Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Jorge Luiz da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Figueiredo,Glória Lúcia Alves de, Nascimento,Lilian Cristina Gomes do, Beretta,Regina Célia de Souza, Fernandez,José Eugenio Rodrígues, Pereira,Beatriz Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100017
Resumo: Resumo Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.
id USF-1_0a3d8dfb6d4129e64aa9444600e9b440
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712022000100017
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolarbullyingviolência escolarhabilidades sociaiscompetência socialResumo Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100017Psico-USF v.27 n.1 2022reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/1413-82712022270102info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Jorge Luiz daFigueiredo,Glória Lúcia Alves deNascimento,Lilian Cristina Gomes doBeretta,Regina Célia de SouzaFernandez,José Eugenio RodríguesPereira,Beatriz Oliveirapor2022-06-01T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712022000100017Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2022-06-01T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar
title Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar
spellingShingle Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar
Silva,Jorge Luiz da
bullying
violência escolar
habilidades sociais
competência social
title_short Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar
title_full Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar
title_fullStr Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar
title_full_unstemmed Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar
title_sort Bullying e Habilidades Sociais de Estudantes em Transição Escolar
author Silva,Jorge Luiz da
author_facet Silva,Jorge Luiz da
Figueiredo,Glória Lúcia Alves de
Nascimento,Lilian Cristina Gomes do
Beretta,Regina Célia de Souza
Fernandez,José Eugenio Rodrígues
Pereira,Beatriz Oliveira
author_role author
author2 Figueiredo,Glória Lúcia Alves de
Nascimento,Lilian Cristina Gomes do
Beretta,Regina Célia de Souza
Fernandez,José Eugenio Rodrígues
Pereira,Beatriz Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Jorge Luiz da
Figueiredo,Glória Lúcia Alves de
Nascimento,Lilian Cristina Gomes do
Beretta,Regina Célia de Souza
Fernandez,José Eugenio Rodrígues
Pereira,Beatriz Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv bullying
violência escolar
habilidades sociais
competência social
topic bullying
violência escolar
habilidades sociais
competência social
description Resumo Nos períodos de transição escolar ocorre mais bullying. Um dos fatores associados pode ser a existência de déficits nas habilidades sociais dos estudantes. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar possíveis diferenças nas habilidades sociais de estudantes envolvidos e não envolvidos em situações de bullying no período de transição escolar. Participaram 408 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com média de idade de 11,3 anos (DP = 0,62). Os dados foram coletados mediante uma escala e um questionário, e avaliados estatisticamente por análises de variância (ANOVA). As vítimas-agressoras apresentaram as menores médias nas habilidades sociais e diferenciaram-se significativamente das vítimas, agressores e não envolvidos no bullying em relação às habilidades de empatia/civilidade, autocontrole e participação. Já os estudantes não envolvidos apresentaram as maiores médias nas habilidades sociais. Conclui-se que a melhoria das habilidades sociais dos estudantes em transição escolar pode ajudar a prevenir e/ou reduzir o bullying.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712022000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1413-82712022270102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.27 n.1 2022
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937789139845120