Teatro do indizível : Nathalie Sarraute

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ângela Cristina Baptista de Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/56105
Resumo: O presente estudo tem por objecto o trabalho da romancista Nathalie Sarraute, tentando situar o seu percurso face às mutações da arte literária na segunda metade do século XX, focando-se depois o seu texto dramático. Sendo a autora próxima das ideias preconizadas pelo Nouveau Roman, conforme a crítica já apontou, procurou-se dar conta da forma através da qual respondeu aos desafios de uma época bastante politizada no domínio literário, nomeadamente com o roman engagé, visando clarificar a sua relação com o público, quer no que toca ao «pacto» estabelecido entre a autora e os seus leitores, quer no que toca aos ensaios que escreveu para explicitar as suas opções literárias. Assim, realça-se o afastamento da sua obra em relação ao cânone literário da tradição, no que respeita ao abandono da intriga e da caracterização da personagem, tendo em vista compreender a matéria explorada insistentemente ao longo de toda a sua obra romanesca e dramatúrgica: o tropismo, referenciando os recursos estílisticos de que a autora se socorreu para o explicitar (a metáfora, as reticências, a multinomeação, etc.). Especificamente no teatro, faz-se referência às duas principais correntes que nortearam as opções teatrais do pós-guerra (o teatro metafísico e o teatro épico) no sentido de encontrar pontos de convergência e divergência entre a obra de Sarraute e estas correntes. Para tal, convocam-se as reflexões de filósofos e homens de teatro a fim de equacionar as distinções entre teatro e literatura, e em particular a questão do estatuto do teatro radiofónico. Por fim, aborda-se a peça Pour un oui ou pour un non, exemplificativa do texto dramático de Sarraute, através das diferentes formas de abordagem cénica já experimentadas.
id RCAP_77a4abc33adec532918e10a670429fa9
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/56105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Teatro do indizível : Nathalie SarrauteLiteratura francesa - Teatro - séc. 20O presente estudo tem por objecto o trabalho da romancista Nathalie Sarraute, tentando situar o seu percurso face às mutações da arte literária na segunda metade do século XX, focando-se depois o seu texto dramático. Sendo a autora próxima das ideias preconizadas pelo Nouveau Roman, conforme a crítica já apontou, procurou-se dar conta da forma através da qual respondeu aos desafios de uma época bastante politizada no domínio literário, nomeadamente com o roman engagé, visando clarificar a sua relação com o público, quer no que toca ao «pacto» estabelecido entre a autora e os seus leitores, quer no que toca aos ensaios que escreveu para explicitar as suas opções literárias. Assim, realça-se o afastamento da sua obra em relação ao cânone literário da tradição, no que respeita ao abandono da intriga e da caracterização da personagem, tendo em vista compreender a matéria explorada insistentemente ao longo de toda a sua obra romanesca e dramatúrgica: o tropismo, referenciando os recursos estílisticos de que a autora se socorreu para o explicitar (a metáfora, as reticências, a multinomeação, etc.). Especificamente no teatro, faz-se referência às duas principais correntes que nortearam as opções teatrais do pós-guerra (o teatro metafísico e o teatro épico) no sentido de encontrar pontos de convergência e divergência entre a obra de Sarraute e estas correntes. Para tal, convocam-se as reflexões de filósofos e homens de teatro a fim de equacionar as distinções entre teatro e literatura, e em particular a questão do estatuto do teatro radiofónico. Por fim, aborda-se a peça Pour un oui ou pour un non, exemplificativa do texto dramático de Sarraute, através das diferentes formas de abordagem cénica já experimentadas.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/56105porMarques, Ângela Cristina Baptista de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:28:20Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/56105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:24:25.210947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Teatro do indizível : Nathalie Sarraute
title Teatro do indizível : Nathalie Sarraute
spellingShingle Teatro do indizível : Nathalie Sarraute
Marques, Ângela Cristina Baptista de Sousa
Literatura francesa - Teatro - séc. 20
title_short Teatro do indizível : Nathalie Sarraute
title_full Teatro do indizível : Nathalie Sarraute
title_fullStr Teatro do indizível : Nathalie Sarraute
title_full_unstemmed Teatro do indizível : Nathalie Sarraute
title_sort Teatro do indizível : Nathalie Sarraute
author Marques, Ângela Cristina Baptista de Sousa
author_facet Marques, Ângela Cristina Baptista de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ângela Cristina Baptista de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura francesa - Teatro - séc. 20
topic Literatura francesa - Teatro - séc. 20
description O presente estudo tem por objecto o trabalho da romancista Nathalie Sarraute, tentando situar o seu percurso face às mutações da arte literária na segunda metade do século XX, focando-se depois o seu texto dramático. Sendo a autora próxima das ideias preconizadas pelo Nouveau Roman, conforme a crítica já apontou, procurou-se dar conta da forma através da qual respondeu aos desafios de uma época bastante politizada no domínio literário, nomeadamente com o roman engagé, visando clarificar a sua relação com o público, quer no que toca ao «pacto» estabelecido entre a autora e os seus leitores, quer no que toca aos ensaios que escreveu para explicitar as suas opções literárias. Assim, realça-se o afastamento da sua obra em relação ao cânone literário da tradição, no que respeita ao abandono da intriga e da caracterização da personagem, tendo em vista compreender a matéria explorada insistentemente ao longo de toda a sua obra romanesca e dramatúrgica: o tropismo, referenciando os recursos estílisticos de que a autora se socorreu para o explicitar (a metáfora, as reticências, a multinomeação, etc.). Especificamente no teatro, faz-se referência às duas principais correntes que nortearam as opções teatrais do pós-guerra (o teatro metafísico e o teatro épico) no sentido de encontrar pontos de convergência e divergência entre a obra de Sarraute e estas correntes. Para tal, convocam-se as reflexões de filósofos e homens de teatro a fim de equacionar as distinções entre teatro e literatura, e em particular a questão do estatuto do teatro radiofónico. Por fim, aborda-se a peça Pour un oui ou pour un non, exemplificativa do texto dramático de Sarraute, através das diferentes formas de abordagem cénica já experimentadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/56105
url http://hdl.handle.net/10216/56105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136159184453632