A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Susana Marques Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1786
Resumo: Esta investigação baseou-se no estudo da Aprendizagem Cooperativa como estratégia de ensino e aprendizagem que fomenta a cooperação entre alunos e proporciona o desenvolvimento de competências sociais e a aquisição do conhecimento através de ambientes construtivistas na sala de aula. A Liderança, fator relevante no sucesso organizacional, também foi abordada no sentido de identificar os estilos de liderança das coordenadoras do Projeto de Aprendizagem Cooperativa (PAC) e reconhecer as práticas pedagógicas neste projeto. Para isso, para além da revisão da literatura, recorreu-se a uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo na qual o estudo de caso foi a metodologia escolhida. Os dados obtidos provieram das opiniões dos alunos, professores e coordenadoras. Usou-se vários instrumentos de recolha de dados, como a entrevista e o inquérito por questionário, e de análise para tratar a informação, o que permitiu aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do PAC e entender a influência direta da filosofia deste projeto nas práticas pedagógicas. A investigação destacou que o trabalho das coordenadoras contribui para o sucesso do projeto, assim como identificou a Liderança Transformacional, de acordo com o Multifactor Leadership Questionnaire de Bass e Avolio, como o estilo de liderança predominante das coordenadoras. A Aprendizagem Cooperativa revelou-se importante, pois influencia a forma como estes alunos e professores trabalham, tendo a cooperação se destacado como um fatorchave. Os sujeitos da investigação identificaram as vantagens do PAC, como a melhoria das aprendizagens dos alunos, e salientaram alguns constrangimentos, como a forma de integração docente no projeto. A maior parte dos intervenientes na investigação, quer sejam alunos ou professores, revelou estar satisfeita por fazer parte do Projeto de Aprendizagem Cooperativa.
id RCAP_777d9a42328f03e7f1787f02663c0a39
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do CaniçoAprendizagem cooperativaTrabalho de projetoLiderançaEstudo de casoCooperative learningProject workLeadershipCase studyCiências da Educação - Administração Educacional.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEsta investigação baseou-se no estudo da Aprendizagem Cooperativa como estratégia de ensino e aprendizagem que fomenta a cooperação entre alunos e proporciona o desenvolvimento de competências sociais e a aquisição do conhecimento através de ambientes construtivistas na sala de aula. A Liderança, fator relevante no sucesso organizacional, também foi abordada no sentido de identificar os estilos de liderança das coordenadoras do Projeto de Aprendizagem Cooperativa (PAC) e reconhecer as práticas pedagógicas neste projeto. Para isso, para além da revisão da literatura, recorreu-se a uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo na qual o estudo de caso foi a metodologia escolhida. Os dados obtidos provieram das opiniões dos alunos, professores e coordenadoras. Usou-se vários instrumentos de recolha de dados, como a entrevista e o inquérito por questionário, e de análise para tratar a informação, o que permitiu aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do PAC e entender a influência direta da filosofia deste projeto nas práticas pedagógicas. A investigação destacou que o trabalho das coordenadoras contribui para o sucesso do projeto, assim como identificou a Liderança Transformacional, de acordo com o Multifactor Leadership Questionnaire de Bass e Avolio, como o estilo de liderança predominante das coordenadoras. A Aprendizagem Cooperativa revelou-se importante, pois influencia a forma como estes alunos e professores trabalham, tendo a cooperação se destacado como um fatorchave. Os sujeitos da investigação identificaram as vantagens do PAC, como a melhoria das aprendizagens dos alunos, e salientaram alguns constrangimentos, como a forma de integração docente no projeto. A maior parte dos intervenientes na investigação, quer sejam alunos ou professores, revelou estar satisfeita por fazer parte do Projeto de Aprendizagem Cooperativa.Cooperative Learning was an important aspect of this investigation as a teaching and learning strategy that enhances cooperation amongst students as well as the development of their social skills and knowledge through classroom constructivist environments. Leadership, a relevant factor in the success of organizations, was also studied in order to identify the Cooperative Learning Project coordinators' leadership styles and to recognize the pedagogic practices. For that reason, a revision of the literature was made by means of a qualitative and quantitative investigation in which the case study was the chosen methodology. The gathered data came from the students, teachers and coordinators’ opinions. Several instruments, as the interview and the questionnaire, have been used to collect data, and to analyse the information, thus allowing to deepen the knowledge on the Cooperative Learning Project and to understand the direct influence of its philosophy in the pedagogic practices. The investigation has pointed out the coordinators' work as an important contribution to the success of the project, as well as identified the Transformational Leadership, according to the Multifactor Leadership Questionnaire by Bass and Avolio, as the coordinators' predominant leadership style. Cooperative Learning was deemed important because it influences the way these students and teachers work and cooperation has been identified as a key factor. The subjects of the investigation identified the advantages of PAC, such as the improvement of the students' achievement and pointed out, as well, some disadvantages, such as the strategy used for recruiting teachers to work in the project. Most students and teachers acknowledged being satisfied for being part of the Cooperative Learning Project.Fraga, Nuno Miguel da SilvaDigitUMaRocha, Maria Susana Marques Silva2018-01-24T10:15:56Z2017-04-21T00:00:00Z2017-04-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1786201783827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:33.204739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço
title A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço
spellingShingle A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço
Rocha, Maria Susana Marques Silva
Aprendizagem cooperativa
Trabalho de projeto
Liderança
Estudo de caso
Cooperative learning
Project work
Leadership
Case study
Ciências da Educação - Administração Educacional
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço
title_full A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço
title_fullStr A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço
title_full_unstemmed A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço
title_sort A liderança no projeto de aprendizagem cooperativa: um estudo de caso na Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Caniço
author Rocha, Maria Susana Marques Silva
author_facet Rocha, Maria Susana Marques Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fraga, Nuno Miguel da Silva
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Maria Susana Marques Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Trabalho de projeto
Liderança
Estudo de caso
Cooperative learning
Project work
Leadership
Case study
Ciências da Educação - Administração Educacional
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem cooperativa
Trabalho de projeto
Liderança
Estudo de caso
Cooperative learning
Project work
Leadership
Case study
Ciências da Educação - Administração Educacional
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Esta investigação baseou-se no estudo da Aprendizagem Cooperativa como estratégia de ensino e aprendizagem que fomenta a cooperação entre alunos e proporciona o desenvolvimento de competências sociais e a aquisição do conhecimento através de ambientes construtivistas na sala de aula. A Liderança, fator relevante no sucesso organizacional, também foi abordada no sentido de identificar os estilos de liderança das coordenadoras do Projeto de Aprendizagem Cooperativa (PAC) e reconhecer as práticas pedagógicas neste projeto. Para isso, para além da revisão da literatura, recorreu-se a uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo na qual o estudo de caso foi a metodologia escolhida. Os dados obtidos provieram das opiniões dos alunos, professores e coordenadoras. Usou-se vários instrumentos de recolha de dados, como a entrevista e o inquérito por questionário, e de análise para tratar a informação, o que permitiu aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento do PAC e entender a influência direta da filosofia deste projeto nas práticas pedagógicas. A investigação destacou que o trabalho das coordenadoras contribui para o sucesso do projeto, assim como identificou a Liderança Transformacional, de acordo com o Multifactor Leadership Questionnaire de Bass e Avolio, como o estilo de liderança predominante das coordenadoras. A Aprendizagem Cooperativa revelou-se importante, pois influencia a forma como estes alunos e professores trabalham, tendo a cooperação se destacado como um fatorchave. Os sujeitos da investigação identificaram as vantagens do PAC, como a melhoria das aprendizagens dos alunos, e salientaram alguns constrangimentos, como a forma de integração docente no projeto. A maior parte dos intervenientes na investigação, quer sejam alunos ou professores, revelou estar satisfeita por fazer parte do Projeto de Aprendizagem Cooperativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-21T00:00:00Z
2017-04-21T00:00:00Z
2018-01-24T10:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1786
201783827
url http://hdl.handle.net/10400.13/1786
identifier_str_mv 201783827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129915475361792