A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ivone
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1383
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo fulcral evidenciar toda a prática profissionalizante decorrente dos estágios em contexto de Educação Pré-Escolar e em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico. Para fundamentar esta prática realizada, o presente documento evidencia toda uma componente teórica, com diversas perspetivas acerca de um profissional generalista, assim como, os documentos orientadores de toda a prática e as diferentes perspetivas educacionais que a enquadram. São também elencadas as metodologias de intervenção adotadas nos dois períodos e contextos de estágio, seguindo-se toda a descrição do trabalho realizado nas salas. Na última parte deste documento será feito um balanço de todo este percurso, ou seja, uma autoavaliação reflexiva inerente a todo o trabalho desenvolvido, tendo em conta, as aprendizagens, as dificuldades e as lacunas presentes em todo este percurso. Por fim é importante salientar que a realização do presente relatório constitui o resultado final de todo o percurso descrito anteriormente, assim como, o cumprimento de todos os objetivos propostos pelas Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II, em ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. ABSTRAT This report was developed as part of the Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. Its core objective evidences all professional practice arising from placements in the context of Pre-School Education and in the context of the 1st Cycle of Basic Teaching. To substantiate this practice carried out, this paper shows an entire theoretical component with different perspectives about the profession in general, as well as the guiding document for all the practice and the different educational perspectives that are related. The methodologies adopted in the two intervention periods and contexts of stage are listed as well, followed by the entire description of the work done in the classrooms. The last part of this document will be an overview of the whole pathway; this means an inherent reflexive self-assessment throughout the work, taking into account the learning, the difficulties and the gaps present throughout this route. Finally, it is important to note that the completion of this report is the end result of the entire pathway described above, as well as the achievement of all the objectives proposed by the Curricular Units of Stage I in Preschool Education and Internship II and teaching 1st cycle of basic education.
id RCAP_fd236fa0a0081f1dcb04553d23b98bb7
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativosEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo fulcral evidenciar toda a prática profissionalizante decorrente dos estágios em contexto de Educação Pré-Escolar e em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico. Para fundamentar esta prática realizada, o presente documento evidencia toda uma componente teórica, com diversas perspetivas acerca de um profissional generalista, assim como, os documentos orientadores de toda a prática e as diferentes perspetivas educacionais que a enquadram. São também elencadas as metodologias de intervenção adotadas nos dois períodos e contextos de estágio, seguindo-se toda a descrição do trabalho realizado nas salas. Na última parte deste documento será feito um balanço de todo este percurso, ou seja, uma autoavaliação reflexiva inerente a todo o trabalho desenvolvido, tendo em conta, as aprendizagens, as dificuldades e as lacunas presentes em todo este percurso. Por fim é importante salientar que a realização do presente relatório constitui o resultado final de todo o percurso descrito anteriormente, assim como, o cumprimento de todos os objetivos propostos pelas Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II, em ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. ABSTRAT This report was developed as part of the Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. Its core objective evidences all professional practice arising from placements in the context of Pre-School Education and in the context of the 1st Cycle of Basic Teaching. To substantiate this practice carried out, this paper shows an entire theoretical component with different perspectives about the profession in general, as well as the guiding document for all the practice and the different educational perspectives that are related. The methodologies adopted in the two intervention periods and contexts of stage are listed as well, followed by the entire description of the work done in the classrooms. The last part of this document will be an overview of the whole pathway; this means an inherent reflexive self-assessment throughout the work, taking into account the learning, the difficulties and the gaps present throughout this route. Finally, it is important to note that the completion of this report is the end result of the entire pathway described above, as well as the achievement of all the objectives proposed by the Curricular Units of Stage I in Preschool Education and Internship II and teaching 1st cycle of basic education.2014-05-14T10:47:25Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1383TID:201459744porMendes, Ivoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.676112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativos
title A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativos
spellingShingle A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativos
Mendes, Ivone
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
title_short A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativos
title_full A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativos
title_fullStr A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativos
title_full_unstemmed A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativos
title_sort A promoção da aprendizagem ativa em contextos educativos
author Mendes, Ivone
author_facet Mendes, Ivone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ivone
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo fulcral evidenciar toda a prática profissionalizante decorrente dos estágios em contexto de Educação Pré-Escolar e em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básico. Para fundamentar esta prática realizada, o presente documento evidencia toda uma componente teórica, com diversas perspetivas acerca de um profissional generalista, assim como, os documentos orientadores de toda a prática e as diferentes perspetivas educacionais que a enquadram. São também elencadas as metodologias de intervenção adotadas nos dois períodos e contextos de estágio, seguindo-se toda a descrição do trabalho realizado nas salas. Na última parte deste documento será feito um balanço de todo este percurso, ou seja, uma autoavaliação reflexiva inerente a todo o trabalho desenvolvido, tendo em conta, as aprendizagens, as dificuldades e as lacunas presentes em todo este percurso. Por fim é importante salientar que a realização do presente relatório constitui o resultado final de todo o percurso descrito anteriormente, assim como, o cumprimento de todos os objetivos propostos pelas Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II, em ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. ABSTRAT This report was developed as part of the Masters in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. Its core objective evidences all professional practice arising from placements in the context of Pre-School Education and in the context of the 1st Cycle of Basic Teaching. To substantiate this practice carried out, this paper shows an entire theoretical component with different perspectives about the profession in general, as well as the guiding document for all the practice and the different educational perspectives that are related. The methodologies adopted in the two intervention periods and contexts of stage are listed as well, followed by the entire description of the work done in the classrooms. The last part of this document will be an overview of the whole pathway; this means an inherent reflexive self-assessment throughout the work, taking into account the learning, the difficulties and the gaps present throughout this route. Finally, it is important to note that the completion of this report is the end result of the entire pathway described above, as well as the achievement of all the objectives proposed by the Curricular Units of Stage I in Preschool Education and Internship II and teaching 1st cycle of basic education.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14T10:47:25Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1383
TID:201459744
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1383
identifier_str_mv TID:201459744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621974081536