Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Helena Liberato
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25869
Resumo: Esta monografia propõe por objetivo analisar, através do material de apoio criado pela Associação Brasileira de Dislexia – ABD, à luz da Neurociência: “Como interagir com o disléxico em sala de aula”, a pertinência das competências do Exame Nacional do Ensino Médio referentes à produção textual para alunos com dislexia do desenvolvimento. Para dar conta desse objetivo, selecionamos e analisamos cada uma dessas competências, através de uma pesquisa empírica qualitativa descritiva, correlacionando-as ao material de apoio supracitado. Esta pesquisa justifica-se, pois, os alunos com dislexia do desenvolvimento não possuem a aptidão necessária para serem avaliados sob os mesmos critérios que outros alunos que não possuem nenhum tipo de distúrbio de aprendizagem. Os dados sugerem que o aluno com dislexia do desenvolvimento possui a conectividade funcional cerebral diminuída, ou até mesmo ausente, nas regiões da rede da leitura. Portanto, ele não consegue desenvolver a habilidade de leitura da mesma forma que o indivíduo que não tem esse transtorno. Logo, conclui-se que, se continuarem sendo avaliados dessa maneira, os alunos com dislexia do desenvolvimento permanecerão na categoria “insuficiente”.
id Ânima_4aaa19ea8c07d8a5c32c07297210b3f3
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25869
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociênciaDislexia do desenvolvimentoCompetências do ENEMNeurociênciaEsta monografia propõe por objetivo analisar, através do material de apoio criado pela Associação Brasileira de Dislexia – ABD, à luz da Neurociência: “Como interagir com o disléxico em sala de aula”, a pertinência das competências do Exame Nacional do Ensino Médio referentes à produção textual para alunos com dislexia do desenvolvimento. Para dar conta desse objetivo, selecionamos e analisamos cada uma dessas competências, através de uma pesquisa empírica qualitativa descritiva, correlacionando-as ao material de apoio supracitado. Esta pesquisa justifica-se, pois, os alunos com dislexia do desenvolvimento não possuem a aptidão necessária para serem avaliados sob os mesmos critérios que outros alunos que não possuem nenhum tipo de distúrbio de aprendizagem. Os dados sugerem que o aluno com dislexia do desenvolvimento possui a conectividade funcional cerebral diminuída, ou até mesmo ausente, nas regiões da rede da leitura. Portanto, ele não consegue desenvolver a habilidade de leitura da mesma forma que o indivíduo que não tem esse transtorno. Logo, conclui-se que, se continuarem sendo avaliados dessa maneira, os alunos com dislexia do desenvolvimento permanecerão na categoria “insuficiente”.Mauricio, Daiane de Souza AlvesPereira, Helena Liberato2022-09-29T12:57:32Z2022-09-29T12:57:32Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis40 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25869TubarãoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-09-29T12:57:33Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/25869Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-09-29T12:57:33Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência
title Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência
spellingShingle Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência
Pereira, Helena Liberato
Dislexia do desenvolvimento
Competências do ENEM
Neurociência
title_short Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência
title_full Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência
title_fullStr Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência
title_full_unstemmed Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência
title_sort Entre a dislexia do desenvolvimento e as competências da produção textual do exame nacional do ensino médio: uma análise à luz da neurociência
author Pereira, Helena Liberato
author_facet Pereira, Helena Liberato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mauricio, Daiane de Souza Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Helena Liberato
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia do desenvolvimento
Competências do ENEM
Neurociência
topic Dislexia do desenvolvimento
Competências do ENEM
Neurociência
description Esta monografia propõe por objetivo analisar, através do material de apoio criado pela Associação Brasileira de Dislexia – ABD, à luz da Neurociência: “Como interagir com o disléxico em sala de aula”, a pertinência das competências do Exame Nacional do Ensino Médio referentes à produção textual para alunos com dislexia do desenvolvimento. Para dar conta desse objetivo, selecionamos e analisamos cada uma dessas competências, através de uma pesquisa empírica qualitativa descritiva, correlacionando-as ao material de apoio supracitado. Esta pesquisa justifica-se, pois, os alunos com dislexia do desenvolvimento não possuem a aptidão necessária para serem avaliados sob os mesmos critérios que outros alunos que não possuem nenhum tipo de distúrbio de aprendizagem. Os dados sugerem que o aluno com dislexia do desenvolvimento possui a conectividade funcional cerebral diminuída, ou até mesmo ausente, nas regiões da rede da leitura. Portanto, ele não consegue desenvolver a habilidade de leitura da mesma forma que o indivíduo que não tem esse transtorno. Logo, conclui-se que, se continuarem sendo avaliados dessa maneira, os alunos com dislexia do desenvolvimento permanecerão na categoria “insuficiente”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2022-09-29T12:57:32Z
2022-09-29T12:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25869
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 40 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415844249272320