As novas formas da mediação cultural no romance Perfeitos Milagres de Jacinto Lucas Pires
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3173 |
Resumo: | Verificou-se que nas últimas décadas as mudanças estruturais dos meios de comunicação reconfiguraram os modos dos processos comunicativos, interferindo igualmente na mentalidade dos sujeitos envolvidos. Vivemos uma época de aceleração da temporalidade, em que valores como a simultaneidade, a sensação de imediato, a mistura de tempos no mesmo canal de comunicação, criam uma colagem temporal ou, de outro modo, uma espécie de eterno presente. O nosso estudo tem por objectivo analisar a influência da mediação dos meios de comunicação e de consumo no contexto do romance de Jacinto Lucas Pires, intitulado Perfeitos Milagres. It appears that in recent decades the structural changes of the media have reconfigured modes of communication processes, also affecting the mentality of those involved. We live in an era of accelerated temporality, in which values such as simultaneity, the sense of immediacy, mixing times in the same communication channel, create a temporal collage or on the other hand, a kind of eternal present. Our study aims to examine the influence of media and consumption in the context of the novel by Jacinto Lucas Pires, entitled Perfect Miracles. |
id |
RCAP_779ed8bb77f98617f22b74af9416841f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/3173 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As novas formas da mediação cultural no romance Perfeitos Milagres de Jacinto Lucas PiresMeios de comunicaçãoConsumoLiteraturaColagem temporalMediaConsumptionLiteratureTemporal collageVerificou-se que nas últimas décadas as mudanças estruturais dos meios de comunicação reconfiguraram os modos dos processos comunicativos, interferindo igualmente na mentalidade dos sujeitos envolvidos. Vivemos uma época de aceleração da temporalidade, em que valores como a simultaneidade, a sensação de imediato, a mistura de tempos no mesmo canal de comunicação, criam uma colagem temporal ou, de outro modo, uma espécie de eterno presente. O nosso estudo tem por objectivo analisar a influência da mediação dos meios de comunicação e de consumo no contexto do romance de Jacinto Lucas Pires, intitulado Perfeitos Milagres. It appears that in recent decades the structural changes of the media have reconfigured modes of communication processes, also affecting the mentality of those involved. We live in an era of accelerated temporality, in which values such as simultaneity, the sense of immediacy, mixing times in the same communication channel, create a temporal collage or on the other hand, a kind of eternal present. Our study aims to examine the influence of media and consumption in the context of the novel by Jacinto Lucas Pires, entitled Perfect Miracles.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFelkai, Piroska2012-05-21T11:27:01Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3173porCadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 131-138.1647-3191info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-31T02:00:33Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:09.249529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As novas formas da mediação cultural no romance Perfeitos Milagres de Jacinto Lucas Pires |
title |
As novas formas da mediação cultural no romance Perfeitos Milagres de Jacinto Lucas Pires |
spellingShingle |
As novas formas da mediação cultural no romance Perfeitos Milagres de Jacinto Lucas Pires Felkai, Piroska Meios de comunicação Consumo Literatura Colagem temporal Media Consumption Literature Temporal collage |
title_short |
As novas formas da mediação cultural no romance Perfeitos Milagres de Jacinto Lucas Pires |
title_full |
As novas formas da mediação cultural no romance Perfeitos Milagres de Jacinto Lucas Pires |
title_fullStr |
As novas formas da mediação cultural no romance Perfeitos Milagres de Jacinto Lucas Pires |
title_full_unstemmed |
As novas formas da mediação cultural no romance Perfeitos Milagres de Jacinto Lucas Pires |
title_sort |
As novas formas da mediação cultural no romance Perfeitos Milagres de Jacinto Lucas Pires |
author |
Felkai, Piroska |
author_facet |
Felkai, Piroska |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felkai, Piroska |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meios de comunicação Consumo Literatura Colagem temporal Media Consumption Literature Temporal collage |
topic |
Meios de comunicação Consumo Literatura Colagem temporal Media Consumption Literature Temporal collage |
description |
Verificou-se que nas últimas décadas as mudanças estruturais dos meios de comunicação reconfiguraram os modos dos processos comunicativos, interferindo igualmente na mentalidade dos sujeitos envolvidos. Vivemos uma época de aceleração da temporalidade, em que valores como a simultaneidade, a sensação de imediato, a mistura de tempos no mesmo canal de comunicação, criam uma colagem temporal ou, de outro modo, uma espécie de eterno presente. O nosso estudo tem por objectivo analisar a influência da mediação dos meios de comunicação e de consumo no contexto do romance de Jacinto Lucas Pires, intitulado Perfeitos Milagres. It appears that in recent decades the structural changes of the media have reconfigured modes of communication processes, also affecting the mentality of those involved. We live in an era of accelerated temporality, in which values such as simultaneity, the sense of immediacy, mixing times in the same communication channel, create a temporal collage or on the other hand, a kind of eternal present. Our study aims to examine the influence of media and consumption in the context of the novel by Jacinto Lucas Pires, entitled Perfect Miracles. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2012-05-21T11:27:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/3173 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/3173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Mediáticos. ISSN 1647-3191. 8 (2011) 131-138. 1647-3191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130266754613248 |