Teatro do indizível : Nathalie Sarraute
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/56105 |
Resumo: | O presente estudo tem por objecto o trabalho da romancista Nathalie Sarraute, tentando situar o seu percurso face às mutações da arte literária na segunda metade do século XX, focando-se depois o seu texto dramático. Sendo a autora próxima das ideias preconizadas pelo Nouveau Roman, conforme a crítica já apontou, procurou-se dar conta da forma através da qual respondeu aos desafios de uma época bastante politizada no domínio literário, nomeadamente com o roman engagé, visando clarificar a sua relação com o público, quer no que toca ao «pacto» estabelecido entre a autora e os seus leitores, quer no que toca aos ensaios que escreveu para explicitar as suas opções literárias. Assim, realça-se o afastamento da sua obra em relação ao cânone literário da tradição, no que respeita ao abandono da intriga e da caracterização da personagem, tendo em vista compreender a matéria explorada insistentemente ao longo de toda a sua obra romanesca e dramatúrgica: o tropismo, referenciando os recursos estílisticos de que a autora se socorreu para o explicitar (a metáfora, as reticências, a multinomeação, etc.). Especificamente no teatro, faz-se referência às duas principais correntes que nortearam as opções teatrais do pós-guerra (o teatro metafísico e o teatro épico) no sentido de encontrar pontos de convergência e divergência entre a obra de Sarraute e estas correntes. Para tal, convocam-se as reflexões de filósofos e homens de teatro a fim de equacionar as distinções entre teatro e literatura, e em particular a questão do estatuto do teatro radiofónico. Por fim, aborda-se a peça Pour un oui ou pour un non, exemplificativa do texto dramático de Sarraute, através das diferentes formas de abordagem cénica já experimentadas. |
id |
RCAP_77a4abc33adec532918e10a670429fa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/56105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Teatro do indizível : Nathalie SarrauteLiteratura francesa - Teatro - séc. 20O presente estudo tem por objecto o trabalho da romancista Nathalie Sarraute, tentando situar o seu percurso face às mutações da arte literária na segunda metade do século XX, focando-se depois o seu texto dramático. Sendo a autora próxima das ideias preconizadas pelo Nouveau Roman, conforme a crítica já apontou, procurou-se dar conta da forma através da qual respondeu aos desafios de uma época bastante politizada no domínio literário, nomeadamente com o roman engagé, visando clarificar a sua relação com o público, quer no que toca ao «pacto» estabelecido entre a autora e os seus leitores, quer no que toca aos ensaios que escreveu para explicitar as suas opções literárias. Assim, realça-se o afastamento da sua obra em relação ao cânone literário da tradição, no que respeita ao abandono da intriga e da caracterização da personagem, tendo em vista compreender a matéria explorada insistentemente ao longo de toda a sua obra romanesca e dramatúrgica: o tropismo, referenciando os recursos estílisticos de que a autora se socorreu para o explicitar (a metáfora, as reticências, a multinomeação, etc.). Especificamente no teatro, faz-se referência às duas principais correntes que nortearam as opções teatrais do pós-guerra (o teatro metafísico e o teatro épico) no sentido de encontrar pontos de convergência e divergência entre a obra de Sarraute e estas correntes. Para tal, convocam-se as reflexões de filósofos e homens de teatro a fim de equacionar as distinções entre teatro e literatura, e em particular a questão do estatuto do teatro radiofónico. Por fim, aborda-se a peça Pour un oui ou pour un non, exemplificativa do texto dramático de Sarraute, através das diferentes formas de abordagem cénica já experimentadas.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/56105porMarques, Ângela Cristina Baptista de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:28:20Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/56105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:24:25.210947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro do indizível : Nathalie Sarraute |
title |
Teatro do indizível : Nathalie Sarraute |
spellingShingle |
Teatro do indizível : Nathalie Sarraute Marques, Ângela Cristina Baptista de Sousa Literatura francesa - Teatro - séc. 20 |
title_short |
Teatro do indizível : Nathalie Sarraute |
title_full |
Teatro do indizível : Nathalie Sarraute |
title_fullStr |
Teatro do indizível : Nathalie Sarraute |
title_full_unstemmed |
Teatro do indizível : Nathalie Sarraute |
title_sort |
Teatro do indizível : Nathalie Sarraute |
author |
Marques, Ângela Cristina Baptista de Sousa |
author_facet |
Marques, Ângela Cristina Baptista de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Ângela Cristina Baptista de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura francesa - Teatro - séc. 20 |
topic |
Literatura francesa - Teatro - séc. 20 |
description |
O presente estudo tem por objecto o trabalho da romancista Nathalie Sarraute, tentando situar o seu percurso face às mutações da arte literária na segunda metade do século XX, focando-se depois o seu texto dramático. Sendo a autora próxima das ideias preconizadas pelo Nouveau Roman, conforme a crítica já apontou, procurou-se dar conta da forma através da qual respondeu aos desafios de uma época bastante politizada no domínio literário, nomeadamente com o roman engagé, visando clarificar a sua relação com o público, quer no que toca ao «pacto» estabelecido entre a autora e os seus leitores, quer no que toca aos ensaios que escreveu para explicitar as suas opções literárias. Assim, realça-se o afastamento da sua obra em relação ao cânone literário da tradição, no que respeita ao abandono da intriga e da caracterização da personagem, tendo em vista compreender a matéria explorada insistentemente ao longo de toda a sua obra romanesca e dramatúrgica: o tropismo, referenciando os recursos estílisticos de que a autora se socorreu para o explicitar (a metáfora, as reticências, a multinomeação, etc.). Especificamente no teatro, faz-se referência às duas principais correntes que nortearam as opções teatrais do pós-guerra (o teatro metafísico e o teatro épico) no sentido de encontrar pontos de convergência e divergência entre a obra de Sarraute e estas correntes. Para tal, convocam-se as reflexões de filósofos e homens de teatro a fim de equacionar as distinções entre teatro e literatura, e em particular a questão do estatuto do teatro radiofónico. Por fim, aborda-se a peça Pour un oui ou pour un non, exemplificativa do texto dramático de Sarraute, através das diferentes formas de abordagem cénica já experimentadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/56105 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/56105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136159184453632 |