Estudo das Instabilidades dos Taludes na Estrada Lubango – Humpata, EN 280 (Angola)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/99841 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Geociências, Ambiente e Ordenamento, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. |
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Estudo das Instabilidades dos Taludes na Estrada Lubango – Humpata, EN 280 (Angola)Estabilidade de taludesRMRSMRRHRSLubangoSlope stabilityRMRSMRRHRSLubangoDissertação de Mestrado em Geociências, Ambiente e Ordenamento, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Nesta dissertação caracterizam-se as situações de instabilidade de dois taludes rodoviários pertencentes à Estrada Nacional 280 e que se localizam nas proximidades da área urbana de Lubango. Os taludes são constituídos essencialmente por quartzo-arenitos ou quartzitos de cores esbranquiçadas a amareladas que são sobrepostos por depósitos de cobertura. Nos taludes estudados têm-se verificado quedas de blocos rochosos e também deslizamentos planares e em cunha. Procedeu-se a trabalhos de levantamento de campo e estudos de gabinete. Este trabalho é constituído por seis capítulos, o primeiro capítulo corresponde à introdução do estudo desenvolvido; o segundo capítulo está relacionado com a classificação dos tipos de instabilidades de taludes e vertentes, com a descrição dos factores associados aos processos de instabilização e das medidas de estabilização dos taludes; no terceiro capítulo é abordado o enquadramento da área de estudo (enquadramento geográfico, geológico); no quarto capítulo define-se a metodologia utilizada, em que se utilizaram as classificações Slope Mass Rating e Rockfall Hazard Rating System; no quinto capítulo desenvolve-se a aplicação da metodologia proposta, a comparação dos resultados obtidos e também são abordadas as medidas de redução e de mitigação das situações de instabilidade; no sexto e último capítulo definem-se as conclusões.This dissertation analyses the stability problems of two excavation slopes that belonging to the National Road 280 and which are located nearby the Lubango’s urban area. The slopes are mainly composed by whitish to yellowish quartz arenits formations, which are overlaid by debris deposits. Different types of slopes failures have occurred such as rockfalls and also planar and wedge failures have occurred. Several field tests and desk studies were carried out. This study is constituted by six chapters. The first chapter corresponds to the introduction of the studied subject; the second chapter focuses the landslides classification and causes, as well as the slopes prevention and stabilization; the third describes the geography and geology of the studied area; the fourth describes the methodology used, which comprehends the Slope Mass Rating and the Rockfall Hazard Rating System; the fifth chapter carries out the proposed methodology, the results are compared and slope prevention and stabilization measures are defined; in the sixth and last chapter the conclusions are presented.2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99841http://hdl.handle.net/10316/99841porPrego, Guido Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:01:04Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:21.273737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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