A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1786 |
Resumo: | Esta investigação baseou-se no estudo da Aprendizagem Cooperativa como estratégia de ensino e aprendizagem que fomenta a cooperação entre alunos e proporciona o desenvolvimento de competências sociais e a aquisição do conhecimento através de ambientes construtivistas na sala de aula. A Liderança, fator relevante no sucesso organizacional, também foi abordada no sentido de identificar os estilos de liderança das coordenadoras do Projeto de Aprendizagem Cooperativa (PAC) e reconhecer as práticas pedagógicas neste projeto. Para isso, para além da revisão da literatura, recorreu-se a uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo na qual o estudo de caso foi a metodologia escolhida. Os dados obtidos provieram das opiniões dos alunos, professores e coordenadoras. Usou-se vários instrumentos de recolha de dados, como a entrevista e o inquérito por questionário, e de análise para tratar a informação, o que permitiu aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do PAC e entender a influência direta da filosofia deste projeto nas práticas pedagógicas. A investigação destacou que o trabalho das coordenadoras contribui para o sucesso do projeto, assim como identificou a Liderança Transformacional, de acordo com o Multifactor Leadership Questionnaire de Bass e Avolio, como o estilo de liderança predominante das coordenadoras. A Aprendizagem Cooperativa revelou-se importante, pois influencia a forma como estes alunos e professores trabalham, tendo a cooperação se destacado como um fatorchave. Os sujeitos da investigação identificaram as vantagens do PAC, como a melhoria das aprendizagens dos alunos, e salientaram alguns constrangimentos, como a forma de integração docente no projeto. A maior parte dos intervenientes na investigação, quer sejam alunos ou professores, revelou estar satisfeita por fazer parte do Projeto de Aprendizagem Cooperativa. |
id |
RCAP_777d9a42328f03e7f1787f02663c0a39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do CaniçoAprendizagem cooperativaTrabalho de projetoLiderançaEstudo de casoCooperative learningProject workLeadershipCase studyCiências da Educação - Administração Educacional.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta investigação baseou-se no estudo da Aprendizagem Cooperativa como estratégia de ensino e aprendizagem que fomenta a cooperação entre alunos e proporciona o desenvolvimento de competências sociais e a aquisição do conhecimento através de ambientes construtivistas na sala de aula. A Liderança, fator relevante no sucesso organizacional, também foi abordada no sentido de identificar os estilos de liderança das coordenadoras do Projeto de Aprendizagem Cooperativa (PAC) e reconhecer as práticas pedagógicas neste projeto. Para isso, para além da revisão da literatura, recorreu-se a uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo na qual o estudo de caso foi a metodologia escolhida. Os dados obtidos provieram das opiniões dos alunos, professores e coordenadoras. Usou-se vários instrumentos de recolha de dados, como a entrevista e o inquérito por questionário, e de análise para tratar a informação, o que permitiu aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do PAC e entender a influência direta da filosofia deste projeto nas práticas pedagógicas. A investigação destacou que o trabalho das coordenadoras contribui para o sucesso do projeto, assim como identificou a Liderança Transformacional, de acordo com o Multifactor Leadership Questionnaire de Bass e Avolio, como o estilo de liderança predominante das coordenadoras. A Aprendizagem Cooperativa revelou-se importante, pois influencia a forma como estes alunos e professores trabalham, tendo a cooperação se destacado como um fatorchave. Os sujeitos da investigação identificaram as vantagens do PAC, como a melhoria das aprendizagens dos alunos, e salientaram alguns constrangimentos, como a forma de integração docente no projeto. A maior parte dos intervenientes na investigação, quer sejam alunos ou professores, revelou estar satisfeita por fazer parte do Projeto de Aprendizagem Cooperativa.Cooperative Learning was an important aspect of this investigation as a teaching and learning strategy that enhances cooperation amongst students as well as the development of their social skills and knowledge through classroom constructivist environments. Leadership, a relevant factor in the success of organizations, was also studied in order to identify the Cooperative Learning Project coordinators' leadership styles and to recognize the pedagogic practices. For that reason, a revision of the literature was made by means of a qualitative and quantitative investigation in which the case study was the chosen methodology. The gathered data came from the students, teachers and coordinators’ opinions. Several instruments, as the interview and the questionnaire, have been used to collect data, and to analyse the information, thus allowing to deepen the knowledge on the Cooperative Learning Project and to understand the direct influence of its philosophy in the pedagogic practices. The investigation has pointed out the coordinators' work as an important contribution to the success of the project, as well as identified the Transformational Leadership, according to the Multifactor Leadership Questionnaire by Bass and Avolio, as the coordinators' predominant leadership style. Cooperative Learning was deemed important because it influences the way these students and teachers work and cooperation has been identified as a key factor. The subjects of the investigation identified the advantages of PAC, such as the improvement of the students' achievement and pointed out, as well, some disadvantages, such as the strategy used for recruiting teachers to work in the project. Most students and teachers acknowledged being satisfied for being part of the Cooperative Learning Project.Fraga, Nuno Miguel da SilvaDigitUMaRocha, Maria Susana Marques Silva2018-01-24T10:15:56Z2017-04-21T00:00:00Z2017-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1786201783827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:33.204739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço |
title |
A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço |
spellingShingle |
A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço Rocha, Maria Susana Marques Silva Aprendizagem cooperativa Trabalho de projeto Liderança Estudo de caso Cooperative learning Project work Leadership Case study Ciências da Educação - Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço |
title_full |
A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço |
title_fullStr |
A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço |
title_full_unstemmed |
A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço |
title_sort |
A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço |
author |
Rocha, Maria Susana Marques Silva |
author_facet |
Rocha, Maria Susana Marques Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fraga, Nuno Miguel da Silva DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Maria Susana Marques Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Trabalho de projeto Liderança Estudo de caso Cooperative learning Project work Leadership Case study Ciências da Educação - Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem cooperativa Trabalho de projeto Liderança Estudo de caso Cooperative learning Project work Leadership Case study Ciências da Educação - Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Esta investigação baseou-se no estudo da Aprendizagem Cooperativa como estratégia de ensino e aprendizagem que fomenta a cooperação entre alunos e proporciona o desenvolvimento de competências sociais e a aquisição do conhecimento através de ambientes construtivistas na sala de aula. A Liderança, fator relevante no sucesso organizacional, também foi abordada no sentido de identificar os estilos de liderança das coordenadoras do Projeto de Aprendizagem Cooperativa (PAC) e reconhecer as práticas pedagógicas neste projeto. Para isso, para além da revisão da literatura, recorreu-se a uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo na qual o estudo de caso foi a metodologia escolhida. Os dados obtidos provieram das opiniões dos alunos, professores e coordenadoras. Usou-se vários instrumentos de recolha de dados, como a entrevista e o inquérito por questionário, e de análise para tratar a informação, o que permitiu aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do PAC e entender a influência direta da filosofia deste projeto nas práticas pedagógicas. A investigação destacou que o trabalho das coordenadoras contribui para o sucesso do projeto, assim como identificou a Liderança Transformacional, de acordo com o Multifactor Leadership Questionnaire de Bass e Avolio, como o estilo de liderança predominante das coordenadoras. A Aprendizagem Cooperativa revelou-se importante, pois influencia a forma como estes alunos e professores trabalham, tendo a cooperação se destacado como um fatorchave. Os sujeitos da investigação identificaram as vantagens do PAC, como a melhoria das aprendizagens dos alunos, e salientaram alguns constrangimentos, como a forma de integração docente no projeto. A maior parte dos intervenientes na investigação, quer sejam alunos ou professores, revelou estar satisfeita por fazer parte do Projeto de Aprendizagem Cooperativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-21T00:00:00Z 2017-04-21T00:00:00Z 2018-01-24T10:15:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1786 201783827 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1786 |
identifier_str_mv |
201783827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129915475361792 |