Identidade e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso com professores do Ensino Superior Tecnológico do IFRN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/56474 |
Resumo: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Desenvolvimento Curricular) |
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Identidade e desenvolvimento profissional docente: um estudo de caso com professores do Ensino Superior Tecnológico do IFRNTeacher identity and professional development: a case study with professors of Technological Higher Education at the IFRNIdentidade profissionalProfissionalidade docenteDesenvolvimento profissionalEducação superiorCursos tecnológicosProfessional identityTeacher professionalismProfessional developmentHigher educationTechnological coursesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Desenvolvimento Curricular)Esta investigação inscreve-se no âmbito das Ciências da Educação, nomeadamente, no campo da docência na educação superior tecnológica. Tem como objetivo geral compreender relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores no ensino superior tecnológico, visando à qualidade pedagógica e socioprofissional nos processos de ensino e de aprendizagem, numa abordagem crítica de educação. Insere-se no paradigma qualitativo de natureza compreensiva e construtivista, focando-se em um estudo de caso no Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE) do IFRN e respectivos professores que lecionam nesse curso. Abrange, sócio-historicamente, a política dos Cursos Superiores de Tecnologia na educação brasileira e, nomeadamente, os contextos curriculares do CSTCE no IFRN, além de concepções basilares da identidade docente, reflexões sobre currículo e práticas pedagógicas, saberes e formação docente fundamentadas em proposições de L. Shulman, M. Tardif, P. Freire, C. Gauthier, M. Zabalza, M. Roldão, I. Almeida, I. Veiga, M. Cunha, M. Flores, C. Day, entre outros pesquisadores. Assume características de pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se a análise documental, observação participante, narrativas biográficas orais e escritas como técnicas e instrumentos de recolha de dados. O aporte teórico constitui-se de interações entre a pesquisa empírica e contributos de C. Dubar, Z. Bauman, Boaventura S. Santos, A. Nóvoa, A. Silva e outras revisões de literatura sobre a problemática em questão. Na análise interpretativista, recorre-se à categorização emergente, à frequente comparação e análise contextual do discurso, o que permite compreender uma contextura de relações indissociáveis entre conhecimentos científicos do mundo do trabalho e relações interpessoais que se imbricam ao currículo, às práticas pedagógicas e ao desenvolvimento profissional. Tais relações revelam-se determinantes de condições de profissionalidade docente e de sentidos do ser professor. As contribuições do estudo perspectivam uma atuação docente na educação superior sedimentada nos saberes da docência, formação contínua crítico-reflexiva e abordagem pedagógica da profissionalidade no ensino superior tecnológico. Propõe-se o fortalecimento do ciclo de profissionalização da docência, contemplando ações identitárias a partir de estudos e socializações de saberes específicos, curriculares, articulados aos saberes da experiência e aos desafios da arte de ensinar, objetivando a autonomia pedagógica e valorização da profissão docente na educação superior tecnológica.This research is part of the Education Sciences, namely in the field of teaching in technological higher education. Its main objective is to understand the relationship between identity and professional development of teachers in technological higher education, aiming at pedagogical and socio-professional quality in the teaching and learning processes, in a critical approach to education. It is inserted in the qualitative paradigm of a comprehensive and constructivist nature, focusing on a case study in the Higher Course of Technology in Construction of Buildings (CSTCE) of the IFRN and respective professors who teach in this course. It covers, socio-historically, the policy of higher education courses in Brazilian education and, in particular, the curricular contexts of the CSTCE in the IFRN, as well as basic concepts of teacher identity, reflections on curriculum and pedagogical practices, knowledge and teacher training based on propositions of L. Shulman, M. Tardif, P. Freire, C. Gauthier, M. Zabalza, M. Roldão, I. Almeida, I. Veiga, M. Cunha, M. Flores, C. Day, among other researchers. It assumes characteristics of exploratory and descriptive research, using documentary analysis, participant observation, oral and written biographical narratives as techniques and instruments of data collection. The theoretical basis consists of interactions between the empirical research and contributions of C. Dubar, Z. Bauman, Boaventura S. Santos, A. Nóvoa, A. Silva and other literature reviews on this issue. In the interpretative analysis, it is used the emergent categorization, the frequent comparison and contextual analysis of the discourse, which allows to understand a context of inseparable relations between scientific knowledge of the world of work and interpersonal relations that are imbricated to the curriculum, the pedagogical practices and the professional development. These relationships reveal to be determinant of conditions of teacher professionalism and the meanings of being a teacher. The contributions of the study foresee a teaching role in higher education based on teaching knowledge, critical- reflexive continuous training and pedagogical approach to professionalism in higher technological education. It is proposed the strengthen of the professionalization cycle of teaching, contemplating identity actions based on studies and socializations of specific knowledge, curriculum, articulated to the knowledge of the experience and the challenges of the art of teaching, aiming at the pedagogical autonomy and valorization of the teaching profession in the higher technological education.Este trabalho foi apoiado pela Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em programa de cooperação internacional com a Universidade do Minho, custeado conforme a Resolução N° 67/2011-CONSUP/IFRN, atualizada pela Resolução n° 31/2014-CONSUP/IFRNSilva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoCosta, Nadja Maria de Lima2018-07-242018-07-24T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56474por101391790info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:32:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:32:35Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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