A série de harmónicos e a mão direita na aprendizagem da trompa no ensino especializado de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Helena Alves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58333
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_7839eff2fcf875fd3d2f332be2224437
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58333
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A série de harmónicos e a mão direita na aprendizagem da trompa no ensino especializado de músicaThe harmonic series and the right hand in learning the horn in specializes music educationTrompa naturalSérie de harmónicosMão direitaBouché e som de ecoNatural hornHarmonic seriesRight handStopped and stopped hornCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, refletindo o Projeto de Intervenção Pedagógico implementado durante o ano letivo 2017/2018 no Conservatório de Música do Porto, nos grupos de recrutamento M20 – Trompa e M32 – Classes de Conjunto. O Projeto de Intervenção Pedagógica foi levado a cabo a partir da participação de oito alunos de trompa pertencentes a todos os ciclos de ensino, desde a iniciação até ao ensino secundário. Os seus principais objetivos foram melhorar o conhecimento da série de harmónicos e dar a conhecer as possibilidades técnicas do uso da mão direita na trompa, afinação e efeitos de bouché e som de eco. No contexto desses objetivos, foi feita uma introdução à técnica da trompa natural. Para a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógica foi desenhado um exercício de correspondência entre números e harmónicos, dada uma nota fundamental. Foi ainda elaborado e entregue a cada participante na primeira aula um Manual que contempla (1) as posições da trompa, as séries de harmónicos e os exercícios progressivos de duas notas à série completa na série de harmónicos da trompa em Sib; (2) uma sistematização das posições da mão direita na trompa e efeitos bouché e som de eco; (3) uma correspondência da emissão das notas em trompa moderna na trompa natural e exercícios entre duas notas e a escala completa de Dó maior na trompa natural. A metodologia utilizada neste projeto foi a de investigação-ação. Para avaliação da Prática Pedagógica foram realizados inquéritos pré- e pós-intervenção, e ainda um questionário a dez professores de trompa. Da análise dos inquéritos verifica-se que após a Intervenção Pedagógica, os alunos tinham maior conhecimento dos harmónicos e uma maior consciência e correta postura corporal e posicionamento da mão direita.The present report was carried out as part of the Professional Internship of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Minho, where it reflects the Pedagogical Intervention that took place during the 2017/2018 academic year at the Conservatory of Music of Porto, in the recruitment groups M20 – Horn and M32 –Music Group Class. The pedagogical intervention project was carried out from the participation of eight horn students belonging to all teaching cycles, from initiation to high school. Its main objectives were to improve the knowledge of the harmonics series and to make known the technical possibilities of using the right hand in the horn, tuning and effects of Stopped and Stopped Horn. In the context of these objectives, an introduction to the natural horn technique was made. For the implementation of the Pedagogical Intervention Project, an exercise of correspondence between numbers and harmonics was drawn, given a fundamental note. A manual was also prepared and delivered to each participant, in the first class, that contemplates (1) The positions of the horn, the harmonics series and the progressive exercises of two notes to the complete series in the harmonics series of the horn in Bb; (2) A systematization of the right hand positions in the horn and Stopped effects and Stopped Horn; (3) A correspondence of the issuance of the notes in modern horn in the natural horn and exercises between two notes and the full scale of C major in the natural horn. The methodology used in this project was research-action. For the evaluation of the Pedagogical Practice, pre- and post-intervention inquiries were made and a consultation was extended to ten horn teachers. From the analysis of the inquiries, it is verified after the Pedagogical Intervention, the students achieved a better understanding of harmonics and an improved consciousness and correct posture and right hand positioning.Martingo, Ângelo Miguel Quaresma GomesUniversidade do MinhoCosta, Maria Helena Alves20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58333por202138666info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:00.782095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A série de harmónicos e a mão direita na aprendizagem da trompa no ensino especializado de música
The harmonic series and the right hand in learning the horn in specializes music education
title A série de harmónicos e a mão direita na aprendizagem da trompa no ensino especializado de música
spellingShingle A série de harmónicos e a mão direita na aprendizagem da trompa no ensino especializado de música
Costa, Maria Helena Alves
Trompa natural
Série de harmónicos
Mão direita
Bouché e som de eco
Natural horn
Harmonic series
Right hand
Stopped and stopped horn
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A série de harmónicos e a mão direita na aprendizagem da trompa no ensino especializado de música
title_full A série de harmónicos e a mão direita na aprendizagem da trompa no ensino especializado de música
title_fullStr A série de harmónicos e a mão direita na aprendizagem da trompa no ensino especializado de música
title_full_unstemmed A série de harmónicos e a mão direita na aprendizagem da trompa no ensino especializado de música
title_sort A série de harmónicos e a mão direita na aprendizagem da trompa no ensino especializado de música
author Costa, Maria Helena Alves
author_facet Costa, Maria Helena Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Helena Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Trompa natural
Série de harmónicos
Mão direita
Bouché e som de eco
Natural horn
Harmonic series
Right hand
Stopped and stopped horn
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Trompa natural
Série de harmónicos
Mão direita
Bouché e som de eco
Natural horn
Harmonic series
Right hand
Stopped and stopped horn
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58333
url http://hdl.handle.net/1822/58333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202138666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132774241665024