Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Intervenção - Em busca dos sons que nos rodeiam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno José Baptista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26337
Resumo: Este Projeto de Intervenção (PI) surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. O mesmo está dividido em quatro capítulos: no primeiro é abordada a justificação do tema e opções metodológicas que o definem; o segundo passa pela caracterização da escola e comunidade educativa na qual foi desenvolvido; o terceiro é reservado ao desenvolvimento e aprendizagem profissional, com uma exposição detalhada dos conteúdos trabalhados no seu âmbito; e, por último, o quarto capítulo, dedicado à reflexão das práticas aplicadas e resultados obtidos. O PI, na sua essência, teve como principal objetivo transmitir aos alunos alguns dos elementos básicos e fundamentais da música, assim como a aquisição de competências capazes de criar um bom desenvolvimento artístico e performativo, desenvolvimento esse validado nas apresentações finais de projeto. Como base metodológica foram tidos como principal linha orientadora os seguintes autores: Gordon (2015), que defendida que a aprendizagem musical vivia não só dos ensinamentos, mas também da compreensão da música; e Dalcroze que, segundo Mantovani (2009), criou um método intitulado de Rítmica, capaz de gerar aprendizagem através do movimento corporal. Os principais conceitos abordados, e considerados como essenciais para a compreensão da música, foram: a pulsação; os andamentos; os sons graves; e os sons agudos. Estes conceitos foram trabalhados na componente teoria do Projeto de Intervenção e aplicados na sua parte prática, através de exemplos visuais, sensoriais, corporais e auditivos, com recurso à audição ativa de música, à cantiga de roda com movimento incorporado, à utilização de instrumentos não convencionais, ao reconhecimento das diferentes alturas entre sons, à entoação e à execução instrumental, objetivando um percurso capaz de proporcionar uma melhor compreensão do que é a música e o que é necessário para a sua execução.
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