Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25869 |
Resumo: | Esta monografia propõe por objetivo analisar, através do material de apoio criado pela Associação Brasileira de Dislexia – ABD, à luz da Neurociência: “Como interagir com o disléxico em sala de aula”, a pertinência das competências do Exame Nacional do Ensino Médio referentes à produção textual para alunos com dislexia do desenvolvimento. Para dar conta desse objetivo, selecionamos e analisamos cada uma dessas competências, através de uma pesquisa empírica qualitativa descritiva, correlacionando-as ao material de apoio supracitado. Esta pesquisa justifica-se, pois, os alunos com dislexia do desenvolvimento não possuem a aptidão necessária para serem avaliados sob os mesmos critérios que outros alunos que não possuem nenhum tipo de distúrbio de aprendizagem. Os dados sugerem que o aluno com dislexia do desenvolvimento possui a conectividade funcional cerebral diminuída, ou até mesmo ausente, nas regiões da rede da leitura. Portanto, ele não consegue desenvolver a habilidade de leitura da mesma forma que o indivíduo que não tem esse transtorno. Logo, conclui-se que, se continuarem sendo avaliados dessa maneira, os alunos com dislexia do desenvolvimento permanecerão na categoria “insuficiente”. |
id |
Ânima_4aaa19ea8c07d8a5c32c07297210b3f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25869 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociênciaDislexia do desenvolvimentoCompetências do ENEMNeurociênciaEsta monografia propõe por objetivo analisar, através do material de apoio criado pela Associação Brasileira de Dislexia – ABD, à luz da Neurociência: “Como interagir com o disléxico em sala de aula”, a pertinência das competências do Exame Nacional do Ensino Médio referentes à produção textual para alunos com dislexia do desenvolvimento. Para dar conta desse objetivo, selecionamos e analisamos cada uma dessas competências, através de uma pesquisa empírica qualitativa descritiva, correlacionando-as ao material de apoio supracitado. Esta pesquisa justifica-se, pois, os alunos com dislexia do desenvolvimento não possuem a aptidão necessária para serem avaliados sob os mesmos critérios que outros alunos que não possuem nenhum tipo de distúrbio de aprendizagem. Os dados sugerem que o aluno com dislexia do desenvolvimento possui a conectividade funcional cerebral diminuída, ou até mesmo ausente, nas regiões da rede da leitura. Portanto, ele não consegue desenvolver a habilidade de leitura da mesma forma que o indivíduo que não tem esse transtorno. Logo, conclui-se que, se continuarem sendo avaliados dessa maneira, os alunos com dislexia do desenvolvimento permanecerão na categoria “insuficiente”.Mauricio, Daiane de Souza AlvesPereira, Helena Liberato2022-09-29T12:57:32Z2022-09-29T12:57:32Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25869TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-09-29T12:57:33Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25869Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-09-29T12:57:33Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência |
title |
Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência |
spellingShingle |
Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência Pereira, Helena Liberato Dislexia do desenvolvimento Competências do ENEM Neurociência |
title_short |
Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência |
title_full |
Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência |
title_fullStr |
Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência |
title_full_unstemmed |
Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência |
title_sort |
Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência |
author |
Pereira, Helena Liberato |
author_facet |
Pereira, Helena Liberato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mauricio, Daiane de Souza Alves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Helena Liberato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia do desenvolvimento Competências do ENEM Neurociência |
topic |
Dislexia do desenvolvimento Competências do ENEM Neurociência |
description |
Esta monografia propõe por objetivo analisar, através do material de apoio criado pela Associação Brasileira de Dislexia – ABD, à luz da Neurociência: “Como interagir com o disléxico em sala de aula”, a pertinência das competências do Exame Nacional do Ensino Médio referentes à produção textual para alunos com dislexia do desenvolvimento. Para dar conta desse objetivo, selecionamos e analisamos cada uma dessas competências, através de uma pesquisa empírica qualitativa descritiva, correlacionando-as ao material de apoio supracitado. Esta pesquisa justifica-se, pois, os alunos com dislexia do desenvolvimento não possuem a aptidão necessária para serem avaliados sob os mesmos critérios que outros alunos que não possuem nenhum tipo de distúrbio de aprendizagem. Os dados sugerem que o aluno com dislexia do desenvolvimento possui a conectividade funcional cerebral diminuída, ou até mesmo ausente, nas regiões da rede da leitura. Portanto, ele não consegue desenvolver a habilidade de leitura da mesma forma que o indivíduo que não tem esse transtorno. Logo, conclui-se que, se continuarem sendo avaliados dessa maneira, os alunos com dislexia do desenvolvimento permanecerão na categoria “insuficiente”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2022-09-29T12:57:32Z 2022-09-29T12:57:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25869 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
40 f. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415844249272320 |