COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783 |
Resumo: | O artigo discute o lugar e as implicações do computador na sala de aula, levantando algumas considerações críticas sobre a sua utilização no contexto da prática de ensino. A efetivação da discussão apoia-se em 3 argumentos básicos: 1.º - O computador é um artefato socialmente construído, que se insere no processo de produção capitalista, em via de superação do padrão de acumulação taylorista fodirsta. 2º - A utilização do computador na sala de aula representa uma migração de uma construção social mercantil para o espaço escolar. 3º - A utilização na sala de aula do computador e dos softwares, produzidos pela sociedade tecnizada significa uma absorção da ideologia mercantil. |
id |
UFMG-23_220dcd7fab90907297602f2e8a26479f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/8783 |
network_acronym_str |
UFMG-23 |
network_name_str |
Trabalho & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕESComputadorTecnologiaSala de aula370.05O artigo discute o lugar e as implicações do computador na sala de aula, levantando algumas considerações críticas sobre a sua utilização no contexto da prática de ensino. A efetivação da discussão apoia-se em 3 argumentos básicos: 1.º - O computador é um artefato socialmente construído, que se insere no processo de produção capitalista, em via de superação do padrão de acumulação taylorista fodirsta. 2º - A utilização do computador na sala de aula representa uma migração de uma construção social mercantil para o espaço escolar. 3º - A utilização na sala de aula do computador e dos softwares, produzidos pela sociedade tecnizada significa uma absorção da ideologia mercantil. Universidade Federal de Minas Gerais2013-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82Trabalho & Educação; v. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-822238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783/6288Gonçalves, Irlen Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8783Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:23Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES |
title |
COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES |
spellingShingle |
COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES Gonçalves, Irlen Antônio Computador Tecnologia Sala de aula 370.05 |
title_short |
COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES |
title_full |
COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES |
title_fullStr |
COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES |
title_full_unstemmed |
COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES |
title_sort |
COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES |
author |
Gonçalves, Irlen Antônio |
author_facet |
Gonçalves, Irlen Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Irlen Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador Tecnologia Sala de aula 370.05 |
topic |
Computador Tecnologia Sala de aula 370.05 |
description |
O artigo discute o lugar e as implicações do computador na sala de aula, levantando algumas considerações críticas sobre a sua utilização no contexto da prática de ensino. A efetivação da discussão apoia-se em 3 argumentos básicos: 1.º - O computador é um artefato socialmente construído, que se insere no processo de produção capitalista, em via de superação do padrão de acumulação taylorista fodirsta. 2º - A utilização do computador na sala de aula representa uma migração de uma construção social mercantil para o espaço escolar. 3º - A utilização na sala de aula do computador e dos softwares, produzidos pela sociedade tecnizada significa uma absorção da ideologia mercantil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783/6288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82 Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82 Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82 Trabalho & Educação; v. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82 2238-037X 1516-9537 reponame:Trabalho & Educação (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Trabalho & Educação (Online) |
collection |
Trabalho & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com |
_version_ |
1797220511730630656 |