Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, César Miguel Gomes do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58342
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_77a2868c99e575de1fecabb76d2d4f97
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58342
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Portojazz approach to the Musical Sciences curriculum in the Oporto Music ConservatoryJazzPensamento divergenteConstrutivismoDivergent thinkingConstructivismCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório descreve um conjunto de atividades pedagógicas desenvolvidas durante o Estágio Profissional que integrou o Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho e que se intitulou Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto. As referidas práticas basearam-se no pensamento jazzístico e desenvolveram-se em duas turmas finalistas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de Formação Musical (FM - Grupo de Recrutamento M28) e a uma turma finalista de nível Secundário de História da Cultura e das Artes – História da Música (HM - Grupo de Recrutamento M30) no Conservatório de Música do Porto. A metodologia utilizada fundamentou-se nos princípios da investigação-ação e procurou, através da prática docente que contemplou, entre outras, a observação direta, a realização de fichas de trabalho e a elaboração de inquéritos, compreender a validade do pensamento divergente, associado à improvisação jazz na abordagem de conteúdos durante o processo ensino-aprendizagem das Ciências Musicais. O papel do professor centrou-se no estímulo de aprendizagens por via da descoberta, através de elementos de motivação que se apoiaram na resolução de problemas. Da análise aos instrumentos de recolha de dados, demonstramos que os alunos intervencionados construíram novo conhecimento que foi alcançado através de mecanismos de pensamento semelhantes aos de um improvisador de jazz, tal como nos demonstram as teorias de ensino construtivistas cujo principal objetivo é aprender a aprender.This Report explains a set of pedagogical activities developed during the Professional Internship that integrated the Master of Music Education of the University of Minho and which was entitled A jazz approach to the Musical Sciences curriculum in the Oporto Music Conservatory. These practices were based on the jazz thinking way and were developed into two Music Theory classes of the 6th and 9th grades, and one 12th grade class of History of the Culture and Arts - History of Music at the Oporto Music Conservatory. The methodology used was based on the principles of action-research and it was settled through the teaching practice that included, among others, direct assessment, worksheets evaluation and surveys analysis. These approaches sought to understand the divergent thinking power, associated with jazz improvisation, approaching contents during the teaching-learning process of those Musical Sciences classes. The teacher role was focused on learning through discovery strategies, introducing motivational elements and problem-solving techniques. Through the analysis of the data collection, it was demonstrated that the targeted students have constructed new knowledge that was achieved through similar mechanisms of thought to those of a jazz improviser, as proved by constructivist teaching theories whose main objective is learning to learn.Lessa, ElisaUniversidade do MinhoOliveira, César Miguel Gomes do Nascimento20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58342por202138402info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:40.751567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto
jazz approach to the Musical Sciences curriculum in the Oporto Music Conservatory
title Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto
spellingShingle Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto
Oliveira, César Miguel Gomes do Nascimento
Jazz
Pensamento divergente
Construtivismo
Divergent thinking
Constructivism
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto
title_full Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto
title_fullStr Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto
title_full_unstemmed Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto
title_sort Uma abordagem jazzística ao currículo das Ciências Musicais no Conservatório de Música do Porto
author Oliveira, César Miguel Gomes do Nascimento
author_facet Oliveira, César Miguel Gomes do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lessa, Elisa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, César Miguel Gomes do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Jazz
Pensamento divergente
Construtivismo
Divergent thinking
Constructivism
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Jazz
Pensamento divergente
Construtivismo
Divergent thinking
Constructivism
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58342
url http://hdl.handle.net/1822/58342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202138402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132290358444032