Quando se fecha a porta - mudança de gestão e configuração do trabalho escolar: o caso de uma escola pública paulistana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-10122019-095055/ |
Resumo: | A presente pesquisa propôs-se a conhecer as alterações no cotidiano escolar durante a troca de direção em uma escola municipal de ensino fundamental (EMEF) da Rede Municipal de São Paulo para, com isso, compreender como o perfil de uma gestão escolar pode impactar os processos internos de uma instituição, constituindo um ambiente educativo favorável ou desfavorável aos atores implicados direta e indiretamente com a ação pedagógica. Realizou-se um estudo de caso único, com modelo metodológico inspirado na pesquisa etnográfica, focalizando as equipes gestoras e a equipe docente, com ênfase no ensino fundamental I. Buscou-se, como objetivos específicos: identificar o perfil de gestão/liderança de duas diretoras que, em tempos distintos, atuaram na direção da escola; analisar como ocorreram as relações interpessoais das diferentes diretoras com a equipe; reconhecer a incidência dos saberes acadêmicos e saberes experienciais no exercício profissional das diretoras; discutir os tipos de lideranças e a correlação com o estabelecimento do clima institucional e de um trabalho pedagógico favorável ou desfavorável. Como base argumentativa e interpretativa dos dados produzidos, utilizamo-nos, especialmente, dos autores: Fullan (2003), Fullan e Hargreaves (2000), Hargreaves (1994), Licínio Lima (2001), Paro (2012; 2016) e Thurler (2001). Aspectos do cotidiano foram afetados pela mudança de gestão, tais como: na disponibilização de recursos para as atividades, na ocorrência de discurso integrador dos objetivos escolares, na arquitetura e no uso dos espaços, nas relações entre as pessoas e no clima institucional. Constataram-se indícios de que a unificação do discurso pedagógico da escola, o oferecimento de apoio, a realização de consultas ao corpo docente e a valorização da opinião da equipe, ainda que não plenamente democrática, reverteu-se, conforme a gestão, em resultados diferentes no grupo, como no envolvimento, qualidade e diversidade do trabalho e na sensação de pertencimento, acolhimento e satisfação com o exercício profissional. A adoção de um perfil de direção mais autocrático, com menor consulta, reconhecimento e participação docentes, criou antagonismo entre os professores e a diretora, o que gerou rejeição, conflitos e perda, em parte, do foco do trabalho pedagógico. |
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Quando se fecha a porta - mudança de gestão e configuração do trabalho escolar: o caso de uma escola pública paulistanaWhen the door is being closed school changes in management and work organization: the case of a São Paulo municipals schoolCultura organizacionalDireção escolarEducational practicesInterpersonal relationshipsLeadershipLiderançaOrganizational culturePráticas educativasRelações interpessoaisSchools managementA presente pesquisa propôs-se a conhecer as alterações no cotidiano escolar durante a troca de direção em uma escola municipal de ensino fundamental (EMEF) da Rede Municipal de São Paulo para, com isso, compreender como o perfil de uma gestão escolar pode impactar os processos internos de uma instituição, constituindo um ambiente educativo favorável ou desfavorável aos atores implicados direta e indiretamente com a ação pedagógica. Realizou-se um estudo de caso único, com modelo metodológico inspirado na pesquisa etnográfica, focalizando as equipes gestoras e a equipe docente, com ênfase no ensino fundamental I. Buscou-se, como objetivos específicos: identificar o perfil de gestão/liderança de duas diretoras que, em tempos distintos, atuaram na direção da escola; analisar como ocorreram as relações interpessoais das diferentes diretoras com a equipe; reconhecer a incidência dos saberes acadêmicos e saberes experienciais no exercício profissional das diretoras; discutir os tipos de lideranças e a correlação com o estabelecimento do clima institucional e de um trabalho pedagógico favorável ou desfavorável. Como base argumentativa e interpretativa dos dados produzidos, utilizamo-nos, especialmente, dos autores: Fullan (2003), Fullan e Hargreaves (2000), Hargreaves (1994), Licínio Lima (2001), Paro (2012; 2016) e Thurler (2001). Aspectos do cotidiano foram afetados pela mudança de gestão, tais como: na disponibilização de recursos para as atividades, na ocorrência de discurso integrador dos objetivos escolares, na arquitetura e no uso dos espaços, nas relações entre as pessoas e no clima institucional. Constataram-se indícios de que a unificação do discurso pedagógico da escola, o oferecimento de apoio, a realização de consultas ao corpo docente e a valorização da opinião da equipe, ainda que não plenamente democrática, reverteu-se, conforme a gestão, em resultados diferentes no grupo, como no envolvimento, qualidade e diversidade do trabalho e na sensação de pertencimento, acolhimento e satisfação com o exercício profissional. A adoção de um perfil de direção mais autocrático, com menor consulta, reconhecimento e participação docentes, criou antagonismo entre os professores e a diretora, o que gerou rejeição, conflitos e perda, em parte, do foco do trabalho pedagógico.The research aims to identify modifications in daily school life during an administration change at a Municipal Elementary School of São Paulo City and then to comprehend how the school management can impact the internal processes of an institution, making an educational environment favorable or unfavorable for the staff that is directly and indirectly involved in the pedagogical actions. Its a single case study with a methodological model inspired by ethnographic research, which focuses on management teams and teaching staff and has emphasis on elementary school. This researchs specific objectives are: identify two female principals management/leadership profile, who worked in the school at different times; analyze the interpersonal relationships between each principal and the staff; recognize the incidence of academic and experimental knowledge in each principals conduct; discuss the types of leadership and the correlation between the institutional climate and the favorable or unfavorable pedagogical work. As argumentative and interpretative basis of the data produced, we especially use the authors: Fullan (2003), Fullan and Hargreaves (2000), Hargreaves (1994), Licínio Lima (2001), Paro (2012;2016) and Thurler (2001). The schools routine life was affected by the management change in the following aspects: the amount of resources for activities; the occurrence of an inclusive language related to the school goals; the architecture and the use of space; the personal relationships; and the institutional climate. There is evidence that the unification of the schools pedagogical language, the support offering, the consultations with the teaching staff and the teams opinion appreciation, even though not entirely democratic, brought different results to the group, according to the management, such as: the commitment to the job, as well its quality and diversity; and a sense of belonging, welcoming and satisfaction with the professional practice. While an autocratic style, in which there is less consultation, recognition and participation of the teaching staff, resulted in repudiation, conflicts and loss of focus on the pedagogical work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinazza, Monica AppezzatoMachado Filho, Carlos Santos2019-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-10122019-095055/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-24T19:06:02Zoai:teses.usp.br:tde-10122019-095055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-24T19:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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