Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1515 |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos têm sido tomadas medidas que objetivam impulsionar os princípios da escola inclusiva. A revisão da literatura defende que a inclusão tem como meta que todos os alunos tenham direito a uma educação igual e com qualidade. No entanto, é necessário que seja provida uma educação que respeite as características e necessidades individuais das crianças, especialmente às crianças com Necessidade Educativas Especiais (NEE), sob risco de se transformar a inclusão em exclusão. A liderança e gestão escolar é o fator sobre o qual nos concentrámos, particularmente no órgão executivo das escolas, enquanto responsável pelo envolvimento, motivação e mobilização de toda a comunidade educativa na implementação de uma filosofia inclusiva, capaz de promover o sucesso escolar de todos os alunos. Este estudo tem como finalidade investigar “Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE” apoiados na seguinte pergunta de partida: Qual o papel das lideranças escolares no desenvolvimento do paradigma inclusivo na escola? A investigação é de natureza qualitativa de caracter exploratório, tendo sido adotadas como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e a análise documental. Os resultados do estudo sugerem que as lideranças escolares desempenham um papel significativo no desenvolvimento do paradigma inclusivo, no entanto, um sistema educacional inclusivo só se efetivará com uma gestão democrática, que estimule a participação de todos os intervenientes, a partilha de responsabilidades e o respeito pela diferença, bem como, através de políticas educativas que promovam um investimento em capital humano, quer na formação dos profissionais, quer na disponibilização de recursos para fazer face às necessidades de todos os alunos. |
id |
RCAP_dae0fbb690ab1ca63a87298d62e30452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1515 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEENecessidades educativas especiaisInclusãoLiderançaAdministração educacionalEstudo de casoPesquisa qualitativaSpecial educational needsInclusionLeadershipEducational administrationCase studyQualitative researchCiências da Educação - Administração Educacional.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoAo longo dos últimos anos têm sido tomadas medidas que objetivam impulsionar os princípios da escola inclusiva. A revisão da literatura defende que a inclusão tem como meta que todos os alunos tenham direito a uma educação igual e com qualidade. No entanto, é necessário que seja provida uma educação que respeite as características e necessidades individuais das crianças, especialmente às crianças com Necessidade Educativas Especiais (NEE), sob risco de se transformar a inclusão em exclusão. A liderança e gestão escolar é o fator sobre o qual nos concentrámos, particularmente no órgão executivo das escolas, enquanto responsável pelo envolvimento, motivação e mobilização de toda a comunidade educativa na implementação de uma filosofia inclusiva, capaz de promover o sucesso escolar de todos os alunos. Este estudo tem como finalidade investigar “Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE” apoiados na seguinte pergunta de partida: Qual o papel das lideranças escolares no desenvolvimento do paradigma inclusivo na escola? A investigação é de natureza qualitativa de caracter exploratório, tendo sido adotadas como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e a análise documental. Os resultados do estudo sugerem que as lideranças escolares desempenham um papel significativo no desenvolvimento do paradigma inclusivo, no entanto, um sistema educacional inclusivo só se efetivará com uma gestão democrática, que estimule a participação de todos os intervenientes, a partilha de responsabilidades e o respeito pela diferença, bem como, através de políticas educativas que promovam um investimento em capital humano, quer na formação dos profissionais, quer na disponibilização de recursos para fazer face às necessidades de todos os alunos.Over the past few years have been taken actions which aim to promote inclusive education principles. The literature review argues that inclusion's goal is that all students have the right to an equal and quality education. However, it is necessary to provided an education that respects children’s individual characteristics and needs, especially for children with Special Educational Needs (SEN), under the risk of becoming inclusion in exclusion. The leadership and school management is the factor which we focused on, particularly in the executive body of the schools, while responsible for the involvement, motivation and mobilization of the entire educational community in the implementation of an inclusive philosophy that promotes academic success for all students. This study aims to research "The leadership processes in the inclusion of pupils with SEN" supported on the following starting question: What is the role of school leaders in the development of inclusive paradigm in school? Is a exploratory qualitative research, having been adopted as data collection technique, semi-structured interview, questionnaire survey and document analysis. The results of the research suggest that school leaders play a significant role in the development of inclusive paradigm, however, an inclusive educational system will only become effective with a democratic management that encourages the participation of all stakeholders, the shared responsibility and respect of the difference, as through educational policies that promote investment in human capital, in the training of professionals, either by the provision of resources to fulfill the needs of all students.Fraga, Nuno Miguel da SilvaDigitUMaSilva, Rute Oliveira Moedas da2017-05-24T00:30:09Z2017-01-27T00:00:00Z2017-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1515201619954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:13Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:13.774349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE |
title |
Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE |
spellingShingle |
Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE Silva, Rute Oliveira Moedas da Necessidades educativas especiais Inclusão Liderança Administração educacional Estudo de caso Pesquisa qualitativa Special educational needs Inclusion Leadership Educational administration Case study Qualitative research Ciências da Educação - Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE |
title_full |
Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE |
title_fullStr |
Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE |
title_full_unstemmed |
Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE |
title_sort |
Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE |
author |
Silva, Rute Oliveira Moedas da |
author_facet |
Silva, Rute Oliveira Moedas da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fraga, Nuno Miguel da Silva DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rute Oliveira Moedas da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades educativas especiais Inclusão Liderança Administração educacional Estudo de caso Pesquisa qualitativa Special educational needs Inclusion Leadership Educational administration Case study Qualitative research Ciências da Educação - Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Necessidades educativas especiais Inclusão Liderança Administração educacional Estudo de caso Pesquisa qualitativa Special educational needs Inclusion Leadership Educational administration Case study Qualitative research Ciências da Educação - Administração Educacional . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Ao longo dos últimos anos têm sido tomadas medidas que objetivam impulsionar os princípios da escola inclusiva. A revisão da literatura defende que a inclusão tem como meta que todos os alunos tenham direito a uma educação igual e com qualidade. No entanto, é necessário que seja provida uma educação que respeite as características e necessidades individuais das crianças, especialmente às crianças com Necessidade Educativas Especiais (NEE), sob risco de se transformar a inclusão em exclusão. A liderança e gestão escolar é o fator sobre o qual nos concentrámos, particularmente no órgão executivo das escolas, enquanto responsável pelo envolvimento, motivação e mobilização de toda a comunidade educativa na implementação de uma filosofia inclusiva, capaz de promover o sucesso escolar de todos os alunos. Este estudo tem como finalidade investigar “Os processos de liderança na inclusão dos alunos com NEE” apoiados na seguinte pergunta de partida: Qual o papel das lideranças escolares no desenvolvimento do paradigma inclusivo na escola? A investigação é de natureza qualitativa de caracter exploratório, tendo sido adotadas como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e a análise documental. Os resultados do estudo sugerem que as lideranças escolares desempenham um papel significativo no desenvolvimento do paradigma inclusivo, no entanto, um sistema educacional inclusivo só se efetivará com uma gestão democrática, que estimule a participação de todos os intervenientes, a partilha de responsabilidades e o respeito pela diferença, bem como, através de políticas educativas que promovam um investimento em capital humano, quer na formação dos profissionais, quer na disponibilização de recursos para fazer face às necessidades de todos os alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-24T00:30:09Z 2017-01-27T00:00:00Z 2017-01-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1515 201619954 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1515 |
identifier_str_mv |
201619954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129911980457984 |