A música em contexto de creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Margarida Guerreiro da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47889
Resumo: O presente relatório desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta um estudo transversal aos dois contextos de estágio, creche e jardim de infância, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III durante dois momentos de estágio, um em cada contexto. A temática do projeto de investigação é “A Música na creche e no jardim de infância” e teve como objetivo compreender como as educadoras cooperantes promoviam e exploravam a música nas salas de creche e jardim de infância. Foi, a partir do objetivo definido, que procurei responder à questão de investigação: “Como potencializar a música nas salas de creche e jardim de infância?”. A metodologia utilizada na realização desta investigação foi o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de informação no desenvolvimento da investigação nomeadamente a observação, às notas de campo, aos registos fotográficos e a entrevistas às educadoras cooperantes. A partir das informações recolhidas, foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas mobilizando as conceções das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. No decorrer do relatório tentei refletir com base nas observações, diálogos e notas de campo realizadas cada contexto. Compreendi, acima de tudo, que a música é uma temática que deve ser cada vez mais explorada e valorizada potencializando todos os fatores que nela envolvem. Destaca-se o papel do educador, que deve proporcionar momentos e espaços de participação, envolvimento e de escuta ativa para todas as crianças, independentemente das suas especificidades. A música deve ser explorada na educação de infância respeitando as necessidades e os interesses das crianças.
id RCAP_a2bf0807a4f6afefef0cc4517c389ef4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música em contexto de creche e jardim de infânciaMúsicaAprendizagem musicalPapel do educadorCreche e Jardim de InfânciaMusicMusic LearningEducator’s roleNursery and kindergartenO presente relatório desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta um estudo transversal aos dois contextos de estágio, creche e jardim de infância, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III durante dois momentos de estágio, um em cada contexto. A temática do projeto de investigação é “A Música na creche e no jardim de infância” e teve como objetivo compreender como as educadoras cooperantes promoviam e exploravam a música nas salas de creche e jardim de infância. Foi, a partir do objetivo definido, que procurei responder à questão de investigação: “Como potencializar a música nas salas de creche e jardim de infância?”. A metodologia utilizada na realização desta investigação foi o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de informação no desenvolvimento da investigação nomeadamente a observação, às notas de campo, aos registos fotográficos e a entrevistas às educadoras cooperantes. A partir das informações recolhidas, foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas mobilizando as conceções das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. No decorrer do relatório tentei refletir com base nas observações, diálogos e notas de campo realizadas cada contexto. Compreendi, acima de tudo, que a música é uma temática que deve ser cada vez mais explorada e valorizada potencializando todos os fatores que nela envolvem. Destaca-se o papel do educador, que deve proporcionar momentos e espaços de participação, envolvimento e de escuta ativa para todas as crianças, independentemente das suas especificidades. A música deve ser explorada na educação de infância respeitando as necessidades e os interesses das crianças.This report, developed within the scope of the Master's Degree in Pre- School Education, presents a cross-sectional study of the two internship contexts, daycare and kindergarten, carried out within the scope of the Internship Curricular Units in Early Childhood Education I, II and III during two moments internship, one in each context. The theme of the research project is “Music in daycare and kindergarten” and aimed to understand how the cooperating educators promoted and explored music in daycare and kindergarten classrooms. It was, based on the defined objective, that I sought to answer the research question: “How to enhance music in nursery and kindergarten classrooms?”. The methodology used to carry out this investigation was the interpretative paradigm, qualitative research and action research. Techniques and instruments for collecting information in the development of research include observation, field notes, photographic records and interviews with cooperating educators. Based on the information collected, the observations and interventions carried out were described and analyzed, mobilizing the conceptions of the cooperating educators obtained through the interviews. Throughout the report I tried to reflect based on observations, dialogues and field notes made in each context. I understood, above all, that music is a topic that must be increasingly explored and valued, enhancing all the factors involved in it. The role of the educator stands out, who must provide moments and spaces for participation, involvement and active listening for all children, regardless of their specificities. Music should be explored in early childhood education, respecting children's needs and interests.Figueira, SofiaRepositório ComumLuz, Margarida Guerreiro da2023-11-09T10:17:09Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47889TID:203474244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T06:02:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:24.643698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música em contexto de creche e jardim de infância
title A música em contexto de creche e jardim de infância
spellingShingle A música em contexto de creche e jardim de infância
Luz, Margarida Guerreiro da
Música
Aprendizagem musical
Papel do educador
Creche e Jardim de Infância
Music
Music Learning
Educator’s role
Nursery and kindergarten
title_short A música em contexto de creche e jardim de infância
title_full A música em contexto de creche e jardim de infância
title_fullStr A música em contexto de creche e jardim de infância
title_full_unstemmed A música em contexto de creche e jardim de infância
title_sort A música em contexto de creche e jardim de infância
author Luz, Margarida Guerreiro da
author_facet Luz, Margarida Guerreiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Sofia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Margarida Guerreiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Aprendizagem musical
Papel do educador
Creche e Jardim de Infância
Music
Music Learning
Educator’s role
Nursery and kindergarten
topic Música
Aprendizagem musical
Papel do educador
Creche e Jardim de Infância
Music
Music Learning
Educator’s role
Nursery and kindergarten
description O presente relatório desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta um estudo transversal aos dois contextos de estágio, creche e jardim de infância, realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio em Educação de Infância I, II e III durante dois momentos de estágio, um em cada contexto. A temática do projeto de investigação é “A Música na creche e no jardim de infância” e teve como objetivo compreender como as educadoras cooperantes promoviam e exploravam a música nas salas de creche e jardim de infância. Foi, a partir do objetivo definido, que procurei responder à questão de investigação: “Como potencializar a música nas salas de creche e jardim de infância?”. A metodologia utilizada na realização desta investigação foi o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de informação no desenvolvimento da investigação nomeadamente a observação, às notas de campo, aos registos fotográficos e a entrevistas às educadoras cooperantes. A partir das informações recolhidas, foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas mobilizando as conceções das educadoras cooperantes obtidas através das entrevistas. No decorrer do relatório tentei refletir com base nas observações, diálogos e notas de campo realizadas cada contexto. Compreendi, acima de tudo, que a música é uma temática que deve ser cada vez mais explorada e valorizada potencializando todos os fatores que nela envolvem. Destaca-se o papel do educador, que deve proporcionar momentos e espaços de participação, envolvimento e de escuta ativa para todas as crianças, independentemente das suas especificidades. A música deve ser explorada na educação de infância respeitando as necessidades e os interesses das crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-09T10:17:09Z
2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47889
TID:203474244
url http://hdl.handle.net/10400.26/47889
identifier_str_mv TID:203474244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137162547953664