Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Intervenção - Em busca dos sons que nos rodeiam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/26337 |
Resumo: | Este Projeto de Intervenção (PI) surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. O mesmo está dividido em quatro capítulos: no primeiro é abordada a justificação do tema e opções metodológicas que o definem; o segundo passa pela caracterização da escola e comunidade educativa na qual foi desenvolvido; o terceiro é reservado ao desenvolvimento e aprendizagem profissional, com uma exposição detalhada dos conteúdos trabalhados no seu âmbito; e, por último, o quarto capítulo, dedicado à reflexão das práticas aplicadas e resultados obtidos. O PI, na sua essência, teve como principal objetivo transmitir aos alunos alguns dos elementos básicos e fundamentais da música, assim como a aquisição de competências capazes de criar um bom desenvolvimento artístico e performativo, desenvolvimento esse validado nas apresentações finais de projeto. Como base metodológica foram tidos como principal linha orientadora os seguintes autores: Gordon (2015), que defendida que a aprendizagem musical vivia não só dos ensinamentos, mas também da compreensão da música; e Dalcroze que, segundo Mantovani (2009), criou um método intitulado de Rítmica, capaz de gerar aprendizagem através do movimento corporal. Os principais conceitos abordados, e considerados como essenciais para a compreensão da música, foram: a pulsação; os andamentos; os sons graves; e os sons agudos. Estes conceitos foram trabalhados na componente teoria do Projeto de Intervenção e aplicados na sua parte prática, através de exemplos visuais, sensoriais, corporais e auditivos, com recurso à audição ativa de música, à cantiga de roda com movimento incorporado, à utilização de instrumentos não convencionais, ao reconhecimento das diferentes alturas entre sons, à entoação e à execução instrumental, objetivando um percurso capaz de proporcionar uma melhor compreensão do que é a música e o que é necessário para a sua execução. |
id |
RCAP_778a9f65ebb13ba1a3fdd3eafe9360fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26337 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Intervenção - Em busca dos sons que nos rodeiamPulsaçãoAndamentosSons gravesSons agudosDueto musicalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste Projeto de Intervenção (PI) surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. O mesmo está dividido em quatro capítulos: no primeiro é abordada a justificação do tema e opções metodológicas que o definem; o segundo passa pela caracterização da escola e comunidade educativa na qual foi desenvolvido; o terceiro é reservado ao desenvolvimento e aprendizagem profissional, com uma exposição detalhada dos conteúdos trabalhados no seu âmbito; e, por último, o quarto capítulo, dedicado à reflexão das práticas aplicadas e resultados obtidos. O PI, na sua essência, teve como principal objetivo transmitir aos alunos alguns dos elementos básicos e fundamentais da música, assim como a aquisição de competências capazes de criar um bom desenvolvimento artístico e performativo, desenvolvimento esse validado nas apresentações finais de projeto. Como base metodológica foram tidos como principal linha orientadora os seguintes autores: Gordon (2015), que defendida que a aprendizagem musical vivia não só dos ensinamentos, mas também da compreensão da música; e Dalcroze que, segundo Mantovani (2009), criou um método intitulado de Rítmica, capaz de gerar aprendizagem através do movimento corporal. Os principais conceitos abordados, e considerados como essenciais para a compreensão da música, foram: a pulsação; os andamentos; os sons graves; e os sons agudos. Estes conceitos foram trabalhados na componente teoria do Projeto de Intervenção e aplicados na sua parte prática, através de exemplos visuais, sensoriais, corporais e auditivos, com recurso à audição ativa de música, à cantiga de roda com movimento incorporado, à utilização de instrumentos não convencionais, ao reconhecimento das diferentes alturas entre sons, à entoação e à execução instrumental, objetivando um percurso capaz de proporcionar uma melhor compreensão do que é a música e o que é necessário para a sua execução.This Intervention Project (PI) arises within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, of the Master's in Music Education Teaching of the Higher School of Education, Polytechnic Institute of Bragança. This project is divided into four chapters: the first deals with the justification of the theme and methodological options that define it; the second goes through the characterization of the school and educational community in which it was developed; the third is reserved for professional development and learning, with a detailed exposition of the contents worked in its scope; and finally the fourth chapter is dedicated to the reflection of the practices applied and the results obtained. The PI, in its essence, had as main objective, to transmit to the students some of the basic and fundamental elements of music, as well as the acquisition of skills capable of creating a good artistic and performative development. A development that was validated in the final project presentations. As a methodological basis, the following authors were taken as the main guideline: Gordon (2015), who argued that musical learning lives not only from teaching but also from understanding music; and Dalcroze who, according to Mantovani (2009), created a method called Rhythmic, capable of generating learning through body movement. The main concepts approached and considered essential for the understanding of music was: the pulse; the movements; the bass sounds; and high-pitched sounds. These concepts were worked on the theory component of the PI and applied in its practical part, through visual, sensorial, body and audio examples, using active music listening, the song wheel with movement, the use of unconventional instruments, recognition of different pitches between sounds, intonation and instrumental performance, aiming at the path capable of providing a better understanding of what music is and what is necessary for its execution.Cardoso, MárioBiblioteca Digital do IPBSousa, Bruno José Baptista2023-01-05T15:28:20Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26337TID:203142225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:58:51Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:50.840947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Intervenção - Em busca dos sons que nos rodeiam |
title |
Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Intervenção - Em busca dos sons que nos rodeiam |
spellingShingle |
Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Intervenção - Em busca dos sons que nos rodeiam Sousa, Bruno José Baptista Pulsação Andamentos Sons graves Sons agudos Dueto musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Intervenção - Em busca dos sons que nos rodeiam |
title_full |
Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Intervenção - Em busca dos sons que nos rodeiam |
title_fullStr |
Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Intervenção - Em busca dos sons que nos rodeiam |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Intervenção - Em busca dos sons que nos rodeiam |
title_sort |
Prática de Ensino Supervisionada Projeto de Intervenção - Em busca dos sons que nos rodeiam |
author |
Sousa, Bruno José Baptista |
author_facet |
Sousa, Bruno José Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Mário Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Bruno José Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pulsação Andamentos Sons graves Sons agudos Dueto musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Pulsação Andamentos Sons graves Sons agudos Dueto musical Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este Projeto de Intervenção (PI) surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. O mesmo está dividido em quatro capítulos: no primeiro é abordada a justificação do tema e opções metodológicas que o definem; o segundo passa pela caracterização da escola e comunidade educativa na qual foi desenvolvido; o terceiro é reservado ao desenvolvimento e aprendizagem profissional, com uma exposição detalhada dos conteúdos trabalhados no seu âmbito; e, por último, o quarto capítulo, dedicado à reflexão das práticas aplicadas e resultados obtidos. O PI, na sua essência, teve como principal objetivo transmitir aos alunos alguns dos elementos básicos e fundamentais da música, assim como a aquisição de competências capazes de criar um bom desenvolvimento artístico e performativo, desenvolvimento esse validado nas apresentações finais de projeto. Como base metodológica foram tidos como principal linha orientadora os seguintes autores: Gordon (2015), que defendida que a aprendizagem musical vivia não só dos ensinamentos, mas também da compreensão da música; e Dalcroze que, segundo Mantovani (2009), criou um método intitulado de Rítmica, capaz de gerar aprendizagem através do movimento corporal. Os principais conceitos abordados, e considerados como essenciais para a compreensão da música, foram: a pulsação; os andamentos; os sons graves; e os sons agudos. Estes conceitos foram trabalhados na componente teoria do Projeto de Intervenção e aplicados na sua parte prática, através de exemplos visuais, sensoriais, corporais e auditivos, com recurso à audição ativa de música, à cantiga de roda com movimento incorporado, à utilização de instrumentos não convencionais, ao reconhecimento das diferentes alturas entre sons, à entoação e à execução instrumental, objetivando um percurso capaz de proporcionar uma melhor compreensão do que é a música e o que é necessário para a sua execução. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-05T15:28:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/26337 TID:203142225 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/26337 |
identifier_str_mv |
TID:203142225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135455203033088 |