As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria de Fátima Martins de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/43468
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_7812e081f248293cdafb6245755655e6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantadaNursery songs in a Kindergarten and in a day care center: a nursery song, the enchanted childMúsicaCanções mimadasJardim de infânciaCrecheMusicNursery songsKindergartenNurseryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio apresenta o projeto de intervenção pedagógica resultado da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar implementado nas valências de Jardim de Infância e de Creche. O tema do projeto intitula-se As Canções de Mimar no Jardim de Infância e na Creche: Canção Mimada, Criança Encantada que emergiu após as observações realizadas tendo em especial atenção os interesses dos grupos de crianças de cada contexto onde foi suficientemente percetível o entusiasmo pela música, mais concretamente, cantar canções. Assim, na abordagem deste tema pretendi envolver ao máximo a participação das crianças de ambos os contextos de modo a cativá-las, motivá-las e a entusiasma-las na realização das atividades. No que concerne às metodologias que apoiaram a concretização deste projeto designam-se uma por metodologia de investigação onde o meu trabalho se aproximou de uma investigação-ação e a outra, metodologia de ensino, onde foi baseada no modelo curricular High/Scope. Os instrumentos de recolha de dados foram: observação, notas de campo e registos fotográficos. Em referência aos dados obtidos constatou-se que os objetivos foram conseguidos, uma vez que ao longo da implementação do projeto as crianças demonstraram-se motivadas, empenhadas, participativas e acima de tudo, encantadas, o que revela interesse e contentamento no decorrer do mesmo. Para além disso, permitiu às crianças adquirir novos conhecimentos e ampliar também conhecimentos sobre a música, através das canções de mimar exploradas.The following internship report carried out in a Kindergarten and a day care centre, for my Masters in Pre-school Education shows the pedagogical method in the Practice of Supervised Education. The theme of the project entitled by Nursery Songs in a Kindergarten and a day care centre: A Nursery Song, The Enchanted Child had come to mind after the observations that were made by the group of children where there were a sufficient enthusiasm for music, more specifically, singing songs and according to their interests on such. On the approach of this method I intended to gather round as many children from both places in order to captivate and motivate them during their activities. According to the methods that helped this project, one was a method of investigation more considered as action-investigation and the other method of study was based on the model High/Scope. The collection of data used as well was: observation, notes on the field, and photographic records. In reference to the data collected I stated that my goals were reached, seeming that throughout the project the children showed motivated, engaged, participatory and above all enchanted, revealing interest and contentment. Furthermore, it allowed the children to acquire new Knowledge and amplify as well their knowledge on music, through songs that were played.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoCastro, Maria de Fátima Martins de20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://hdl.handle.net/1822/43468por201266970info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:38.551641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada
Nursery songs in a Kindergarten and in a day care center: a nursery song, the enchanted child
title As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada
spellingShingle As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada
Castro, Maria de Fátima Martins de
Música
Canções mimadas
Jardim de infância
Creche
Music
Nursery songs
Kindergarten
Nursery
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada
title_full As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada
title_fullStr As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada
title_full_unstemmed As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada
title_sort As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada
author Castro, Maria de Fátima Martins de
author_facet Castro, Maria de Fátima Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, António
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Maria de Fátima Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Canções mimadas
Jardim de infância
Creche
Music
Nursery songs
Kindergarten
Nursery
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Música
Canções mimadas
Jardim de infância
Creche
Music
Nursery songs
Kindergarten
Nursery
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/43468
url https://hdl.handle.net/1822/43468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201266970
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132429418496000