Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Joana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/110532
Resumo: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
id RCAP_784e9a4d5ef464d40a1472622241fc72
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/110532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2L2 AcquisitionExplict Grammar TeachingSyntaxSyntax-DiscourseAquisição de L2Ensino Explícito da GramáticaSintaxeSintaxe-DiscursoUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020The present study investigates the effects of explicit grammar teaching on the acquisition of a core syntactic property (the ungrammaticality of free inversion) and a syntax-discourse property (the unacceptability of locative inversion with informationally heavy verbs) by advanced and upper intermediate Portuguese learners of English. The study followed a pre-test/post-test design. Its results reveal that, at an upper intermediate level, explicit teaching did not have any effects on learners’ performance, regardless of the type of property. At an advanced level, in contrast, the teaching intervention resulted in gains in all cases. However, these gains were only maintained beyond the immediate teaching period when the target property was strictly syntactic. These findings indicate that the effectiveness of instruction depends on the stage of development at which learners are and on the type of target property. The pedagogical implications of the findings are discussed in detail.Departamento de Linguística (DL)Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNTeixeira, Joana2021-01-21T23:45:47Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/110532por2183-9077PURE: 27323767https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a20info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:25Zoai:run.unl.pt:10362/110532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:39.614558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2
title Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2
spellingShingle Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2
Teixeira, Joana
L2 Acquisition
Explict Grammar Teaching
Syntax
Syntax-Discourse
Aquisição de L2
Ensino Explícito da Gramática
Sintaxe
Sintaxe-Discurso
title_short Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2
title_full Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2
title_fullStr Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2
title_full_unstemmed Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2
title_sort Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2
author Teixeira, Joana
author_facet Teixeira, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Departamento de Linguística (DL)
Centro de Linguística da UNL (CLUNL)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv L2 Acquisition
Explict Grammar Teaching
Syntax
Syntax-Discourse
Aquisição de L2
Ensino Explícito da Gramática
Sintaxe
Sintaxe-Discurso
topic L2 Acquisition
Explict Grammar Teaching
Syntax
Syntax-Discourse
Aquisição de L2
Ensino Explícito da Gramática
Sintaxe
Sintaxe-Discurso
description UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-21T23:45:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/110532
url http://hdl.handle.net/10362/110532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-9077
PURE: 27323767
https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138029615448064