A aprendizagem pela acção : o respeito pela natureza através do trabalho de campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria da Graça Gonçalves Viães
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7528
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança Especialização - Promoção da Saúde e do Meio Ambiente
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spelling A aprendizagem pela acção : o respeito pela natureza através do trabalho de campo37.031:504504:37.031Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança Especialização - Promoção da Saúde e do Meio AmbienteA inadequada gestão dos recursos naturais e o desrespeito pelo ambiente traduzem-se actualmente em consequências ecológicas graves que, ao impedirem a harmonia entre o Homem e a Natureza, tornam a temática da Educação Ambiental cada vez mais pertinente. Considerada uma área prioritária, a Educação Ambiental pretende formar uma população mundial consciente e preocupada com o Ambiente e com os problemas com ele relacionados. O desenvolvimento de valores, atitudes e a consciencialização das crianças para as questões ambientais implica a procura de práticas pedagógicas inovadoras que proporcionem aprendizagens mais significativas. Certos da necessidade de enfrentar os novos desafios educativos, desenvolveu-se este estudo, sustentado pela prática da investigação-acção, que pretende verificar em que medida o trabalho de campo influencia a aquisição de competências em Educação Ambiental. Para a implementação desta investigação recorreu-se a um estudo de caso que seguiu os princípios dos desenhos quasi-experimentais. Utilizou-se uma amostragem disponível não aleatória que envolveu duas turmas do 4º ano de escolaridade: a turma experimental e a turma controlo. Na turma experimental, as actividades decorreram em contexto ambiental natural e na turma controlo, as actividades decorreram em contexto de sala de aula. A ambas as turmas foi aplicado o pré-teste e o pós-teste de modo a verificar e comparar as mudanças conceptuais, atitudinais e de valores ocorridas após a intervenção pedagógica nas duas turmas. Os instrumentos de recolha de dados seleccionados para este estudo foram o Pré-teste e Pós-teste, os Diários de Aula, os Guias de Campo e a Avaliação da Visita de Estudo. O tratamento de dados foi feito através das respostas do Pré-teste e Pós-teste e da análise dos Diários de Aula, dos Guias de Campo e da Avaliação da Visita de Estudo. Os resultados obtidos permitem inferir que as actividades de campo desenvolvidas pelos alunos da turma experimental contribuíram para uma mudança conceptual mais significativa do que a registada na turma controlo, no que diz respeito a atitudes, conceitos e princípios de respeito pela Natureza.The inadequate use of natural resources and the disrespect towards the environment results in huge ecological consequences that while avoiding harmony between Man and Nature makes the theme Environmental Education more and more relevant each day. Being considered a prioritary subject Environmental Education intends to form a conscient worldwide population that is worried with the Environment and with the problems with it related. The development of values, attitudes and children awareness towards environmental issues implies the search of new pedagogical practices that lead to significant learnings. Sure that there is a need to face new educational challenges, this study was developed based down a practice of investigation – action, that intends to verify in which measure does field work influences the acquisition of competences in Environmental Education. To do this investigation there was a case study that follows the principles of quasi-experimental design. An available sample not aleatory that involved two classes of the 4th grade: an experimental class and a control one. In the experimental class, the activities were done in a natural environmental context and in the control class the activities were done in the classroom. Both classes had a pre-test and a post-test to verify and compare conceptual changes, attitudes and values that resulted after the pedagogical intervention. The tools used for this study were the Pre-test and the Post-test, the Class Diaries, the Field Guides and the Evaluation of the Study Visit. Considering attitudes, concepts and respect towards Nature, the results obtained allow us to conclude that the field activities done by the students of the experimental class contributed to a more significant conceptual change than the observed in the control class.Lima, NelsonUniversidade do MinhoFernandes, Maria da Graça Gonçalves Viães2007-03-012007-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7528Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:24.843210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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