“Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever": instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Querido, Alexandra Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10868
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_77db3d35326874eee9b4e9bab4a97290
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever": instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das criançasCriançaJardim de infânciaMovimento da escola modernaComunicaçãoInstrumentos de pilotagemChildrenKindergartenModern school movementCommunicationPilot instrumentsRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo apresentar e refletir sobre a Prática Profissional Supervisionada II, em contexto de Jardim de Infância., no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Todo o relatório tem por base uma abordagem ao modelo pedagógico - Movimento da Escola Moderna, que defende o ensino democrático, baseado na participação ativa das crianças, nas oportunidades de crescimento através da comunicação e respeito pelos seus interesses e necessidades, dada a problemática de investigação pela qual optei: “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever”: instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das crianças”. Neste trabalho, reflito sobre a importância da comunicação das crianças num contexto de Jardim de Infância e de que forma os instrumentos de pilotagem potenciam a mesma. Irei basear-me em dois instrumentos de pilotagem do Movimento da Escola Moderna: o Diário de grupo e o “Quero mostrar, contar ou escrever”. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, tendo sido utilizadas as seguintes técnicas de recolha de informação: observação direta participante; entrevista à educadora cooperante e um inquérito por questionário aplicado às crianças do grupo com quem intervim no âmbito da PPS II, com o recurso aos seguintes instrumentos: notas de campo da observação direta, grelhas de registo, fotografias e os guiões da entrevista realizada e do inquérito por questionário aplicado. Os resultados apontam para algumas conclusões: a comunicação é central para o desenvolvimento das crianças em jardim de infância; os instrumentos de pilotagem: “Diário de grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever” revelam ser de extrema importância para proporcionar a comunicação entre crianças e com a equipa educativa; o/a educador/a de infância tem um papel fulcral enquanto mediador, ouvinte e proporcionador de oportunidades para que a comunicação ocorra.ABSTRACT This report aims to present and reflect on the Supervised Professional Practice II, in the context of kindergarten, in the scope of the master’s degree in Pre-School Education. The whole report is based on an approach to the pedagogical model - Modern School Movement, which advocates democratic teaching, based on the active participation of children, in the opportunities for growth through communication and respect for their interests and needs, given the research problem I have chosen, which is: "Group Diary" and "I want to show, tell or write": piloting instruments as children's communication drivers ". In this work, I reflect on the importance of children's communication in a kindergarten context and how it can be enhanced by control instruments. I will base myself on two pilot instruments of the Modern School Movement: the "Group diary" and the "I want to show, tell or write". The methodology used was the case study, and the following information gathering techniques were used: participant direct observation; questionnaire to the cooperating Kindergarten Teacher and a questionnaire to the children of the group with whom I participated in the scope of the PPS II, using the following instruments: field notes of the direct observation, registration grids, photographs, children's interview guide and questionnaire to the cooperating Kindergarten Teacher. The results point to some conclusions that are based on the fact that communication is central to the development of children in kindergarten; The pilot tools: Group diary and "I want to show, tell or write" are extremely important to provide communication and the Kindergarten Teacher is to play a central role as mediator, listener and communication facilitator.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSimões, AnaRCIPLQuerido, Alexandra Silva2019-12-16T09:48:59Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10868TID:202322360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:23Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:13.904687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever": instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das crianças
title “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever": instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das crianças
spellingShingle “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever": instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das crianças
Querido, Alexandra Silva
Criança
Jardim de infância
Movimento da escola moderna
Comunicação
Instrumentos de pilotagem
Children
Kindergarten
Modern school movement
Communication
Pilot instruments
title_short “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever": instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das crianças
title_full “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever": instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das crianças
title_fullStr “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever": instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das crianças
title_full_unstemmed “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever": instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das crianças
title_sort “Diário de Grupo” e “Quero mostrar, contar ou escrever": instrumentos de pilotagem como impulsionadores da comunicação das crianças
author Querido, Alexandra Silva
author_facet Querido, Alexandra Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Querido, Alexandra Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Jardim de infância
Movimento da escola moderna
Comunicação
Instrumentos de pilotagem
Children
Kindergarten
Modern school movement
Communication
Pilot instruments
topic Criança
Jardim de infância
Movimento da escola moderna
Comunicação
Instrumentos de pilotagem
Children
Kindergarten
Modern school movement
Communication
Pilot instruments
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16T09:48:59Z
2019-07-24
2019-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10868
TID:202322360
url http://hdl.handle.net/10400.21/10868
identifier_str_mv TID:202322360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133458927190016