Estudo comparativo para motor síncrono de ímãs permanentes em tração elétrica ferroviária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burnett, Guilhermo Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-28092023-083153/
Resumo: Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos ocorridos nos últimos anos impreterivelmente guardam um compromisso justificado com a elevação dos índices de eficiência energética, em favorecimento da preservação ambiental e de recursos naturais em escala global. Ainda que formas cada vez menos poluentes para o uso da energia cresçam exponencialmente em utilização, os desafios posteriores se situarão adicionalmente na pesquisa por otimização das tecnologias existentes. Neste contexto, este trabalho realiza no domínio da aplicação em transporte urbano ferroviário um estudo comparativo para a utilização do motor síncrono de ímãs permanentes como acionamento de tração elétrica, perante outros modelos já estabelecidos e consolidados no mercado, principalmente em termos de eficiência energética. Este estudo se fundamenta inicialmente na revisão teórica baseada na literatura para sistematização de características de engenharia intrínsecas do acionamento em questão, para que em sequência com a conceituação das propriedades de dinâmica do movimento se obtenha por meio de simulações os dados necessários para a elaboração da comparação por meio da investigação de aplicações e estudo de caso.
id USP_20eb120d3d793ac01b9aa82b249a074e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28092023-083153
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo comparativo para motor síncrono de ímãs permanentes em tração elétrica ferroviária.Untitled in englishElectric tractionFerroviasMachinesRailwaysTração elétricaOs desenvolvimentos científicos e tecnológicos ocorridos nos últimos anos impreterivelmente guardam um compromisso justificado com a elevação dos índices de eficiência energética, em favorecimento da preservação ambiental e de recursos naturais em escala global. Ainda que formas cada vez menos poluentes para o uso da energia cresçam exponencialmente em utilização, os desafios posteriores se situarão adicionalmente na pesquisa por otimização das tecnologias existentes. Neste contexto, este trabalho realiza no domínio da aplicação em transporte urbano ferroviário um estudo comparativo para a utilização do motor síncrono de ímãs permanentes como acionamento de tração elétrica, perante outros modelos já estabelecidos e consolidados no mercado, principalmente em termos de eficiência energética. Este estudo se fundamenta inicialmente na revisão teórica baseada na literatura para sistematização de características de engenharia intrínsecas do acionamento em questão, para que em sequência com a conceituação das propriedades de dinâmica do movimento se obtenha por meio de simulações os dados necessários para a elaboração da comparação por meio da investigação de aplicações e estudo de caso.The scientific and technological developments that have occirred in the last few years unavoidably keep a fundamental commitment to increase energy efficiency rates, in favor environment preservation and natural resources on a global scale. Although increasingly less polluting forms of enerny use are growing exponentially in use, further challenges lie in the search for optimization of existing Technologies. In this context, this paper conducts a comparative study for the use of permanente magnet synchronous motors as electric traction drives, in the field of urban rail transportation, in comparison with other models already established and consolidated in the Market, especially in terms of energy efficiency. This study is based initially on a literature based theoretical review to systematize the intrinsic engineering characteristics of the traction drive in question, so that in sequence with the conceptualization of the properties of motion dynamics the necessary data can be obtaines through simulation for the preparation of the comparison through the investigation of applications and case study.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNabeta, Silvio IkuyoBurnett, Guilhermo Garcia2023-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-28092023-083153/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-28T14:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-28092023-083153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-28T14:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo para motor síncrono de ímãs permanentes em tração elétrica ferroviária.
Untitled in english
title Estudo comparativo para motor síncrono de ímãs permanentes em tração elétrica ferroviária.
spellingShingle Estudo comparativo para motor síncrono de ímãs permanentes em tração elétrica ferroviária.
Burnett, Guilhermo Garcia
Electric traction
Ferrovias
Machines
Railways
Tração elétrica
title_short Estudo comparativo para motor síncrono de ímãs permanentes em tração elétrica ferroviária.
title_full Estudo comparativo para motor síncrono de ímãs permanentes em tração elétrica ferroviária.
title_fullStr Estudo comparativo para motor síncrono de ímãs permanentes em tração elétrica ferroviária.
title_full_unstemmed Estudo comparativo para motor síncrono de ímãs permanentes em tração elétrica ferroviária.
title_sort Estudo comparativo para motor síncrono de ímãs permanentes em tração elétrica ferroviária.
author Burnett, Guilhermo Garcia
author_facet Burnett, Guilhermo Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nabeta, Silvio Ikuyo
dc.contributor.author.fl_str_mv Burnett, Guilhermo Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Electric traction
Ferrovias
Machines
Railways
Tração elétrica
topic Electric traction
Ferrovias
Machines
Railways
Tração elétrica
description Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos ocorridos nos últimos anos impreterivelmente guardam um compromisso justificado com a elevação dos índices de eficiência energética, em favorecimento da preservação ambiental e de recursos naturais em escala global. Ainda que formas cada vez menos poluentes para o uso da energia cresçam exponencialmente em utilização, os desafios posteriores se situarão adicionalmente na pesquisa por otimização das tecnologias existentes. Neste contexto, este trabalho realiza no domínio da aplicação em transporte urbano ferroviário um estudo comparativo para a utilização do motor síncrono de ímãs permanentes como acionamento de tração elétrica, perante outros modelos já estabelecidos e consolidados no mercado, principalmente em termos de eficiência energética. Este estudo se fundamenta inicialmente na revisão teórica baseada na literatura para sistematização de características de engenharia intrínsecas do acionamento em questão, para que em sequência com a conceituação das propriedades de dinâmica do movimento se obtenha por meio de simulações os dados necessários para a elaboração da comparação por meio da investigação de aplicações e estudo de caso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-28092023-083153/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-28092023-083153/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257443753525248