La singularidad de los medios audiovisuales : flexibilidad y motivación al servicio del desarrollo de la competencia oral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57707 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_77d07044ec4f16204d29aabab5dac51a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57707 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
La singularidad de los medios audiovisuales : flexibilidad y motivación al servicio del desarrollo de la competencia oralCompetência comunicativa (Linguística)Meios audiovisuaisProfissõesMercado de trabalhoEntrevistaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste informe presenta el trabajo desarrollado en la Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, en Alcabideche, en el contexto de la práctica de enseñanza supervisada, donde se implementó una unidad didáctica en la asignatura de Español como Lengua Extranjera, en una clase de undécimo año, nivel B1.2. La temática del ámbito laboral, así como los contenidos trabajados, forman parte del Programa de Espanhol – Nível de Continuação 11º ano. El objetivo central fue el desarrollo de la competencia oral de los alumnos y, para ello, se utilizó los medios audiovisuales como estrategia y como recurso fundamental para motivar el conocimiento del mercado laboral, de su funcionamiento, las habilidades exigidas, y el proceso recorrido hasta que se consiga lograr el empleo deseado. Aunque el foco principal es la oralidad, ese recurso también sirvió como instrumento para trabajar las demás destrezas lingüísticas, a fin de promover la competencia comunicativa en su totalidad. En esta secuencia didáctica, compuesta por seis sesiones de noventa minutos, fue planteada una dinámica que se desarrolló en tres etapas distintas. En la primera, se produjo el encuadre del tema, fueron definidas las metas y la tarea final, y se realizó una prueba diagnóstica inicial para orientar nuestros planes de acción y para una futura comparación de resultados. En la segunda, se llevó a cabo una secuencia de tareas necesarias para capacitar a los alumnos para la producción de la tarea final. En la última, hubo un amarre de los contenidos enseñados y se puso en marcha la entrevista de empleo. Los resultados alcanzados en la tarea final demuestran la eficacia de los medios audiovisuales como recurso hábil para fomentar la oralidad, contextualizar y acercar a los alumnos a la realidad cotidiana del mercado laboral, generando una dinámica participativa que favorece la manifestación de argumentos y opiniones, potenciando la comunicación.Este relatório apresenta o trabalho desenvolvido na Escola Básica e Secundária Ibn Mucana, em Alcabideche, no contexto da prática de ensino supervisionada, onde foi implementada uma unidade didática na disciplina de Espanhol como Língua Estrangeira, numa turma do décimo primeiro ano, nível B1.2. A temática do âmbito laboral, bem como os conteúdos trabalhados, fazem parte do Programa de Espanhol – Nível de Continuação 11º ano. O objetivo central foi o desenvolvimento da competência oral dos alunos e, para isso, utilizou-se os meios audiovisuais como estratégia e como recurso fundamental para motivar o conhecimento do mercado laboral, do seu funcionamento, as habilidades exigidas, e o processo percorrido até que se consiga alcançar o emprego desejado. Embora o foco principal seja a oralidade, esse recurso também serviu como instrumento para trabalhar as demais destrezas linguísticas, a fim de promover a competência comunicativa na sua totalidade. Nessa sequência didática, composta por seis sessões de noventa minutos, foi planeada uma dinâmica que se desenvolveu em três etapas distintas. Na primeira, foi feita a contextualização do tema, foram definidas as metas e a tarefa final, e foi realizado um teste diagnóstico inicial para orientar os nossos planos de ação e para uma futura comparação de resultados. Na segunda, foi realizada uma sequência de tarefas necessárias para capacitar os alunos para a produção da tarefa final. Na última, houve uma consolidação dos conteúdos lecionados e foi posta em prática a entrevista de emprego. Os resultados alcançados na tarefa final demonstram a eficácia dos meios audiovisuais como recurso hábil para fomentar a oralidade, contextualizar e aproximar os alunos à realidade cotidiana do mercado de trabalho, gerando uma dinâmica participativa que favorece a manifestação de argumentos e opiniões, potencializando a comunicação.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaReis, Luciana da Silva2023-05-31T12:14:30Z2022-12-122022-10-112022-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57707spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:15.464056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
La singularidad de los medios audiovisuales : flexibilidad y motivación al servicio del desarrollo de la competencia oral |
title |
La singularidad de los medios audiovisuales : flexibilidad y motivación al servicio del desarrollo de la competencia oral |
spellingShingle |
La singularidad de los medios audiovisuales : flexibilidad y motivación al servicio del desarrollo de la competencia oral Reis, Luciana da Silva Competência comunicativa (Linguística) Meios audiovisuais Profissões Mercado de trabalho Entrevista Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
La singularidad de los medios audiovisuales : flexibilidad y motivación al servicio del desarrollo de la competencia oral |
title_full |
La singularidad de los medios audiovisuales : flexibilidad y motivación al servicio del desarrollo de la competencia oral |
title_fullStr |
La singularidad de los medios audiovisuales : flexibilidad y motivación al servicio del desarrollo de la competencia oral |
title_full_unstemmed |
La singularidad de los medios audiovisuales : flexibilidad y motivación al servicio del desarrollo de la competencia oral |
title_sort |
La singularidad de los medios audiovisuales : flexibilidad y motivación al servicio del desarrollo de la competencia oral |
author |
Reis, Luciana da Silva |
author_facet |
Reis, Luciana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos Rovira, José María Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Luciana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência comunicativa (Linguística) Meios audiovisuais Profissões Mercado de trabalho Entrevista Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Competência comunicativa (Linguística) Meios audiovisuais Profissões Mercado de trabalho Entrevista Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 2022-10-11 2022-12-12T00:00:00Z 2023-05-31T12:14:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57707 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134636478038016 |