Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100017 |
Resumo: | Resumo Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying. |
id |
USF-1_0a3d8dfb6d4129e64aa9444600e9b440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712022000100017 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolarbullyingviolência escolarhabilidades sociaiscompetência socialResumo Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100017Psico-USF v.27 n.1 2022reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712022270102info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Jorge Luiz daFigueiredo,Glória Lúcia Alves deNascimento,Lilian Cristina Gomes doBeretta,Regina Célia de SouzaFernandez,José Eugenio RodríguesPereira,Beatriz Oliveirapor2022-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712022000100017Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2022-06-01T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar |
title |
Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar |
spellingShingle |
Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar Silva,Jorge Luiz da bullying violência escolar habilidades sociais competência social |
title_short |
Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar |
title_full |
Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar |
title_fullStr |
Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar |
title_full_unstemmed |
Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar |
title_sort |
Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar |
author |
Silva,Jorge Luiz da |
author_facet |
Silva,Jorge Luiz da Figueiredo,Glória Lúcia Alves de Nascimento,Lilian Cristina Gomes do Beretta,Regina Célia de Souza Fernandez,José Eugenio Rodrígues Pereira,Beatriz Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo,Glória Lúcia Alves de Nascimento,Lilian Cristina Gomes do Beretta,Regina Célia de Souza Fernandez,José Eugenio Rodrígues Pereira,Beatriz Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Jorge Luiz da Figueiredo,Glória Lúcia Alves de Nascimento,Lilian Cristina Gomes do Beretta,Regina Célia de Souza Fernandez,José Eugenio Rodrígues Pereira,Beatriz Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bullying violência escolar habilidades sociais competência social |
topic |
bullying violência escolar habilidades sociais competência social |
description |
Resumo Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1413-82712022270102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.27 n.1 2022 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937789139845120 |