COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Irlen Antônio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783
Resumo: O artigo discute o lugar e as implicações do computador na sala de aula, levantando algumas considerações críticas sobre a sua utilização no contexto da prática de ensino. A efetivação da discussão apoia-se em 3 argumentos básicos: 1.º - O computador é um artefato socialmente construído, que se insere no processo de produção capitalista, em via de superação do padrão de acumulação taylorista fodirsta. 2º - A utilização do computador na sala de aula representa uma migração de uma construção social mercantil para o espaço escolar. 3º - A utilização na sala de aula do computador e dos softwares, produzidos pela sociedade tecnizada significa uma absorção da ideologia mercantil.
id UFMG-23_220dcd7fab90907297602f2e8a26479f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/8783
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕESComputadorTecnologiaSala de aula370.05O artigo discute o lugar e as implicações do computador na sala de aula, levantando algumas considerações críticas sobre a sua utilização no contexto da prática de ensino. A efetivação da discussão apoia-se em 3 argumentos básicos: 1.º - O computador é um artefato socialmente construído, que se insere no processo de produção capitalista, em via de superação do padrão de acumulação taylorista fodirsta. 2º - A utilização do computador na sala de aula representa uma migração de uma construção social mercantil para o espaço escolar. 3º - A utilização na sala de aula do computador e dos softwares, produzidos pela sociedade tecnizada significa uma absorção da ideologia mercantil. Universidade Federal de Minas Gerais2013-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82Trabalho & Educação; v. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-822238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783/6288Gonçalves, Irlen Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:51:23Zoai:periodicos.ufmg.br:article/8783Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:51:23Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES
title COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES
spellingShingle COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES
Gonçalves, Irlen Antônio
Computador
Tecnologia
Sala de aula
370.05
title_short COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES
title_full COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES
title_fullStr COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES
title_full_unstemmed COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES
title_sort COMPUTADOR NA SALA DE AULA: LUGAR E IMPLICAÇÕES
author Gonçalves, Irlen Antônio
author_facet Gonçalves, Irlen Antônio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Irlen Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Computador
Tecnologia
Sala de aula
370.05
topic Computador
Tecnologia
Sala de aula
370.05
description O artigo discute o lugar e as implicações do computador na sala de aula, levantando algumas considerações críticas sobre a sua utilização no contexto da prática de ensino. A efetivação da discussão apoia-se em 3 argumentos básicos: 1.º - O computador é um artefato socialmente construído, que se insere no processo de produção capitalista, em via de superação do padrão de acumulação taylorista fodirsta. 2º - A utilização do computador na sala de aula representa uma migração de uma construção social mercantil para o espaço escolar. 3º - A utilização na sala de aula do computador e dos softwares, produzidos pela sociedade tecnizada significa uma absorção da ideologia mercantil.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8783/6288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82
Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82
Trabalho & Educação; Vol. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82
Trabalho & Educação; v. 2 (1997): NÚMERO 2; 69-82
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220511730630656