A modelagem no desenvolvimento integral nas pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2523 |
Resumo: | Este relatório foi elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Além da descrição do processo de Prática de Ensino Supervisionada (PES), este trabalho contempla uma reflexão sobre a Modelagem - prática artística - em crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Partindo de um caso concreto da sala do 4º ano do 1º CEB, em Gouveia, realizei, no âmbito da referida prática, uma investigação qualitativa e um estudo de caso, tendo para tal feito uma recolha de dados que permitiram conhecer o trabalho pedagógico desenvolvido com o aluno em contexto sala de aula, com o objetivo de verificar de que forma a modelagem no âmbito da Educação Especial pode transformar e modificar comportamentos quer a nível da criatividade ou simplesmente ao nível da motricidade. Assim, no capítulo I, apresentamos de forma sucinta o enquadramento institucional e organizacional do meio escolar. No capítulo II, descrevemos o processo da PES e as experiências de ensino e aprendizagem realizadas no Pré-Escolar e no 1º CEB. Estas experiências relatam uma reflexão crítica de alguns momentos de aprendizagem, sendo evidenciadas as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para as ultrapassar. No capítulo III, expomos um estudo de caso onde se apresenta a Modelagem Infantil como forma de aumentar a criatividade e promover o desenvolvimento motor no contexto da Educação Especial. Este estudo decorre da realização da PES no 1º CEB e da minha experiência profissional como animadora na Ludoteca Básica de Gouveia, tendo por isso a meu cargo, crianças com necessidades educativas especiais de caráter permanente. O tema fulcral deste estudo centra-se em torno da Técnica da Modelagem e da sua relação com estas mesmas crianças. De modo particular, pretendo identificar, analisar, melhorar e transmitir novas aprendizagens neste domínio, aprendizagens que permitam fortalecer, em crianças com NEE, a criatividade, o desenvolvimento motor mas também, o gosto por esta técnica e pela Expressão Plástica em geral. O estudo inicia-se com uma investigação teórica de forma a contextualizar o tema. Em seguida, e partindo da experiência vivida, terminamos com uma parte de caráter mais prático na qual são referidas propostas de intervenção didática para a superação do problema. |
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