Estudo sobre a engenharia inversa com projeto assistido por computador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43493 |
Resumo: | Neste projeto foram adquiridos conhecimentos relativos à Engenharia Inversa, incidindo sobre a sua aplicação em placas de circuitos impressos, revelando-se um processo útil e necessário na revitalização de sistemas eletrónicos com componentes obsoletos. Fazendo uso das noções adquiridas nesse estudo foi efetuado um processo de engenharia inversa para modernização de uma eurocard (placa de circuito impresso normalizada) pertencente à Unidade de Controlo Central da UQE 2300/2400 da Linha de Sintra, que corresponde ao módulo de acoplamento com o bus do comboio RS 485. Foi realizado o projeto assistido por computador, no software KiCad. Alguns componentes eletrónicos da eurocard já se encontravam obsoletos, descontinuados no mercado, e também não existia muita informação sobre este circuito impresso. Foram escolhidos novos componentes eletrónicos, equivalente aos antigos obsoletos, recorrendo à tecnologia SMD, tendo em conta as funções e as características elétricas de funcionamento dos originais. No atual momento, esta etapa foi dificultada pelo problema de falta de stock de componentes eletrónicos a nível mundial. O esquemático e o circuito da PCB foram redesenhados tendo em conta a disposição dos pinos e as dimensões dos novos componentes eletrónicos selecionados. Após gerar os ficheiros de maquinação por comando numérico, designados por ficheiros Gerber, e a listagem de materiais, estes foram enviados para o fabricante de PCB. No final, foi simulado e validado o seu funcionamento em laboratório e efetuou-se o ensaio no comboio, com sucesso. Foram anotados aspetos para melhoramento quer do protótipo quer do processo de EI a aplicar nas próximas cartas eletrónicas. Este trabalho pretendeu contribuir para a modernização de componentes do material circulante da CP, responsável pelo serviço de transportes ferroviário de passageiro em Portugal, visto que o transporte ferroviário é particularmente relevante para o futuro da mobilidade de grandes massas de população. |
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Estudo sobre a engenharia inversa com projeto assistido por computadorEngenharia InversaPCBCircuito ImpressoComboioAutomotora ElétricaComandoControloTração ElétricaFerroviaKiCadDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaNeste projeto foram adquiridos conhecimentos relativos à Engenharia Inversa, incidindo sobre a sua aplicação em placas de circuitos impressos, revelando-se um processo útil e necessário na revitalização de sistemas eletrónicos com componentes obsoletos. Fazendo uso das noções adquiridas nesse estudo foi efetuado um processo de engenharia inversa para modernização de uma eurocard (placa de circuito impresso normalizada) pertencente à Unidade de Controlo Central da UQE 2300/2400 da Linha de Sintra, que corresponde ao módulo de acoplamento com o bus do comboio RS 485. Foi realizado o projeto assistido por computador, no software KiCad. Alguns componentes eletrónicos da eurocard já se encontravam obsoletos, descontinuados no mercado, e também não existia muita informação sobre este circuito impresso. Foram escolhidos novos componentes eletrónicos, equivalente aos antigos obsoletos, recorrendo à tecnologia SMD, tendo em conta as funções e as características elétricas de funcionamento dos originais. No atual momento, esta etapa foi dificultada pelo problema de falta de stock de componentes eletrónicos a nível mundial. O esquemático e o circuito da PCB foram redesenhados tendo em conta a disposição dos pinos e as dimensões dos novos componentes eletrónicos selecionados. Após gerar os ficheiros de maquinação por comando numérico, designados por ficheiros Gerber, e a listagem de materiais, estes foram enviados para o fabricante de PCB. No final, foi simulado e validado o seu funcionamento em laboratório e efetuou-se o ensaio no comboio, com sucesso. Foram anotados aspetos para melhoramento quer do protótipo quer do processo de EI a aplicar nas próximas cartas eletrónicas. Este trabalho pretendeu contribuir para a modernização de componentes do material circulante da CP, responsável pelo serviço de transportes ferroviário de passageiro em Portugal, visto que o transporte ferroviário é particularmente relevante para o futuro da mobilidade de grandes massas de população.Coelho, Paulo Manuel MachadoRepositório ComumLopes, Brígida Alexandra Brás2023-01-31T16:18:02Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43493TID:203201108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:53:03Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:37:24.952856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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