Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Inês
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Abrantes, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6554
Resumo: Parte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação.
id RCAP_78583b9b7dc6d632e5311ad008fc61ec
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6554
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidosEDUCAÇÃOSOCIOLOGIALIDERANÇAESCOLASCULTURA ORGANIZACIONALPOLÍTICA EDUCATIVAAVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃOEDUCATIONSOCIOLOGYLEADERSHIPSCHOOLSORGANIZATIONAL CULTUREEDUCATIONAL POLICYEDUCATIONAL ASSESSMENTCROZIER, MICHELWEBER, MAXFRIEDBERG, ERHARDParte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação.The point of departure is a sociological perspective on power in schooling organizations, based on Max Weber’s and Croizier & Friedberg’s paramount theories. This perspective is intertwined with recent studies on leadership in schools and, thus, it is used to analyze the leadership dynamics in two school settings, located in poor areas, in different regions of Portugal. The “case studies” included interviews to teachers in different functions in both settings, a survey to teachers and other to parents, as well as participant observation. The analysis underlines the tension between legal and traditional sources of power, the weakness of general boards and intermediary leaderships, as well as gaps of pedagogical leadership, pointing out some strategies to surpass them.Nous partons d’une perspective sociologique sur le pouvoir dans les organisations scolaires, sur la base des théories consacrées de Max Weber et Crozier & Friedberg. Cette approche est comparée avec les études récentes sur la direction dans les écoles et, par la suite, est utilisée dans l’analyse des processus de direction dans deux groupes d’écoles situées dans les milieux défavorisés, dans différentes régions du Portugal. Les «études de cas» ont impliqué des entrevues avec les enseignants de plusieurs positions dans les deux groupes, un questionnaire pour les enseignants et les pères/mères des étudiants, ainsi que l’observation participante. L’analyse met en évidence la tension entre les logiques juridiques et traditionnelles du pouvoir, la faiblesse du conseil générale et des directions intermédiaires, ainsi que les lacunes de direction pédagogique, en montrant des indices pour les surmonter.Se parte desde una perspectiva sociológica sobre el poder en las organizaciones escolares, basada en las teorías consagradas de Max Weber y de Croizier & Friedberg. Se confronta esta perspectiva con estudios recientes sobre el liderazgo en las escuelas y luego se la utiliza en el análisis de los procesos de liderazgo en dos agrupamientos de escuelas ubicados en entornos desfavorables, en distintas regiones de Portugal. Los “estudios de caso” han incluido la realización de entrevistas a maestros en diferentes puestos en las escuelas, un cuestionario a los maestros y otro a los padres de familia, así como en observación participante. El análisis subraya la tensión entre lógicas legales y tradicionales del poder, la fragilidad del consejo general y de los liderazgos intermedios, así como brechas de liderazgo pedagógico, señalando pistas para su superación.Edições Universitárias Lusófonas2015-07-07T14:30:44Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6554por1646-401XBaptista, InêsAbrantes, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:25Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6554Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:35.307852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidos
title Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidos
spellingShingle Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidos
Baptista, Inês
EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA
LIDERANÇA
ESCOLAS
CULTURA ORGANIZACIONAL
POLÍTICA EDUCATIVA
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SOCIOLOGY
LEADERSHIP
SCHOOLS
ORGANIZATIONAL CULTURE
EDUCATIONAL POLICY
EDUCATIONAL ASSESSMENT
CROZIER, MICHEL
WEBER, MAX
FRIEDBERG, ERHARD
title_short Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidos
title_full Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidos
title_fullStr Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidos
title_full_unstemmed Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidos
title_sort Poder e liderança nas escolas : um estudo sociológico em contextos desfavorecidos
author Baptista, Inês
author_facet Baptista, Inês
Abrantes, Pedro
author_role author
author2 Abrantes, Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Inês
Abrantes, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA
LIDERANÇA
ESCOLAS
CULTURA ORGANIZACIONAL
POLÍTICA EDUCATIVA
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SOCIOLOGY
LEADERSHIP
SCHOOLS
ORGANIZATIONAL CULTURE
EDUCATIONAL POLICY
EDUCATIONAL ASSESSMENT
CROZIER, MICHEL
WEBER, MAX
FRIEDBERG, ERHARD
topic EDUCAÇÃO
SOCIOLOGIA
LIDERANÇA
ESCOLAS
CULTURA ORGANIZACIONAL
POLÍTICA EDUCATIVA
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SOCIOLOGY
LEADERSHIP
SCHOOLS
ORGANIZATIONAL CULTURE
EDUCATIONAL POLICY
EDUCATIONAL ASSESSMENT
CROZIER, MICHEL
WEBER, MAX
FRIEDBERG, ERHARD
description Parte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07T14:30:44Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6554
url http://hdl.handle.net/10437/6554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079061381120