O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/2729 |
Resumo: | Na nossa perspectiva, o computador é mais um instrumento de trabalho na sala que os alunos podem utilizar livremente para escreverem os seus textos, elaborarem os jornais escolares, construirem os seus ficheiros e projectos. A criança não deve ser ensinada pelo computador, mas deve sim dominar a máquina, deve ser ela a «ensinar coisas» ao computador, podendo este ser um instrumento pedagógico inovador, provocatório de situações muito ricas de aprendizagem. Esta nossa opção levou-nos a escolher como software um bom processamento de texto, base de dados, e a linguagem de programação LOGO. |
id |
RCAP_78413af8cf47bea0cb87b92d61c9f0b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2729 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?Na nossa perspectiva, o computador é mais um instrumento de trabalho na sala que os alunos podem utilizar livremente para escreverem os seus textos, elaborarem os jornais escolares, construirem os seus ficheiros e projectos. A criança não deve ser ensinada pelo computador, mas deve sim dominar a máquina, deve ser ela a «ensinar coisas» ao computador, podendo este ser um instrumento pedagógico inovador, provocatório de situações muito ricas de aprendizagem. Esta nossa opção levou-nos a escolher como software um bom processamento de texto, base de dados, e a linguagem de programação LOGO.ABSTRACT: The computer should be seen as one more tool that students may use freely at school, to help them write their texts, prepare school newspapers, make their files and develop their projects. Children should not be taught by the computer, they should dominate and «teach» the computer. The computer can be used as an innovative learning tool, if it creates rich learning situations. We have therefore decided to use in class a good word processor, a database, and the LOGO programming language.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAPaulus, PascalFaria, Margarida2014-03-22T12:26:32Z1990-01-01T00:00:00Z1990-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2729porAnálise Psicológica, 8, 37-450870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:39Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:40.954083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva? |
title |
O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva? |
spellingShingle |
O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva? Paulus, Pascal |
title_short |
O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva? |
title_full |
O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva? |
title_fullStr |
O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva? |
title_full_unstemmed |
O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva? |
title_sort |
O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva? |
author |
Paulus, Pascal |
author_facet |
Paulus, Pascal Faria, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulus, Pascal Faria, Margarida |
description |
Na nossa perspectiva, o computador é mais um instrumento de trabalho na sala que os alunos podem utilizar livremente para escreverem os seus textos, elaborarem os jornais escolares, construirem os seus ficheiros e projectos. A criança não deve ser ensinada pelo computador, mas deve sim dominar a máquina, deve ser ela a «ensinar coisas» ao computador, podendo este ser um instrumento pedagógico inovador, provocatório de situações muito ricas de aprendizagem. Esta nossa opção levou-nos a escolher como software um bom processamento de texto, base de dados, e a linguagem de programação LOGO. |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990-01-01T00:00:00Z 1990-01-01T00:00:00Z 2014-03-22T12:26:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/2729 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/2729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, 8, 37-45 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130067714965505 |