A tipografia: uma ferramenta pedagógica para crianças do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Maria Carolina Navalhinhas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12056
Resumo: Este trabalho consiste na construção de uma ferramenta pedagógica de apoio a responsáveis pela gestão gráfica na criação/paginação de livros infantis, centrada em crianças do pré-escolar, com idade compreendida entre os 4 e 6 anos. Um dos grandes objectivos desta ferramenta consiste na forma de cativar este público, para a prática da leitura e consequente aprendizagem, através dos fundamentos tipográficos. O estudo de macro e micro tipografia, aplicado neste estudo, contribuiu para identificar e determinar quais os princípios de construção, nomeadamente na escolha da forma tipográfica, hierarquização de conteúdos e mesmo de equilíbrios ópticos na página, com o intuito de aproximar o nosso público a um grau de alfabetização satisfatória. A estrutura desta investigação passou por várias fases que contribuíram determinantemente para um maior entendimento temático. Desde os princípios formais que foram fazendo a história da Tipografia, iniciada na triada Gutenberg – Schoeffer - Fust, e com maior foco nas suas classificações, iniciadas pelo gráfico Francis Thibaudeau. Tudo isso com o objectivo de fundamentar a importância da tipografia utilizada e, principalmente, a relação existente entre texto e leitor/observador. A análise dos dados resultantes desta investigação é qualitativa e resulta num conjunto de directrizes não fechadas, para que, em futuras composições gráficas de livros infantis, a tipografia seja escolhida tendo em conta a sua finalidade principal, com maior eficácia, valorizando a comunicação com o público a que se direcciona a mensagem; ### Typography: A pedagogical tool for children from pré-school Abstract: This work consists of the construction of a pedagogical tool to support responsible management in creating graphic / paging of books, focusing on preschool children, aged between 4 and 6 years. A major objective of this tool is the way to captivate this audience, to practice reading and subsequent learning, through typographical reasons. The study of macro and micro typography, applied in this study helped to identify and determine the principles of construction, particularly in the choice of typographic form, prioritization of content and even optical balances on the page, with the aim of bringing our audience the satisfactory degree of literacy. The structure of this investigation has gone through several phases that contributed decisively to a larger thematic understanding. Since the formal principles that were making the history of typography, Gutenberg started in the triad - Schoeffer - Fust and greater focus on their ratings, initiated by graphic Francis Thibaudeau. All this with the aim of substantiating the importance of typography used, and especially the relationship between text and reader / viewer. The analysis of the data resulting from this research is qualitative and results in a set of guidelines not closed , so that in future graphic compositions of children's books , typography is chosen with regard to its main purpose , more effectively , enhancing communication with the public who directs the message.
id RCAP_7805b3e28560c8f8cf52e63502b4fdc6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12056
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A tipografia: uma ferramenta pedagógica para crianças do pré-escolarDesign editorialTipografiaComunicaçãoAlfabetizaçãoLiteratura infantilEditorial designTypographyCommunicationLiteracyChildren's literatureEste trabalho consiste na construção de uma ferramenta pedagógica de apoio a responsáveis pela gestão gráfica na criação/paginação de livros infantis, centrada em crianças do pré-escolar, com idade compreendida entre os 4 e 6 anos. Um dos grandes objectivos desta ferramenta consiste na forma de cativar este público, para a prática da leitura e consequente aprendizagem, através dos fundamentos tipográficos. O estudo de macro e micro tipografia, aplicado neste estudo, contribuiu para identificar e determinar quais os princípios de construção, nomeadamente na escolha da forma tipográfica, hierarquização de conteúdos e mesmo de equilíbrios ópticos na página, com o intuito de aproximar o nosso público a um grau de alfabetização satisfatória. A estrutura desta investigação passou por várias fases que contribuíram determinantemente para um maior entendimento temático. Desde os princípios formais que foram fazendo a história da Tipografia, iniciada na triada Gutenberg – Schoeffer - Fust, e com maior foco nas suas classificações, iniciadas pelo gráfico Francis Thibaudeau. Tudo isso com o objectivo de fundamentar a importância da tipografia utilizada e, principalmente, a relação existente entre texto e leitor/observador. A análise dos dados resultantes desta investigação é qualitativa e resulta num conjunto de directrizes não fechadas, para que, em futuras composições gráficas de livros infantis, a tipografia seja escolhida tendo em conta a sua finalidade principal, com maior eficácia, valorizando a comunicação com o público a que se direcciona a mensagem; ### Typography: A pedagogical tool for children from pré-school Abstract: This work consists of the construction of a pedagogical tool to support responsible management in creating graphic / paging of books, focusing on preschool children, aged between 4 and 6 years. A major objective of this tool is the way to captivate this audience, to practice reading and subsequent learning, through typographical reasons. The study of macro and micro typography, applied in this study helped to identify and determine the principles of construction, particularly in the choice of typographic form, prioritization of content and even optical balances on the page, with the aim of bringing our audience the satisfactory degree of literacy. The structure of this investigation has gone through several phases that contributed decisively to a larger thematic understanding. Since the formal principles that were making the history of typography, Gutenberg started in the triad - Schoeffer - Fust and greater focus on their ratings, initiated by graphic Francis Thibaudeau. All this with the aim of substantiating the importance of typography used, and especially the relationship between text and reader / viewer. The analysis of the data resulting from this research is qualitative and results in a set of guidelines not closed , so that in future graphic compositions of children's books , typography is chosen with regard to its main purpose , more effectively , enhancing communication with the public who directs the message.Universidade de Évora2014-12-29T15:48:12Z2014-12-292014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12056http://hdl.handle.net/10174/12056TID:201225999porDepartamento de Artes Visuais e Designcarolina.roque@gmail.com743Roque, Maria Carolina Navalhinhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:32.599651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A tipografia: uma ferramenta pedagógica para crianças do pré-escolar
title A tipografia: uma ferramenta pedagógica para crianças do pré-escolar
spellingShingle A tipografia: uma ferramenta pedagógica para crianças do pré-escolar
Roque, Maria Carolina Navalhinhas
Design editorial
Tipografia
Comunicação
Alfabetização
Literatura infantil
Editorial design
Typography
Communication
Literacy
Children's literature
title_short A tipografia: uma ferramenta pedagógica para crianças do pré-escolar
title_full A tipografia: uma ferramenta pedagógica para crianças do pré-escolar
title_fullStr A tipografia: uma ferramenta pedagógica para crianças do pré-escolar
title_full_unstemmed A tipografia: uma ferramenta pedagógica para crianças do pré-escolar
title_sort A tipografia: uma ferramenta pedagógica para crianças do pré-escolar
author Roque, Maria Carolina Navalhinhas
author_facet Roque, Maria Carolina Navalhinhas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Maria Carolina Navalhinhas
dc.subject.por.fl_str_mv Design editorial
Tipografia
Comunicação
Alfabetização
Literatura infantil
Editorial design
Typography
Communication
Literacy
Children's literature
topic Design editorial
Tipografia
Comunicação
Alfabetização
Literatura infantil
Editorial design
Typography
Communication
Literacy
Children's literature
description Este trabalho consiste na construção de uma ferramenta pedagógica de apoio a responsáveis pela gestão gráfica na criação/paginação de livros infantis, centrada em crianças do pré-escolar, com idade compreendida entre os 4 e 6 anos. Um dos grandes objectivos desta ferramenta consiste na forma de cativar este público, para a prática da leitura e consequente aprendizagem, através dos fundamentos tipográficos. O estudo de macro e micro tipografia, aplicado neste estudo, contribuiu para identificar e determinar quais os princípios de construção, nomeadamente na escolha da forma tipográfica, hierarquização de conteúdos e mesmo de equilíbrios ópticos na página, com o intuito de aproximar o nosso público a um grau de alfabetização satisfatória. A estrutura desta investigação passou por várias fases que contribuíram determinantemente para um maior entendimento temático. Desde os princípios formais que foram fazendo a história da Tipografia, iniciada na triada Gutenberg – Schoeffer - Fust, e com maior foco nas suas classificações, iniciadas pelo gráfico Francis Thibaudeau. Tudo isso com o objectivo de fundamentar a importância da tipografia utilizada e, principalmente, a relação existente entre texto e leitor/observador. A análise dos dados resultantes desta investigação é qualitativa e resulta num conjunto de directrizes não fechadas, para que, em futuras composições gráficas de livros infantis, a tipografia seja escolhida tendo em conta a sua finalidade principal, com maior eficácia, valorizando a comunicação com o público a que se direcciona a mensagem; ### Typography: A pedagogical tool for children from pré-school Abstract: This work consists of the construction of a pedagogical tool to support responsible management in creating graphic / paging of books, focusing on preschool children, aged between 4 and 6 years. A major objective of this tool is the way to captivate this audience, to practice reading and subsequent learning, through typographical reasons. The study of macro and micro typography, applied in this study helped to identify and determine the principles of construction, particularly in the choice of typographic form, prioritization of content and even optical balances on the page, with the aim of bringing our audience the satisfactory degree of literacy. The structure of this investigation has gone through several phases that contributed decisively to a larger thematic understanding. Since the formal principles that were making the history of typography, Gutenberg started in the triad - Schoeffer - Fust and greater focus on their ratings, initiated by graphic Francis Thibaudeau. All this with the aim of substantiating the importance of typography used, and especially the relationship between text and reader / viewer. The analysis of the data resulting from this research is qualitative and results in a set of guidelines not closed , so that in future graphic compositions of children's books , typography is chosen with regard to its main purpose , more effectively , enhancing communication with the public who directs the message.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-29T15:48:12Z
2014-12-29
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12056
http://hdl.handle.net/10174/12056
TID:201225999
url http://hdl.handle.net/10174/12056
identifier_str_mv TID:201225999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes Visuais e Design
carolina.roque@gmail.com
743
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540719316992