O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulus, Pascal
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: Faria, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2729
Resumo: Na nossa perspectiva, o computador é mais um instrumento de trabalho na sala que os alunos podem utilizar livremente para escreverem os seus textos, elaborarem os jornais escolares, construirem os seus ficheiros e projectos. A criança não deve ser ensinada pelo computador, mas deve sim dominar a máquina, deve ser ela a «ensinar coisas» ao computador, podendo este ser um instrumento pedagógico inovador, provocatório de situações muito ricas de aprendizagem. Esta nossa opção levou-nos a escolher como software um bom processamento de texto, base de dados, e a linguagem de programação LOGO.
id RCAP_78413af8cf47bea0cb87b92d61c9f0b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2729
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?Na nossa perspectiva, o computador é mais um instrumento de trabalho na sala que os alunos podem utilizar livremente para escreverem os seus textos, elaborarem os jornais escolares, construirem os seus ficheiros e projectos. A criança não deve ser ensinada pelo computador, mas deve sim dominar a máquina, deve ser ela a «ensinar coisas» ao computador, podendo este ser um instrumento pedagógico inovador, provocatório de situações muito ricas de aprendizagem. Esta nossa opção levou-nos a escolher como software um bom processamento de texto, base de dados, e a linguagem de programação LOGO.ABSTRACT: The computer should be seen as one more tool that students may use freely at school, to help them write their texts, prepare school newspapers, make their files and develop their projects. Children should not be taught by the computer, they should dominate and «teach» the computer. The computer can be used as an innovative learning tool, if it creates rich learning situations. We have therefore decided to use in class a good word processor, a database, and the LOGO programming language.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAPaulus, PascalFaria, Margarida2014-03-22T12:26:32Z1990-01-01T00:00:00Z1990-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2729porAnálise Psicológica, 8, 37-450870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:39Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:40.954083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?
title O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?
spellingShingle O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?
Paulus, Pascal
title_short O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?
title_full O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?
title_fullStr O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?
title_full_unstemmed O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?
title_sort O computador na sala de aula: Finalmente a mudança decisiva?
author Paulus, Pascal
author_facet Paulus, Pascal
Faria, Margarida
author_role author
author2 Faria, Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulus, Pascal
Faria, Margarida
description Na nossa perspectiva, o computador é mais um instrumento de trabalho na sala que os alunos podem utilizar livremente para escreverem os seus textos, elaborarem os jornais escolares, construirem os seus ficheiros e projectos. A criança não deve ser ensinada pelo computador, mas deve sim dominar a máquina, deve ser ela a «ensinar coisas» ao computador, podendo este ser um instrumento pedagógico inovador, provocatório de situações muito ricas de aprendizagem. Esta nossa opção levou-nos a escolher como software um bom processamento de texto, base de dados, e a linguagem de programação LOGO.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-01-01T00:00:00Z
1990-01-01T00:00:00Z
2014-03-22T12:26:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2729
url http://hdl.handle.net/10400.12/2729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 8, 37-45
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130067714965505