Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/80533 |
Resumo: | Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying. |
id |
RCAP_77a24214db5f9983bc726193755ace27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80533 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolarBullying and social skills of students in school transitionBullying y habilidades sociales de estudiantes en transición escolarBullyingViolência escolarHabilidades sociaisCompetência socialSchool violenceSocial skillsSocial competenceViolencia escolarHabilidades socialesCompetencia socialCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeNos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.Bullying tends to occur more often during periods of school transition. One of the associate factors may be a deficit in students’ social skills. Thus, this study’s objective was to verify potential differences between the social skills of students involved and not involved in bullying during school transition. A total of 408 sixth-grade students, with a mean age of 11.3 years old (SD = 0.62), participated in this study. Data were collected using a scale and a questionnaire and statistically analyzed by Analysis of Variance (ANOVA). Victim-offenders had the lowest mean scores in social skills and differed significantly from victims, bullies, and those not involved in bullying concerning empathy/civility, self-control, and participation skills. On the other hand, students not involved in bullying showed the highest mean scores in social skills. We concluded that improving the students’ social skills in school transition might help prevent and/or reduce bullying.Em los períodos de transición escolar se produce más bullying. Uno de los factores asociados puede ser la existencia de déficits em las habilidades sociales de los estudiantes. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue verificar las posibles diferencias em las habilidades sociales de los estudiantes involucrados y no involucrados em situaciones de bullying em el período de transición escolar. Participaron 408 estudiantes del sexto año de la Educación Primaria, em em media de edad de 11,3 años (DS = 0,62). Los datos se recogieron mediante em escala y em cuestionario, y se analizaron por análisis de varianza (ANOVA). Las víctimas-agresoras presentaron las puntuaciones medias más bajas em las habilidades sociales y se diferenciaron significativamente de las víctimas, agresores y no involucrados em el bullying em relación a las habilidades de empatía/civilidad, autocontrol y participación. Por em lado, los estudiantes no involucrados mostraron las medias más altas em habilidades sociales. Se concluye que la mejora de las habilidades sociales de los estudiantes durante la transición escolar puede ayudar a prevenir y/o reducir el bullying.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Universidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em PsicologiaUniversidade do MinhoSilva, Jorge Luiz daFigueiredo, Glória Lúcia Alves deNascimento, Lilian Cristina Gomes doBeretta, Regina Célia de SouzaRodrígues Fernandez, José EugenioPereira, Beatriz20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80533porSilva, J. L., Figueiredo, G. L. A., Nasciment, L. C. G., Beretta, R.C.S., Fernandez, J. E. R., Pereira, B. O. (2022), Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar, Psico-USF, Bragança Paulista, 27(1), 17-291413-82712175-356310.1590/1413-82712022270102http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712022270102info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:01.030859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar Bullying and social skills of students in school transition Bullying y habilidades sociales de estudiantes en transición escolar |
title |
Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar |
spellingShingle |
Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar Silva, Jorge Luiz da Bullying Violência escolar Habilidades sociais Competência social School violence Social skills Social competence Violencia escolar Habilidades sociales Competencia social Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar |
title_full |
Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar |
title_fullStr |
Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar |
title_full_unstemmed |
Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar |
title_sort |
Bullying e habilidades sociais de estudantes em transição escolar |
author |
Silva, Jorge Luiz da |
author_facet |
Silva, Jorge Luiz da Figueiredo, Glória Lúcia Alves de Nascimento, Lilian Cristina Gomes do Beretta, Regina Célia de Souza Rodrígues Fernandez, José Eugenio Pereira, Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Glória Lúcia Alves de Nascimento, Lilian Cristina Gomes do Beretta, Regina Célia de Souza Rodrígues Fernandez, José Eugenio Pereira, Beatriz |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jorge Luiz da Figueiredo, Glória Lúcia Alves de Nascimento, Lilian Cristina Gomes do Beretta, Regina Célia de Souza Rodrígues Fernandez, José Eugenio Pereira, Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Violência escolar Habilidades sociais Competência social School violence Social skills Social competence Violencia escolar Habilidades sociales Competencia social Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Bullying Violência escolar Habilidades sociais Competência social School violence Social skills Social competence Violencia escolar Habilidades sociales Competencia social Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/80533 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/80533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, J. L., Figueiredo, G. L. A., Nasciment, L. C. G., Beretta, R.C.S., Fernandez, J. E. R., Pereira, B. O. (2022), Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar, Psico-USF, Bragança Paulista, 27(1), 17-29 1413-8271 2175-3563 10.1590/1413-82712022270102 http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712022270102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133056804585472 |