Dislexia e competência leitora: uma investigação sobre a contribuição das mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kretzer, Eliane Costa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vieira, Gicele Vergine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/4265
Resumo: A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento que compromete as habilidades de reconhecimento da relação grafema-fonema e de construção de sentido, causando prejuízo à competência leitora. Considerando-se a necessidade de encontrar alternativas terapêuticas que estimulem essas habilidades, esta pesquisa investigou as contribuições das mídias digitais para o desenvolvimento da competência leitora, propondo atividades psicopedagógicas de leitura mediadas pelas mídias digitais. Propôs-se uma análise qualitativa das experiências de aprendizagem de um indivíduo disléxico, coletadas por meio de observações e registros de sessões de intervenção psicopedagógica no período de 4 meses. A análise revelou aparente avanço do indivíduo em relação ao aprimoramento das habilidades de decodificação, visto que o uso das mídias digitais parece ter favorecido o processo de identificação de grafemas e fonemas. O uso das mídias digitais pareceu contribuir para que o indivíduo percebesse erros de ordem ortográfica oriundos da similaridade visual dos traços gráficos e de ordem fonológica relacionados à semelhança do traço fonético. Ademais, o indivíduo mostrou-se motivado nas intervenções, demonstrando interesse nas atividades mediadas por mídias digitais. Em suma, os resultados sugerem que a utilização, na clínica psicopedagógica, das mídias digitais operam positivamente tanto no enriquecimento da compreensão leitora como na promoção da autoestima do indivíduo disléxico.
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