A modelagem no desenvolvimento integral nas pessoas com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Dulce M M E
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2523
Resumo: Este relatório foi elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Além da descrição do processo de Prática de Ensino Supervisionada (PES), este trabalho contempla uma reflexão sobre a Modelagem - prática artística - em crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Partindo de um caso concreto da sala do 4º ano do 1º CEB, em Gouveia, realizei, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e um estudo de caso, tendo para tal feito uma recolha de dados que permitiram conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com o aluno em contexto sala de aula, com o objetivo de verificar de que forma a modelagem no âmbito da Educação Especial pode transformar e modificar comportamentos quer a nível da criatividade ou simplesmente ao nível da motricidade. Assim, no capítulo I, apresentamos de forma sucinta o enquadramento institucional e organizacional do meio escolar. No capítulo II, descrevemos o processo da PES e as experiências de ensino e aprendizagem realizadas no Pré-Escolar e no 1º CEB. Estas experiências relatam uma reflexão crítica de alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para as ultrapassar. No capítulo III, expomos um estudo de caso onde se apresenta a Modelagem Infantil como forma de aumentar a criatividade e promover o desenvolvimento motor no contexto da Educação Especial. Este estudo decorre da realização da PES no 1º CEB e da minha experiência profissional como animadora na Ludoteca Básica de Gouveia, tendo por isso a meu cargo, crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente. O tema fulcral deste estudo centra-se em torno da Técnica da Modelagem e da sua relação com estas mesmas crianças. De modo particular, pretendo identificar, analisar, melhorar e transmitir novas aprendizagens neste domínio, aprendizagens que permitam fortalecer, em crianças com NEE, a criatividade, o desenvolvimento motor mas também, o gosto por esta técnica e pela Expressão Plástica em geral. O estudo inicia-se com uma investigação teórica de forma a contextualizar o tema. Em seguida, e partindo da experiência vivida, terminamos com uma parte de caráter mais prático na qual são referidas propostas de intervenção didática para a superação do problema.
id RCAP_77f2dd877269859038ddf996a3a0e0a9
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/2523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A modelagem no desenvolvimento integral nas pessoas com deficiênciaEducação especialExpressão plásticaArteModelagemDesenvolvimento integralEste relatório foi elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Além da descrição do processo de Prática de Ensino Supervisionada (PES), este trabalho contempla uma reflexão sobre a Modelagem - prática artística - em crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Partindo de um caso concreto da sala do 4º ano do 1º CEB, em Gouveia, realizei, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e um estudo de caso, tendo para tal feito uma recolha de dados que permitiram conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com o aluno em contexto sala de aula, com o objetivo de verificar de que forma a modelagem no âmbito da Educação Especial pode transformar e modificar comportamentos quer a nível da criatividade ou simplesmente ao nível da motricidade. Assim, no capítulo I, apresentamos de forma sucinta o enquadramento institucional e organizacional do meio escolar. No capítulo II, descrevemos o processo da PES e as experiências de ensino e aprendizagem realizadas no Pré-Escolar e no 1º CEB. Estas experiências relatam uma reflexão crítica de alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para as ultrapassar. No capítulo III, expomos um estudo de caso onde se apresenta a Modelagem Infantil como forma de aumentar a criatividade e promover o desenvolvimento motor no contexto da Educação Especial. Este estudo decorre da realização da PES no 1º CEB e da minha experiência profissional como animadora na Ludoteca Básica de Gouveia, tendo por isso a meu cargo, crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente. O tema fulcral deste estudo centra-se em torno da Técnica da Modelagem e da sua relação com estas mesmas crianças. De modo particular, pretendo identificar, analisar, melhorar e transmitir novas aprendizagens neste domínio, aprendizagens que permitam fortalecer, em crianças com NEE, a criatividade, o desenvolvimento motor mas também, o gosto por esta técnica e pela Expressão Plástica em geral. O estudo inicia-se com uma investigação teórica de forma a contextualizar o tema. Em seguida, e partindo da experiência vivida, terminamos com uma parte de caráter mais prático na qual são referidas propostas de intervenção didática para a superação do problema.Instituto Politécnico da Guarda2016-08-18T16:05:38Z2016-08-182016-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2523http://hdl.handle.net/10314/2523TID:201213117porMoura, Dulce M M Einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:29Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:42:05.655145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem no desenvolvimento integral nas pessoas com deficiência
title A modelagem no desenvolvimento integral nas pessoas com deficiência
spellingShingle A modelagem no desenvolvimento integral nas pessoas com deficiência
Moura, Dulce M M E
Educação especial
Expressão plástica
Arte
Modelagem
Desenvolvimento integral
title_short A modelagem no desenvolvimento integral nas pessoas com deficiência
title_full A modelagem no desenvolvimento integral nas pessoas com deficiência
title_fullStr A modelagem no desenvolvimento integral nas pessoas com deficiência
title_full_unstemmed A modelagem no desenvolvimento integral nas pessoas com deficiência
title_sort A modelagem no desenvolvimento integral nas pessoas com deficiência
author Moura, Dulce M M E
author_facet Moura, Dulce M M E
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Dulce M M E
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Expressão plástica
Arte
Modelagem
Desenvolvimento integral
topic Educação especial
Expressão plástica
Arte
Modelagem
Desenvolvimento integral
description Este relatório foi elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Além da descrição do processo de Prática de Ensino Supervisionada (PES), este trabalho contempla uma reflexão sobre a Modelagem - prática artística - em crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Partindo de um caso concreto da sala do 4º ano do 1º CEB, em Gouveia, realizei, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e um estudo de caso, tendo para tal feito uma recolha de dados que permitiram conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com o aluno em contexto sala de aula, com o objetivo de verificar de que forma a modelagem no âmbito da Educação Especial pode transformar e modificar comportamentos quer a nível da criatividade ou simplesmente ao nível da motricidade. Assim, no capítulo I, apresentamos de forma sucinta o enquadramento institucional e organizacional do meio escolar. No capítulo II, descrevemos o processo da PES e as experiências de ensino e aprendizagem realizadas no Pré-Escolar e no 1º CEB. Estas experiências relatam uma reflexão crítica de alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para as ultrapassar. No capítulo III, expomos um estudo de caso onde se apresenta a Modelagem Infantil como forma de aumentar a criatividade e promover o desenvolvimento motor no contexto da Educação Especial. Este estudo decorre da realização da PES no 1º CEB e da minha experiência profissional como animadora na Ludoteca Básica de Gouveia, tendo por isso a meu cargo, crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente. O tema fulcral deste estudo centra-se em torno da Técnica da Modelagem e da sua relação com estas mesmas crianças. De modo particular, pretendo identificar, analisar, melhorar e transmitir novas aprendizagens neste domínio, aprendizagens que permitam fortalecer, em crianças com NEE, a criatividade, o desenvolvimento motor mas também, o gosto por esta técnica e pela Expressão Plástica em geral. O estudo inicia-se com uma investigação teórica de forma a contextualizar o tema. Em seguida, e partindo da experiência vivida, terminamos com uma parte de caráter mais prático na qual são referidas propostas de intervenção didática para a superação do problema.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-18T16:05:38Z
2016-08-18
2016-04-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/2523
http://hdl.handle.net/10314/2523
TID:201213117
url http://hdl.handle.net/10314/2523
identifier_str_mv TID:201213117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136912396517376