followed by the educational intentions established based on that same characterization. Subsequently, the research developed around the issue of self-regulation process in preschool children is explained, having arisen from the difficulties I felt regarding how I could approach, which strategies I could use and how to promote the acquisition of selfregulatory skills in this group of children. The research is then a case study, qualitative in nature, and where several data collection techniques were used, which were later analyzed and discussed. The results of this study allowed us to understand what conceptions children in this age group have regarding self-regulation, what factors may influence the acquisition and development of self-regulatory skills and, also, the various strategies that the educator may try out and use to promote these skills, minimizing conflict situations.Lino, DalilaRCIPLAlbano, Beatriz Nunes2024-01-08T14:22:58Z2023-11-282023-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16800TID:203452917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-10T02:18:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:14.736314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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