Grupos psicoeducativos multifamiliares efeitos nas pessoas com esquizofrenia e suas famílias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27964 |
Resumo: | A Esquizofrenia é uma doença mental grave, com séri as repercussões no funcionamento pessoal e interpessoal da pessoa doente e sua famíl ia. Actualmente, o tratamento e a reabilitação das pessoas com doença mental combinam a intervenção farmacológica e psicossocial. O presente estudo tem como objectivo testar a versã o portuguesa do modelo dos Grupos Psicoeducativos Multifamiliares e analisar os seus efeitos: a) nas recaídas das pe ssoas com Esquizofrenia e; b) nas dificuldades percepcion adas pelos respectivos familiares cuidadores. Adicionalmente, pretende-se avaliar as dificuldades e os factores facilitadores na implementação dos Grupos Psicoeducativos Multifamiliares na prática clínica. Este trabalho de investigação tem um desenho quasi- experimental, não inclui grupo controle e a sua amostra é pequena, contando com ap enas dez sujeitos empíricos, cinco familiares cuidadores e cinco familiares com doença mental. A amostra foi adquirida por amostragem probabilística sistemática. No presente estudo, após 9 meses de implementação d os Grupos Psicoeducativos Multifamiliares , não se verificou nenhuma recaída. Ao nível das di ficuldades percepcionadas pelos familiares cuidadores, verific ou-se que a escala Carer ́s Assessment Difficulties Índex - CADI teve uma evolu ção positiva nas dificuldades percepcionadas, embora não estatisticamente signifi cativa. As dificuldades de implementação dos Grupos Psicoeducativos Multifamiliares sentidas estavam relacionadas com aspectos práticos e funcio nais, tais como a motivação das famílias, cepticismo relativo a estas intervenções, disponibilidade dos familiares, distanciamento geográfico, existência de transporte s e o horário das reuniões. Os aspectos facilitadores para a implementação dos GPMF envolvem os recursos físicos e logísticos, intervenção de técnicos conhecidos, o momento de convívio e a promoção do ambiente de grupo. A disponibilização de recurso s logísticos, técnicos, humanos e financeiros é essencial para o sucesso desta interv enção. |
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Grupos psicoeducativos multifamiliares efeitos nas pessoas com esquizofrenia e suas famíliasDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA Esquizofrenia é uma doença mental grave, com séri as repercussões no funcionamento pessoal e interpessoal da pessoa doente e sua famíl ia. Actualmente, o tratamento e a reabilitação das pessoas com doença mental combinam a intervenção farmacológica e psicossocial. O presente estudo tem como objectivo testar a versã o portuguesa do modelo dos Grupos Psicoeducativos Multifamiliares e analisar os seus efeitos: a) nas recaídas das pe ssoas com Esquizofrenia e; b) nas dificuldades percepcion adas pelos respectivos familiares cuidadores. Adicionalmente, pretende-se avaliar as dificuldades e os factores facilitadores na implementação dos Grupos Psicoeducativos Multifamiliares na prática clínica. Este trabalho de investigação tem um desenho quasi- experimental, não inclui grupo controle e a sua amostra é pequena, contando com ap enas dez sujeitos empíricos, cinco familiares cuidadores e cinco familiares com doença mental. A amostra foi adquirida por amostragem probabilística sistemática. No presente estudo, após 9 meses de implementação d os Grupos Psicoeducativos Multifamiliares , não se verificou nenhuma recaída. Ao nível das di ficuldades percepcionadas pelos familiares cuidadores, verific ou-se que a escala Carer ́s Assessment Difficulties Índex - CADI teve uma evolu ção positiva nas dificuldades percepcionadas, embora não estatisticamente signifi cativa. As dificuldades de implementação dos Grupos Psicoeducativos Multifamiliares sentidas estavam relacionadas com aspectos práticos e funcio nais, tais como a motivação das famílias, cepticismo relativo a estas intervenções, disponibilidade dos familiares, distanciamento geográfico, existência de transporte s e o horário das reuniões. Os aspectos facilitadores para a implementação dos GPMF envolvem os recursos físicos e logísticos, intervenção de técnicos conhecidos, o momento de convívio e a promoção do ambiente de grupo. A disponibilização de recurso s logísticos, técnicos, humanos e financeiros é essencial para o sucesso desta interv enção.Schizophrenia is a severe mental illness, with seri ous repercussion in the personal and interpersonal functioning of the sick person and hi s family. Today, the treatment and rehabilitation of people with mental illness combin e the psychopharmacology and psychosocial intervention. This study has the goal of test a Portuguese versio n of the Psychoeducation Multiple- Family Groups and analyse the effects: a) in relaps e of people with Schizophrenia and; b) in the difficulties percept by his family caregi ver. Additionally, we pretend assess the difficulties and the facilitating factors of the Ps ychoeducation Multiple-Family Groups implementation. This investigation study has a quasi-experimental d esign, don ́t have a group control and his sample has small dimension, with just ten indiv iduals, five person with mental illness and five family caregivers. The sample was acquired by probabilistic, systematic sampling. In this study, after 9 months of the PMFG implement ation, any patient has relapsed. In the level of the difficulties percept by the family caregivers, Carer ́s Assessment Difficulties Index - CADI had a positive evolution in the difficulties, although not statistically significant. The difficulties of the implementation of the PMFG was related with practical and functional aspects like the scepticism related with this interventions, family availability, geographic proximity, transport and the schedule of the meeting. The facilitating factors of the Psychoeducation Mul tiple-Family Groups implementation involves physical and logistic resources, interven tion of known technical, promotion of group environment and the moment of conviviality. The provision of logistical resources, technical, h uman and financial resources is essential to the success of this intervention.Botelho, Maria Antónia RebeloBrito, Maria Luísa da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMacedo, Jorge Orlando Mendonça2019-07-18T09:26:05Z2012-0220102012-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:52:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:23.592284Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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