Caracterização das situações de instabilidade na estrada nacional 280, serra da Leba (Angola)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chitonga, Arulo Ezequias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/98882
Resumo: Dissertação de Mestrado em Geociências, Ambiente e Ordenamento, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
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spelling Caracterização das situações de instabilidade na estrada nacional 280, serra da Leba (Angola)TaludesRMRRHRSLebaAngolaSlopesRMRRHRSLebaAngolaDissertação de Mestrado em Geociências, Ambiente e Ordenamento, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.No presente trabalho procedeu-se à caracterização de movimentos de instabilidade em seis taludes localizados na descida da Leba ao longo da Estrada Nacional 280, a qual estabelece a ligação entre as províncias da Huíla e do Namibe. Nos taludes ocorrem arenitos e quartzo-arenitos, bem como vulcanoclastitos, verificando-se a sua sobreposição por depósitos de cobertura. O estudo compreende uma introdução na qual são apresentados os objetivos e fundamenta-se a importância do trabalho efetuado. Descrevem-se os vários tipos de instabilidade e os seus principais fatores condicionantes. Procede-se à localização geográfica da área de estudo, à descrição dos aspetos climáticos, socioeconómicos, bem como às caracterizações geológicas regional e local. A metodologia utilizada no presente estudo é exposta. Recorre-se à aplicação das classificações “Rock Mass Rating” (RMR) de Bieniawski (1979, 1989) e “Rockfall Hazard Rating System” (RHRS) (Pierson et al., 1990). Do estudo efetuado verificou-se os taludes são constituídos por maciços rochosos com um comportamento geotécnico de boa a razoável qualidade. Os valores da classificação RHRS indicaram a existência de taludes com valores iguais ou superiores a 300, pelo que devem ser adotadas medidas de estabilização. São apresentadas as principais conclusões, indicando-se igualmente as possíveis recomendações e propostas no sentido de evitar as consequências dos movimentos de instabilidade.This work studies stability problems of six slopes on the National Highway 280, in Leba Sierra. This road connects the provinces of Huila and Namibe. The slopes are composed by sandstones and quartz-sandstones; vulcanoclastites and overlapping coverage deposits are also present. The study comprises an introduction where the objectives are set and the importance of the work justified. The different types of slope movements and their main factors are described. The geographical location of the study area, the description of the climate, the socio-economic aspects, as well as the geological characterizations are carried out. The methodology used is described. The Rock Mass Rating (RMR) (Bieniawski, 1979 & 1989) and Rock Fall Hazard System (RHRS) (Pierson et al., 1990) are adopted. The main conclusions and also recommendations and possible stabilization measures are presented.2016-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/98882http://hdl.handle.net/10316/98882porChitonga, Arulo Ezequiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-02-25T21:52:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/98882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:35.966981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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