Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jorge Luiz da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Figueiredo, Glória Lúcia Alves de, Nascimento, Lilian Cristina Gomes do, Beretta, Regina Célia de Souza, Rodrígues Fernandez, José Eugenio, Pereira, Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80533
Resumo: Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.
id RCAP_77a24214db5f9983bc726193755ace27
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolarBullying and social skills of students in school transitionBullying y habilidades sociales de estudiantes en transición escolarBullyingViolência escolarHabilidades sociaisCompetência socialSchool violenceSocial skillsSocial competenceViolencia escolarHabilidades socialesCompetencia socialCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeNos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.Bullying tends to occur more often during periods of school transition. One of the associate factors may be a deficit in students’ social skills. Thus, this study’s objective was to verify potential differences between the social skills of students involved and not involved in bullying during school transition. A total of 408 sixth-grade students, with a mean age of 11.3 years old (SD = 0.62), participated in this study. Data were collected using a scale and a questionnaire and statistically analyzed by Analysis of Variance (ANOVA). Victim-offenders had the lowest mean scores in social skills and differed significantly from victims, bullies, and those not involved in bullying concerning empathy/civility, self-control, and participation skills. On the other hand, students not involved in bullying showed the highest mean scores in social skills. We concluded that improving the students’ social skills in school transition might help prevent and/or reduce bullying.Em los períodos de transición escolar se produce más bullying. Uno de los factores asociados puede ser la existencia de déficits em las habilidades sociales de los estudiantes. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue verificar las posibles diferencias em las habilidades sociales de los estudiantes involucrados y no involucrados em situaciones de bullying em el período de transición escolar. Participaron 408 estudiantes del sexto año de la Educación Primaria, em em media de edad de 11,3 años (DS = 0,62). Los datos se recogieron mediante em escala y em cuestionario, y se analizaron por análisis de varianza (ANOVA). Las víctimas-agresoras presentaron las puntuaciones medias más bajas em las habilidades sociales y se diferenciaron significativamente de las víctimas, agresores y no involucrados em el bullying em relación a las habilidades de empatía/civilidad, autocontrol y participación. Por em lado, los estudiantes no involucrados mostraron las medias más altas em habilidades sociales. Se concluye que la mejora de las habilidades sociales de los estudiantes durante la transición escolar puede ayudar a prevenir y/o reducir el bullying.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em PsicologiaUniversidade do MinhoSilva, Jorge Luiz daFigueiredo, Glória Lúcia Alves deNascimento, Lilian Cristina Gomes doBeretta, Regina Célia de SouzaRodrígues Fernandez, José EugenioPereira, Beatriz20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80533porSilva, J. L., Figueiredo, G. L. A., Nasciment, L. C. G., Beretta, R.C.S., Fernandez, J. E. R., Pereira, B. O. (2022), Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar, Psico-USF, Bragança Paulista, 27(1), 17-291413-82712175-356310.1590/1413-82712022270102http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712022270102info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:01.030859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar
Bullying and social skills of students in school transition
Bullying y habilidades sociales de estudiantes en transición escolar
title Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar
spellingShingle Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar
Silva, Jorge Luiz da
Bullying
Violência escolar
Habilidades sociais
Competência social
School violence
Social skills
Social competence
Violencia escolar
Habilidades sociales
Competencia social
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar
title_full Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar
title_fullStr Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar
title_full_unstemmed Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar
title_sort Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar
author Silva, Jorge Luiz da
author_facet Silva, Jorge Luiz da
Figueiredo, Glória Lúcia Alves de
Nascimento, Lilian Cristina Gomes do
Beretta, Regina Célia de Souza
Rodrígues Fernandez, José Eugenio
Pereira, Beatriz
author_role author
author2 Figueiredo, Glória Lúcia Alves de
Nascimento, Lilian Cristina Gomes do
Beretta, Regina Célia de Souza
Rodrígues Fernandez, José Eugenio
Pereira, Beatriz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jorge Luiz da
Figueiredo, Glória Lúcia Alves de
Nascimento, Lilian Cristina Gomes do
Beretta, Regina Célia de Souza
Rodrígues Fernandez, José Eugenio
Pereira, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Violência escolar
Habilidades sociais
Competência social
School violence
Social skills
Social competence
Violencia escolar
Habilidades sociales
Competencia social
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Bullying
Violência escolar
Habilidades sociais
Competência social
School violence
Social skills
Social competence
Violencia escolar
Habilidades sociales
Competencia social
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80533
url https://hdl.handle.net/1822/80533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, J. L., Figueiredo, G. L. A., Nasciment, L. C. G., Beretta, R.C.S., Fernandez, J. E. R., Pereira, B. O. (2022), Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar, Psico-USF, Bragança Paulista, 27(1), 17-29
1413-8271
2175-3563
10.1590/1413-82712022270102
http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712022270102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133056804585472