A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Solange
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1387
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo demonstrar as experiências vividas ao longo dos estágios profissionalizantes realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico Ao longo do percurso formativo, foram realizadas pesquisas com o objetivo de conhecer a perspetiva de diversos autores sobre assuntos relacionados com ambas as valências, estes sustentaram a prática pedagógica realizada pela estagiária, procurando, sempre, compreender de que forma esta se desenvolve e quais os aspetos que devemos ter mais em atenção como profissionais de educação. A realização deste documento prende-se também com a descrição da nossa prática profissional, onde explicitamos as várias fases como o observar/preparar, planear/planificar, agir/intervir e avaliar. A oportunidade de ter realizado o segundo estágio num 1º.ano de escolaridade permitiu-nos a vivência direta da iniciação à leitura e à escrita que suscitou em nós muito interesse e envolvimento, influenciando assim as nossas pesquisas bibliográficas e consequentemente o próprio título deste relatório “A aprendizagem da Leitura e da Escrita na Perspetiva de um profissional de habilitação conjunta”.ABSTRACT The present internship report appears connected with the Masters in Pre-School Education and 1st Cycle of the Basic School, and has as objectives to demonstrate the experiences lived throughout the professionalizing internships fulfilled in the categories of Pre-School Education and 1st Cycle of the Basic School. Through the formative process, research was made, with the objective of knowing the perspective of varied authors about subjects related with both categories and these supported the teaching practice implemented by the intern, looking to comprehend in which way the latter develops and which aspects should be more object of concern, as school professionals. The writing of this document is also connected to the description of the professional practice, where it is explained the various stages, as the observe/prepare, projecting/planning, act/intervene and evaluate. The opportunity of taking the 2nd internship in a 1st year of school allowed us to live directly the initiation to reading and writing, which inspired in us the interest and the involvement, influentiating our bibliographical researches and consequently the title of this report “The Learning of Reading and Writing in the Perspective of a professional of conjoined habilitation”.
id RCAP_7833b8e7cdb5b285e31593f8d8e4d011
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1387
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjuntaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoIniciação à leituraIniciação à escritaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo demonstrar as experiências vividas ao longo dos estágios profissionalizantes realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico Ao longo do percurso formativo, foram realizadas pesquisas com o objetivo de conhecer a perspetiva de diversos autores sobre assuntos relacionados com ambas as valências, estes sustentaram a prática pedagógica realizada pela estagiária, procurando, sempre, compreender de que forma esta se desenvolve e quais os aspetos que devemos ter mais em atenção como profissionais de educação. A realização deste documento prende-se também com a descrição da nossa prática profissional, onde explicitamos as várias fases como o observar/preparar, planear/planificar, agir/intervir e avaliar. A oportunidade de ter realizado o segundo estágio num 1º.ano de escolaridade permitiu-nos a vivência direta da iniciação à leitura e à escrita que suscitou em nós muito interesse e envolvimento, influenciando assim as nossas pesquisas bibliográficas e consequentemente o próprio título deste relatório “A aprendizagem da Leitura e da Escrita na Perspetiva de um profissional de habilitação conjunta”.ABSTRACT The present internship report appears connected with the Masters in Pre-School Education and 1st Cycle of the Basic School, and has as objectives to demonstrate the experiences lived throughout the professionalizing internships fulfilled in the categories of Pre-School Education and 1st Cycle of the Basic School. Through the formative process, research was made, with the objective of knowing the perspective of varied authors about subjects related with both categories and these supported the teaching practice implemented by the intern, looking to comprehend in which way the latter develops and which aspects should be more object of concern, as school professionals. The writing of this document is also connected to the description of the professional practice, where it is explained the various stages, as the observe/prepare, projecting/planning, act/intervene and evaluate. The opportunity of taking the 2nd internship in a 1st year of school allowed us to live directly the initiation to reading and writing, which inspired in us the interest and the involvement, influentiating our bibliographical researches and consequently the title of this report “The Learning of Reading and Writing in the Perspective of a professional of conjoined habilitation”.2014-05-14T14:23:27Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1387TID:201460386porSilva, Solangeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.878020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta
title A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta
spellingShingle A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta
Silva, Solange
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Iniciação à leitura
Iniciação à escrita
title_short A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta
title_full A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta
title_fullStr A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta
title_full_unstemmed A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta
title_sort A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta
author Silva, Solange
author_facet Silva, Solange
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Iniciação à leitura
Iniciação à escrita
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Iniciação à leitura
Iniciação à escrita
description O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo demonstrar as experiências vividas ao longo dos estágios profissionalizantes realizados nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico Ao longo do percurso formativo, foram realizadas pesquisas com o objetivo de conhecer a perspetiva de diversos autores sobre assuntos relacionados com ambas as valências, estes sustentaram a prática pedagógica realizada pela estagiária, procurando, sempre, compreender de que forma esta se desenvolve e quais os aspetos que devemos ter mais em atenção como profissionais de educação. A realização deste documento prende-se também com a descrição da nossa prática profissional, onde explicitamos as várias fases como o observar/preparar, planear/planificar, agir/intervir e avaliar. A oportunidade de ter realizado o segundo estágio num 1º.ano de escolaridade permitiu-nos a vivência direta da iniciação à leitura e à escrita que suscitou em nós muito interesse e envolvimento, influenciando assim as nossas pesquisas bibliográficas e consequentemente o próprio título deste relatório “A aprendizagem da Leitura e da Escrita na Perspetiva de um profissional de habilitação conjunta”.ABSTRACT The present internship report appears connected with the Masters in Pre-School Education and 1st Cycle of the Basic School, and has as objectives to demonstrate the experiences lived throughout the professionalizing internships fulfilled in the categories of Pre-School Education and 1st Cycle of the Basic School. Through the formative process, research was made, with the objective of knowing the perspective of varied authors about subjects related with both categories and these supported the teaching practice implemented by the intern, looking to comprehend in which way the latter develops and which aspects should be more object of concern, as school professionals. The writing of this document is also connected to the description of the professional practice, where it is explained the various stages, as the observe/prepare, projecting/planning, act/intervene and evaluate. The opportunity of taking the 2nd internship in a 1st year of school allowed us to live directly the initiation to reading and writing, which inspired in us the interest and the involvement, influentiating our bibliographical researches and consequently the title of this report “The Learning of Reading and Writing in the Perspective of a professional of conjoined habilitation”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-14T14:23:27Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1387
TID:201460386
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1387
identifier_str_mv TID:201460386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621983518720