Vítimas e agressores de bullying escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4184 |
Resumo: | Este estudo apresenta a fequência com que o «bullying» escolar atinge os alunos de uma escola, dividindo-os entre indivíduos que não se envolvem em violência escolar, agressores e agredidos (passivos ou provocadores). Caracteriza cada um dos grupos e verifica a influência das seguintes variáveis: idade; género; segurança no ambiente escolar; violência paternal contra os sujeitos; consumo de substâncias aditivas; sintomas físicos e psicológicos; tipos de violência e estatuto sócio-económico. Os dados são obtidos através de um questionário de autopreenchimento (Questionário de Comportamentos de Saúde em Crianças e Jovens em Idade Escolar) aplicado a alunos do 2.º e 3.º ciclo de escolaridade. |
id |
RCAP_7846d130e3ad1088fecdd0d48aeaf305 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4184 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vítimas e agressores de bullying escolarBullying escolarAgressoresVítimas (agredidos)Vítimas provocadoras (agredidos e agressores)Bullying in the schoolAggressorsVictims (beaten)Provocative victims (beaten and aggressors)Psicologia ClínicaEste estudo apresenta a fequência com que o «bullying» escolar atinge os alunos de uma escola, dividindo-os entre indivíduos que não se envolvem em violência escolar, agressores e agredidos (passivos ou provocadores). Caracteriza cada um dos grupos e verifica a influência das seguintes variáveis: idade; género; segurança no ambiente escolar; violência paternal contra os sujeitos; consumo de substâncias aditivas; sintomas físicos e psicológicos; tipos de violência e estatuto sócio-económico. Os dados são obtidos através de um questionário de autopreenchimento (Questionário de Comportamentos de Saúde em Crianças e Jovens em Idade Escolar) aplicado a alunos do 2.º e 3.º ciclo de escolaridade.ABSTRACT: This study presents the frequency that «bullying» in the school affects the students of one school, dividing them in individuals that don’t involve in school violence, aggressors and beaten (passives or provocative). Characterize each one of the groups and verify the influence of the following variables: age; gender; safety in the school environmental; paternal violence against the individuals; consume of addictive substances; physical and psychological symptoms; types of violence and socio-economical statute. The data are obtain by a self-report questionnaire (Health Behaviour in School-age Children Survey) applied to students of second and third level of school.Sá, EduardoRepositório do ISPAGonçalves, Ana Patrícia Fernandes de Campos Ribeiro2015-12-11T11:52:47Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4184porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:55Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:00.088294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vítimas e agressores de bullying escolar |
title |
Vítimas e agressores de bullying escolar |
spellingShingle |
Vítimas e agressores de bullying escolar Gonçalves, Ana Patrícia Fernandes de Campos Ribeiro Bullying escolar Agressores Vítimas (agredidos) Vítimas provocadoras (agredidos e agressores) Bullying in the school Aggressors Victims (beaten) Provocative victims (beaten and aggressors) Psicologia Clínica |
title_short |
Vítimas e agressores de bullying escolar |
title_full |
Vítimas e agressores de bullying escolar |
title_fullStr |
Vítimas e agressores de bullying escolar |
title_full_unstemmed |
Vítimas e agressores de bullying escolar |
title_sort |
Vítimas e agressores de bullying escolar |
author |
Gonçalves, Ana Patrícia Fernandes de Campos Ribeiro |
author_facet |
Gonçalves, Ana Patrícia Fernandes de Campos Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Eduardo Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Patrícia Fernandes de Campos Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying escolar Agressores Vítimas (agredidos) Vítimas provocadoras (agredidos e agressores) Bullying in the school Aggressors Victims (beaten) Provocative victims (beaten and aggressors) Psicologia Clínica |
topic |
Bullying escolar Agressores Vítimas (agredidos) Vítimas provocadoras (agredidos e agressores) Bullying in the school Aggressors Victims (beaten) Provocative victims (beaten and aggressors) Psicologia Clínica |
description |
Este estudo apresenta a fequência com que o «bullying» escolar atinge os alunos de uma escola, dividindo-os entre indivíduos que não se envolvem em violência escolar, agressores e agredidos (passivos ou provocadores). Caracteriza cada um dos grupos e verifica a influência das seguintes variáveis: idade; género; segurança no ambiente escolar; violência paternal contra os sujeitos; consumo de substâncias aditivas; sintomas físicos e psicológicos; tipos de violência e estatuto sócio-económico. Os dados são obtidos através de um questionário de autopreenchimento (Questionário de Comportamentos de Saúde em Crianças e Jovens em Idade Escolar) aplicado a alunos do 2.º e 3.º ciclo de escolaridade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009-01-01T00:00:00Z 2015-12-11T11:52:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/4184 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/4184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130081164001280 |