As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/43468 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_7812e081f248293cdafb6245755655e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43468 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantadaNursery songs in a Kindergarten and in a day care center: a nursery song, the enchanted childMúsicaCanções mimadasJardim de infânciaCrecheMusicNursery songsKindergartenNurseryCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio apresenta o projeto de intervenção pedagógica resultado da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar implementado nas valências de Jardim de Infância e de Creche. O tema do projeto intitula-se As Canções de Mimar no Jardim de Infância e na Creche: Canção Mimada, Criança Encantada que emergiu após as observações realizadas tendo em especial atenção os interesses dos grupos de crianças de cada contexto onde foi suficientemente percetível o entusiasmo pela música, mais concretamente, cantar canções. Assim, na abordagem deste tema pretendi envolver ao máximo a participação das crianças de ambos os contextos de modo a cativá-las, motivá-las e a entusiasma-las na realização das atividades. No que concerne às metodologias que apoiaram a concretização deste projeto designam-se uma por metodologia de investigação onde o meu trabalho se aproximou de uma investigação-ação e a outra, metodologia de ensino, onde foi baseada no modelo curricular High/Scope. Os instrumentos de recolha de dados foram: observação, notas de campo e registos fotográficos. Em referência aos dados obtidos constatou-se que os objetivos foram conseguidos, uma vez que ao longo da implementação do projeto as crianças demonstraram-se motivadas, empenhadas, participativas e acima de tudo, encantadas, o que revela interesse e contentamento no decorrer do mesmo. Para além disso, permitiu às crianças adquirir novos conhecimentos e ampliar também conhecimentos sobre a música, através das canções de mimar exploradas.The following internship report carried out in a Kindergarten and a day care centre, for my Masters in Pre-school Education shows the pedagogical method in the Practice of Supervised Education. The theme of the project entitled by Nursery Songs in a Kindergarten and a day care centre: A Nursery Song, The Enchanted Child had come to mind after the observations that were made by the group of children where there were a sufficient enthusiasm for music, more specifically, singing songs and according to their interests on such. On the approach of this method I intended to gather round as many children from both places in order to captivate and motivate them during their activities. According to the methods that helped this project, one was a method of investigation more considered as action-investigation and the other method of study was based on the model High/Scope. The collection of data used as well was: observation, notes on the field, and photographic records. In reference to the data collected I stated that my goals were reached, seeming that throughout the project the children showed motivated, engaged, participatory and above all enchanted, revealing interest and contentment. Furthermore, it allowed the children to acquire new Knowledge and amplify as well their knowledge on music, through songs that were played.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoCastro, Maria de Fátima Martins de20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://hdl.handle.net/1822/43468por201266970info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:10:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:38.551641Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada Nursery songs in a Kindergarten and in a day care center: a nursery song, the enchanted child |
title |
As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada |
spellingShingle |
As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada Castro, Maria de Fátima Martins de Música Canções mimadas Jardim de infância Creche Music Nursery songs Kindergarten Nursery Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada |
title_full |
As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada |
title_fullStr |
As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada |
title_full_unstemmed |
As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada |
title_sort |
As canções de mimar no jardim de Infância e na Creche: canção mimada, criança encantada |
author |
Castro, Maria de Fátima Martins de |
author_facet |
Castro, Maria de Fátima Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacheco, António Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Maria de Fátima Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Canções mimadas Jardim de infância Creche Music Nursery songs Kindergarten Nursery Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Música Canções mimadas Jardim de infância Creche Music Nursery songs Kindergarten Nursery Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/43468 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/43468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201266970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132429418496000 |