Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Margarida
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22758
Resumo: A investigação apresentada está incluída num estudo mais amplo realizado no âmbito de uma Tese de Mestrado em Educação Matemática, e tem como foco central o estudo da relação entre as concepções e as práticas de três professores de Matemática na avaliação da resolução de problemas. A metodologia é qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso. A recolha de dados resultou de entrevistas, observações, registos e notas. A análise de dados foi feita a partir de um conjunto de categorias previamente definidas. Estes professores revelaram coerência entre as suas concepções e as respectivas práticas na resolução de problemas, embora manifestassem algumas discrepâncias no que se refere à respectiva avaliação. O sentido geral das conclusões desta investigação aponta para a necessidade de se procurar entender a relação entre as concepções e as práticas dos professores nos diferentes domínios, e ainda para a necessidade de se estabelecerem programas de formação dos professores. Este estudo sublinha ainda que a avaliação da resolução de problemas é um domínio de grande complexidade, mesmo para professores com reconhecida experiência.
id RCAP_783d39993f0a5371adb7e00ed49d1da0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?ArtigosA investigação apresentada está incluída num estudo mais amplo realizado no âmbito de uma Tese de Mestrado em Educação Matemática, e tem como foco central o estudo da relação entre as concepções e as práticas de três professores de Matemática na avaliação da resolução de problemas. A metodologia é qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso. A recolha de dados resultou de entrevistas, observações, registos e notas. A análise de dados foi feita a partir de um conjunto de categorias previamente definidas. Estes professores revelaram coerência entre as suas concepções e as respectivas práticas na resolução de problemas, embora manifestassem algumas discrepâncias no que se refere à respectiva avaliação. O sentido geral das conclusões desta investigação aponta para a necessidade de se procurar entender a relação entre as concepções e as práticas dos professores nos diferentes domínios, e ainda para a necessidade de se estabelecerem programas de formação dos professores. Este estudo sublinha ainda que a avaliação da resolução de problemas é um domínio de grande complexidade, mesmo para professores com reconhecida experiência.This research is developed in a Mathematics Education Msc dissertation and it focuses on the study of the relationship between the conceptions and the practice of three mathematics teachers in problem solving assessment. The methodology is qualitative and interpretative, based on case studies. Data gathering was done through interviews, observations, and notes. Data analysis was based in a set of categories previously defined. These teachers revealed coherence between its beliefs and practices in problem solving, although they also showed some discrepancies in their own assessment’ practices. The main direction of the conclusions of this research points to the necessity to understand more deeply the relationships between the conceptions and the practice of the teachers in problem solving. The need of teacher training programs in this domain was another aspect referred by the teachers of this study. This study also emphasises that assessing problem solving is a complex task, even to experimented teachersAPM - Associação de Professores de Matemática2003-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22758por2183-28380872-3915Graça, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:16.090313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
title Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
spellingShingle Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
Graça, Margarida
Artigos
title_short Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
title_full Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
title_fullStr Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
title_full_unstemmed Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
title_sort Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
author Graça, Margarida
author_facet Graça, Margarida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A investigação apresentada está incluída num estudo mais amplo realizado no âmbito de uma Tese de Mestrado em Educação Matemática, e tem como foco central o estudo da relação entre as concepções e as práticas de três professores de Matemática na avaliação da resolução de problemas. A metodologia é qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso. A recolha de dados resultou de entrevistas, observações, registos e notas. A análise de dados foi feita a partir de um conjunto de categorias previamente definidas. Estes professores revelaram coerência entre as suas concepções e as respectivas práticas na resolução de problemas, embora manifestassem algumas discrepâncias no que se refere à respectiva avaliação. O sentido geral das conclusões desta investigação aponta para a necessidade de se procurar entender a relação entre as concepções e as práticas dos professores nos diferentes domínios, e ainda para a necessidade de se estabelecerem programas de formação dos professores. Este estudo sublinha ainda que a avaliação da resolução de problemas é um domínio de grande complexidade, mesmo para professores com reconhecida experiência.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22758
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130477976616960