A importância da comunicação e da negociação interpares na gestão de conflitos em contexto de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Bárbara Leão Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12833
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling A importância da comunicação e da negociação interpares na gestão de conflitos em contexto de jardim de infânciaJardim de infânciaAutorregulaçãoComunicaçãoConflitosCriançasNegociaçãoChildrenKindergartenConflictsSelf-regulationCommunicationNegotiationRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este tem como objetivo evidenciar, de forma reflexiva e fundamentada, o processo de intervenção, bem como apresentar a investigação realizada. Ambos decorreram ao longo de quatro meses, em contexto de jardim de infância, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos. A problemática investigada emergiu da observação do contexto socioeducativo. No decurso dos primeiros dias de observação do grupo, foi possível verificar que, nos momentos de conflito, as crianças solicitavam sempre o apoio do adulto, não mostrando qualquer iniciativa de comunicação e de negociação para gerirem o conflito de forma autónoma. À medida que presenciava estes momentos, fui levantando algumas interrogações, nomeadamente: i) Que tipo de conflitos surgem no grupo? ii) Quais as estratégias utilizadas pelas crianças na gestão de conflitos? iii) De que forma pode o adulto promover a capacidade de comunicação e de negociação das crianças nos momentos de gestão de conflitos? iv) Qual o papel da comunicação e da negociação na gestão de conflitos por parte das crianças? Por conseguinte, estas questões suscitaram o meu interesse em desenvolver um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, orientado pelas diretrizes da investigação-ação, com os seguintes objetivos: i) Caracterizar o tipo de conflitos emergentes no grupo; ii) Analisar as estratégias utilizadas pelas crianças na gestão de conflitos; iii) Promover a comunicação e a negociação interpares nos momentos de conflito; iv) Incentivar a gestão autónoma de conflitos; e v) Analisar o papel da comunicação e da negociação interpares no processo de gestão de conflitos em contexto de jardim de infância. Para a recolha dos dados, recorreu-se a diferentes técnicas e instrumentos, nomeadamente: observação direta participante, através do registo de notas de campo; observação sistemática, com recurso a uma grelha com categorias previamente definidas; e entrevistas semidiretivas, realizadas a partir de um guião especificamente elaborado. Os dados resultantes das notas de campo e das entrevistas foram tratados através da técnica de análise de conteúdo, enquanto os da observação sistemática foram tratados através de uma análise estatística, designadamente, contagem e distribuição de frequências. Os resultados do estudo mostram que os tipos de conflitos mais frequentes no grupo são aqueles que se relacionam com Relação/comunicação e Recursos. Paralelamente, verificou-se que as estratégias implementadas ao longo da investigação podem ter contribuído para o aumento da comunicação e da negociação entre as crianças na gestão dos seus conflitos. Por fim, os resultados sustentam a importância da comunicação e da negociação interpares, enquanto processos facilitadores de gestão autónoma de conflitos, apontando para que, através dos mesmos, as crianças consigam alcançar o consenso de forma mais cooperada e menos violenta.ABSTRACT This report comes under the Supervised Professional Practice II, from the Master in Pre-School Education. This aims to show, in a reflective and reasoned way, the intervention process, as well as to present the research carried out. Both took place over a period of four months, in a kindergarten context, with a group of children aged between 3 and 4 years. The investigated problem emerged from the observation of the socio-educational context. During the first days of group observation, it was possible to verify that, in times of conflict, children always asked for adult support, not showing any communication and negotiation initiative to manage the conflict independently. As I witnessed these moments, I raised some questions, namely: i) What kind of conflicts arise in the group? ii) What are the strategies used by children in conflict management? iii) How can the adult promote children's communication and negotiation skills in times of conflict management? iv) What is the role of communication and negotiation in conflict management for children? Consequently, these questions raised my interest in developing a study of a qualitive and interpretative nature, guided by the guidelines of action research, with the following objectives: i) Characterize the type of conflicts emerging in the group; ii) Analyse the strategies used by children in conflict management; iii) Promote peer communication and negotiation in times of conflict; iv) Encourage autonomous conflict management; and v) Analyse the role of peer communication and negotiation in the conflict management process in a kindergarten context. For data collection, different techniques and instruments were used, namely: direct participant observation, through the field notes registration; systematic observation, using a grid with previously defined categories; and semi-directional interviews, carried out based on a script specifically prepared. The data resulting from the field notes and interviews were treated through the content analysis technique, while those from systematic observation were treated through a statistical analysis, namely, counting and frequency distribution. The results of the study show that the most frequent types of conflicts in the group are those that relate to Relationship/communication and Resources. Parallel to this, it was found that the strategies implemented during the investigation may have contributed to increased communication and negotiation between children in the management of their conflicts. Finally, the results support the importance of peer communication and negotiation, as facilitating processes for autonomous conflict management, pointing out that, through them, children can reach consensus in a more cooperative and less violent way.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaFriães, RitaRCIPLDuarte, Bárbara Leão Santos2021-02-12T11:48:38Z2020-05-222020-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12833TID:202628477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12833Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:51.122585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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