Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/110532 |
Resumo: | UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
id |
RCAP_784e9a4d5ef464d40a1472622241fc72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/110532 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2L2 AcquisitionExplict Grammar TeachingSyntaxSyntax-DiscourseAquisição de L2Ensino Explícito da GramáticaSintaxeSintaxe-DiscursoUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020The present study investigates the effects of explicit grammar teaching on the acquisition of a core syntactic property (the ungrammaticality of free inversion) and a syntax-discourse property (the unacceptability of locative inversion with informationally heavy verbs) by advanced and upper intermediate Portuguese learners of English. The study followed a pre-test/post-test design. Its results reveal that, at an upper intermediate level, explicit teaching did not have any effects on learners’ performance, regardless of the type of property. At an advanced level, in contrast, the teaching intervention resulted in gains in all cases. However, these gains were only maintained beyond the immediate teaching period when the target property was strictly syntactic. These findings indicate that the effectiveness of instruction depends on the stage of development at which learners are and on the type of target property. The pedagogical implications of the findings are discussed in detail.Departamento de Linguística (DL)Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNTeixeira, Joana2021-01-21T23:45:47Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article22application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/110532por2183-9077PURE: 27323767https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a20info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:54:25Zoai:run.unl.pt:10362/110532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:39.614558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2 |
title |
Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2 |
spellingShingle |
Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2 Teixeira, Joana L2 Acquisition Explict Grammar Teaching Syntax Syntax-Discourse Aquisição de L2 Ensino Explícito da Gramática Sintaxe Sintaxe-Discurso |
title_short |
Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2 |
title_full |
Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2 |
title_fullStr |
Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2 |
title_full_unstemmed |
Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2 |
title_sort |
Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2 |
author |
Teixeira, Joana |
author_facet |
Teixeira, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Departamento de Linguística (DL) Centro de Linguística da UNL (CLUNL) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
L2 Acquisition Explict Grammar Teaching Syntax Syntax-Discourse Aquisição de L2 Ensino Explícito da Gramática Sintaxe Sintaxe-Discurso |
topic |
L2 Acquisition Explict Grammar Teaching Syntax Syntax-Discourse Aquisição de L2 Ensino Explícito da Gramática Sintaxe Sintaxe-Discurso |
description |
UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-21T23:45:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/110532 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/110532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-9077 PURE: 27323767 https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
22 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138029615448064 |