A relevância da sustentabilidade ambiental na gestão da Lavandaria Cavada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabenguela, Christopher Roberto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10317
Resumo: A preocupação básica deste estudo é apontar as principais práticas que devem ser utilizadas de maneira que pactue com o nível de sustentabilidade ambiental no sector. O presente trabalho procura analisar o parâmetro da sustentabilidade na empresa tendo como objectivo descrever a dimensão da sustentabilidade, que é categorizada em aspectos ambientais, económicos e sociais, sendo esta interligação um diferencial para as pequenas e médias empresas. De forma minuciosa, com o estudo buscamos explorar e apontar as principais fontes de degradação ambiental, como também mensurar e dimensionar os custos associados à sua redução, com o propósito de melhorar as estratégias privadas com base no conhecimento sobre o meio ambiente. Procuramos contextualizar a relação entre a sustentabilidade ambiental e a actividade económica que podem servir de instrumentos para a função redistributiva do rendimento e da riqueza do empresário tendo em conta a crescente preocupação das pessoas em relação a preservação do ambiente. A metodologia de pesquisa aplicada no presente trabalho é a pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Para a elaboração desta revisão, foram percorridos os seguintes passos: identificação do tema, pesquisas bibliográficas, estudo de campo ou investigação na qual são incluídos os instrumentos de recolha de dados, avaliação, interpretação dos resultados e sugestões que servirão para realização de uma mudança cultural do empresário em relação a sustentabilidade ambiental. Conclui-se que os principais factores que podem motivar a adoção de práticas ambientais são o factores externos como a legislação do ambiente, o apoio do Estado, e os factores internos (consumidores) se manifestarem preocupações sobre o ambiente, a redução de custos, e outros factores que proporcionam o aumento do nível de competitividade dos negócios tais como criação de valor e a visibilidade da marca da empresa no mercado em que actua.
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