Cuidados de Enfermagem: Uma Prática Baseada na Evidência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.esenfc.pt/?url=Hke6I05C |
Resumo: | O desenvolvimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão tem contribuído para o aumento significativo da produção de conhecimento, sendo este perspetivado como ferramenta essencial no suprir das necessidades verificadas na prática clínica. Contudo, a realidade vivenciada nos contextos clínicos não acompanha esta produção de evidência científica, assistindo-se a uma incongruência entre a teoria e a prática, percecionada de forma mais intensificada entre os enfermeiros com diminuto tempo de experiência profissional. Deste modo, decidiu-se estudar e aprofundar as conceções de prática baseada na evidência entre os enfermeiros no contexto da prestação de cuidados, pretendendo-se contribuir para a minimização deste desfasamento. Optou-se por um paradigma de investigação qualitativa, desenvolvendo-se um estudo descritivo comparativo orientado por uma abordagem fenomenológica, através da qual, com recurso às descrições das experiências e vivências dos participantes, se procurou conhecer e comparar a perceção e valorização da prática baseada na evidência por enfermeiros com diferente tempo de prática profissional e averiguar como estes acedem às evidências científicas. Os resultados mostram que os significados dos enfermeiros relativamente à prática baseada na evidência se estruturam segundo cinco vetores: prática assertiva baseada no conhecimento experiencial; conhecimento em Investigação empobrecido; colegas de trabalho enquanto principal recurso de informação; experiência profissional condicionante da prática baseada na evidência; insuficiência de tempo e/ou de recursos humanos enquanto principais barreias à implementação das evidências na prática. Evidenciam-se, pois, elementos influentes, como fatores de índole pessoal, organizacional e formativa, demonstrando-se fulcral a articulação entre os contributos da prática, os recursos do contexto e os da escola. |
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