Tutorias autorregulatórias e promoção do sucesso escolar: o papel da mediação e envolvimento familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Catarina Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/5068
Resumo: Os Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) integram uma das ações no domínio de atuação “+ Inclusão e Bem-Estar”, no âmbito da promoção do sucesso e inclusão educativos e do Plano 21|23 Escola+. O presente estudo apresenta um projeto de investigação, no âmbito da Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária, tendo como principal objetivo analisar o impacto da implementação de um programa de intervenção socioeducativa em contexto escolar e familiar, junto de um grupo de alunos/as de um Agrupamento de Escolas. Mais concretamente, pretende-se, implementar um programa de tutorias autorregulatórias para prevenir/ diminuir dificuldades de aprendizagem, de integração escolar / turma, comportamentos disruptivos e outros. Pretende-se, através deste programa, desenvolver uma intervenção na comunidade educativa, favorecendo a integração e inclusão escolar, através de respostas educativas diferenciadas, articulando o programa de tutoria com um plano de capacitação e envolvimento das famílias, apoiando-os diretamente, na supervisão e acompanhamento familiar dos seus/suas educandos/as. Neste sentido, optou-se pela metodologia de estudo de caso, baseada numa investigação-ação, no contexto de um Agrupamento de Escolas, localizado no norte de Portugal. A metodologia combina técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas. Primeiramente, foi realizada uma análise documental dos principais documentos estruturantes do Agrupamento de Escola, nomeadamente, o Projeto Educativo, Regulamento Interno, Código de Conduta, bem como dos relatórios intermédios e finais do PDPSC, visando a caracterização do contexto e dos participantes. Os principais métodos de recolha de dados foram o inquérito por questionário online e um grupo focal aos/às alunos/as e famílias envolvidas, bem como uma entrevista à subdiretora do Agrupamento de Escola. No que diz respeito aos resultados obtidos, o estudo permitiu refletir sobre o impacto do programa implementado, nomeadamente, no que se refere aos níveis de motivação dos/as alunos/aspara a aprendizagem, a qualidade do sucesso de alunos/as em contextos mais desfavorecidos, o envolvimento em projetos escolares/atividades extracurriculares e a diminuição da taxa de abandono escolar precoce.
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Mais concretamente, pretende-se, implementar um programa de tutorias autorregulatórias para prevenir/ diminuir dificuldades de aprendizagem, de integração escolar / turma, comportamentos disruptivos e outros. Pretende-se, através deste programa, desenvolver uma intervenção na comunidade educativa, favorecendo a integração e inclusão escolar, através de respostas educativas diferenciadas, articulando o programa de tutoria com um plano de capacitação e envolvimento das famílias, apoiando-os diretamente, na supervisão e acompanhamento familiar dos seus/suas educandos/as. Neste sentido, optou-se pela metodologia de estudo de caso, baseada numa investigação-ação, no contexto de um Agrupamento de Escolas, localizado no norte de Portugal. A metodologia combina técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas. Primeiramente, foi realizada uma análise documental dos principais documentos estruturantes do Agrupamento de Escola, nomeadamente, o Projeto Educativo, Regulamento Interno, Código de Conduta, bem como dos relatórios intermédios e finais do PDPSC, visando a caracterização do contexto e dos participantes. Os principais métodos de recolha de dados foram o inquérito por questionário online e um grupo focal aos/às alunos/as e famílias envolvidas, bem como uma entrevista à subdiretora do Agrupamento de Escola. No que diz respeito aos resultados obtidos, o estudo permitiu refletir sobre o impacto do programa implementado, nomeadamente, no que se refere aos níveis de motivação dos/as alunos/aspara a aprendizagem, a qualidade do sucesso de alunos/as em contextos mais desfavorecidos, o envolvimento em projetos escolares/atividades extracurriculares e a diminuição da taxa de abandono escolar precoce.The Personal, Social and Community Development Plans (PDPSC) are part of one of the actions in the “+ Inclusion and Well-Being” field of action, within the scope of promoting educational success and inclusion and the 21|23 School+ Plan. This study presents a research project, within the scope of the Master's Dissertation in Educational Sciences, Specialization in Education and Socio-Community Intervention, with the main objective of analyzing the impact of the implementation of a socio-educational intervention program in a school and family context, along with a group of students from a group of schools. More specifically, it is intended to implement a self-regulatory tutoring program to prevent/reduce learning difficulties, school/class integration, disruptive behavior and others. It is intended, through this program, to develop an intervention in the educational community, favoring school integration and inclusion, through differentiated educational responses, articulating the tutoring program with a training plan and involvement of families, directly supporting them in supervision and family monitoring of their students. In this sense, the case study methodology was chosen, based on an action-research, in the context of a School Grouping, located in the north of Portugal. The methodology combines quantitative and qualitative data collection techniques. First, a documental analysis of the main structuring documents of the School Grouping was carried out, namely, the Educational Project, Internal Regulations, Code of Conduct, as well as the intermediate and final reports of the PDPSC, aiming at characterizing the context and the participants. The main collection methods were the online questionnaire survey and a focus group of the students and families involved, as well as an interview with the Deputy Director of the School Grouping. With regard to the results obtained, the study made it possible to reflect on the impact of the implemented program, namely with regard to the levels of student motivation for learning, the quality of student success in more disadvantaged contexts, involvement in school projects/extracurricular activities and a decrease in the rate of early school leaving.2023-09-11T09:56:24Z2023-09-112023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPereira, C. O. (2023). Tutorias autorregulatórias e promoção do sucesso escolar: o papel da mediação e envolvimento familiar [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5068http://hdl.handle.net/11328/5068Pereira, C. O. (2023). Tutorias autorregulatórias e promoção do sucesso escolar: o papel da mediação e envolvimento familiar [Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Educação e Intervenção Sociocomunitária, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/5068http://hdl.handle.net/11328/5068TID:203496299porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessPereira, Catarina Oliveirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T02:05:07Zoai:repositorio.upt.pt:11328/5068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:06.363509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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