Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Nadja Maria de Lima Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Ana Maria Costa e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/48580
Resumo: Abordamos questões relativas à profissionalidade e desenvolvimento profissional docente, enquadradas numa investigação realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade do Minho. Um dos objetivos deste estudo centrou-se na análise das relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores, tendo como amostra os docentes de um Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE), de um instituto superior tecnológico do Brasil. Os resultados mostram que a profissionalidade e o desenvolvimento profissional dos docentes no CSTCE, se relaciona com a docência do ensino superior, em âmbitos individuais e coletivos, considerando as dimensões pessoais, profissionais e organizacionais.
id RCAP_974e15af530e283fdf12e500a6f1ed92
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no BrasilProfessionalism and teacher professional development in technological education in BrazilprofissionalidadedocentedesenvolvimentoprofissionaleducaçãosuperiorProfessionalismprofessionaldevelopmenthighereducationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAbordamos questões relativas à profissionalidade e desenvolvimento profissional docente, enquadradas numa investigação realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade do Minho. Um dos objetivos deste estudo centrou-se na análise das relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores, tendo como amostra os docentes de um Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE), de um instituto superior tecnológico do Brasil. Os resultados mostram que a profissionalidade e o desenvolvimento profissional dos docentes no CSTCE, se relaciona com a docência do ensino superior, em âmbitos individuais e coletivos, considerando as dimensões pessoais, profissionais e organizacionais.We discuss issues related to professionalism and teacher professional development, framed in a research carried out within the PhD in Educational Sciences, at the University of Minho. One of the objectives of this study was centered in the analysis of the relationship between identity and professional development of teachers, having as a sample the teachers of a Technology Course in Construction of Buildings (CSTCE) of a higher technological institute in Brazil. The results show that the professionalism and professional development of teachers in the CSTCE are related to higher education teaching in individual and collective settings, considering the personal, professional and organizational dimensions.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoCosta, Nadja Maria de Lima CostaSilva, Ana Maria Costa e20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/48580por2386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2774http://revistas.udc.es/index.php/reipe/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/48580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:24.063163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil
Professionalism and teacher professional development in technological education in Brazil
title Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil
spellingShingle Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil
Costa, Nadja Maria de Lima Costa
profissionalidade
docente
desenvolvimento
profissional
educação
superior
Professionalism
professional
development
higher
education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil
title_full Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil
title_fullStr Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil
title_full_unstemmed Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil
title_sort Profissionalidade e desenvolvimento profissional docente no ensino tecnológico no Brasil
author Costa, Nadja Maria de Lima Costa
author_facet Costa, Nadja Maria de Lima Costa
Silva, Ana Maria Costa e
author_role author
author2 Silva, Ana Maria Costa e
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Nadja Maria de Lima Costa
Silva, Ana Maria Costa e
dc.subject.por.fl_str_mv profissionalidade
docente
desenvolvimento
profissional
educação
superior
Professionalism
professional
development
higher
education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic profissionalidade
docente
desenvolvimento
profissional
educação
superior
Professionalism
professional
development
higher
education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Abordamos questões relativas à profissionalidade e desenvolvimento profissional docente, enquadradas numa investigação realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, na Universidade do Minho. Um dos objetivos deste estudo centrou-se na análise das relações entre identidade e desenvolvimento profissional de professores, tendo como amostra os docentes de um Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios (CSTCE), de um instituto superior tecnológico do Brasil. Os resultados mostram que a profissionalidade e o desenvolvimento profissional dos docentes no CSTCE, se relaciona com a docência do ensino superior, em âmbitos individuais e coletivos, considerando as dimensões pessoais, profissionais e organizacionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/48580
url http://hdl.handle.net/1822/48580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.06.2774
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133115635990528