Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22758 |
Resumo: | A investigação apresentada está incluída num estudo mais amplo realizado no âmbito de uma Tese de Mestrado em Educação Matemática, e tem como foco central o estudo da relação entre as concepções e as práticas de três professores de Matemática na avaliação da resolução de problemas. A metodologia é qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso. A recolha de dados resultou de entrevistas, observações, registos e notas. A análise de dados foi feita a partir de um conjunto de categorias previamente definidas. Estes professores revelaram coerência entre as suas concepções e as respectivas práticas na resolução de problemas, embora manifestassem algumas discrepâncias no que se refere à respectiva avaliação. O sentido geral das conclusões desta investigação aponta para a necessidade de se procurar entender a relação entre as concepções e as práticas dos professores nos diferentes domínios, e ainda para a necessidade de se estabelecerem programas de formação dos professores. Este estudo sublinha ainda que a avaliação da resolução de problemas é um domínio de grande complexidade, mesmo para professores com reconhecida experiência. |
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Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?Avaliação da resolução de problemas: que relação entre as concepções e as práticas lectivas dos professores?ArtigosA investigação apresentada está incluída num estudo mais amplo realizado no âmbito de uma Tese de Mestrado em Educação Matemática, e tem como foco central o estudo da relação entre as concepções e as práticas de três professores de Matemática na avaliação da resolução de problemas. A metodologia é qualitativa e interpretativa, baseada em estudos de caso. A recolha de dados resultou de entrevistas, observações, registos e notas. A análise de dados foi feita a partir de um conjunto de categorias previamente definidas. Estes professores revelaram coerência entre as suas concepções e as respectivas práticas na resolução de problemas, embora manifestassem algumas discrepâncias no que se refere à respectiva avaliação. O sentido geral das conclusões desta investigação aponta para a necessidade de se procurar entender a relação entre as concepções e as práticas dos professores nos diferentes domínios, e ainda para a necessidade de se estabelecerem programas de formação dos professores. Este estudo sublinha ainda que a avaliação da resolução de problemas é um domínio de grande complexidade, mesmo para professores com reconhecida experiência.This research is developed in a Mathematics Education Msc dissertation and it focuses on the study of the relationship between the conceptions and the practice of three mathematics teachers in problem solving assessment. The methodology is qualitative and interpretative, based on case studies. Data gathering was done through interviews, observations, and notes. Data analysis was based in a set of categories previously defined. These teachers revealed coherence between its beliefs and practices in problem solving, although they also showed some discrepancies in their own assessment’ practices. The main direction of the conclusions of this research points to the necessity to understand more deeply the relationships between the conceptions and the practice of the teachers in problem solving. The need of teacher training programs in this domain was another aspect referred by the teachers of this study. This study also emphasises that assessing problem solving is a complex task, even to experimented teachersAPM - Associação de Professores de Matemática2003-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22758por2183-28380872-3915Graça, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:16.090313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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