Prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Jessica Andreia Catarino
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50163
Resumo: O Relatório de Estágio pretende apresentar todo o percurso delineado ao longo do estágio para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, sendo desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Visa documentar a minha experiência e reflete um trabalho de cariz científico, realizado durante o estágio profissional, que decorreu entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, numa Consulta de Pedopsiquiatria e numa Unidade de Internamento de Pedopsiquiatria. A temática em estudo é a prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental. Desenvolve-se em cinco módulos, fundamentados no conhecimento experiencial e científico, onde é apresentado o enquadramento conceptual, o enquadramento metodológico, como se procedeu à implementação e à avaliação do projeto de estágio, aborda as questões éticas do trabalho e como se desenvolveram as competências ao longo do estágio, sendo apresentadas as principais atividades desenvolvidas para dar resposta aos objetivos delineados e quais os resultados obtidos. A Teoria das Transições de Afaf Meleis foi escolhida como a Teoria de Enfermagem que dá sustento ao trabalho desenvolvido com os adolescentes, uma vez que, nesta fase do ciclo de vida, surgem diversas transições que podem ser geradoras de conflitos. A prevenção é o elemento-chave quando falamos de comportamentos agressivos, sendo que a intervenção de enfermagem é fundamental para que tal seja possível. Neste sentido, houve uma envolvência nas dinâmicas de grupo desenvolvidas nos dois contextos de estágio, onde se pôs em prática um conjunto de atividades, com recurso a diferentes técnicas para a prevenção e gestão do comportamento agressivo. Os resultados obtidos foram analisados através de uma avaliação qualitativa, onde os adolescentes partilharam emoções, sentimentos e pensamentos, e durante a partilha nas dinâmicas desenvolvidas.
id RCAP_786da690501d588ccaac094db6f79aad
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/50163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mentalEnfermagem psiquiátricaAdolescenteAgressãoProblemas sociaisSaúde mentalO Relatório de Estágio pretende apresentar todo o percurso delineado ao longo do estágio para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, sendo desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Visa documentar a minha experiência e reflete um trabalho de cariz científico, realizado durante o estágio profissional, que decorreu entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, numa Consulta de Pedopsiquiatria e numa Unidade de Internamento de Pedopsiquiatria. A temática em estudo é a prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental. Desenvolve-se em cinco módulos, fundamentados no conhecimento experiencial e científico, onde é apresentado o enquadramento conceptual, o enquadramento metodológico, como se procedeu à implementação e à avaliação do projeto de estágio, aborda as questões éticas do trabalho e como se desenvolveram as competências ao longo do estágio, sendo apresentadas as principais atividades desenvolvidas para dar resposta aos objetivos delineados e quais os resultados obtidos. A Teoria das Transições de Afaf Meleis foi escolhida como a Teoria de Enfermagem que dá sustento ao trabalho desenvolvido com os adolescentes, uma vez que, nesta fase do ciclo de vida, surgem diversas transições que podem ser geradoras de conflitos. A prevenção é o elemento-chave quando falamos de comportamentos agressivos, sendo que a intervenção de enfermagem é fundamental para que tal seja possível. Neste sentido, houve uma envolvência nas dinâmicas de grupo desenvolvidas nos dois contextos de estágio, onde se pôs em prática um conjunto de atividades, com recurso a diferentes técnicas para a prevenção e gestão do comportamento agressivo. Os resultados obtidos foram analisados através de uma avaliação qualitativa, onde os adolescentes partilharam emoções, sentimentos e pensamentos, e durante a partilha nas dinâmicas desenvolvidas.The Internship Report aims to present the entire path outlined during the internship for the development of skills as a Specialist Nurse in Mental Health and Psychiatric Nursing, developed as part of the Master's Degree Course in Nursing in the Specialization Area of Mental Health and Psychiatric Nursing. It aims to document my experience and reflects a scientific work carried out during the professional internship, which took place between September 2022 and February 2023, in a Child and Adolescent Psychiatry Outpatient Clinic and a Child and Adolescent Psychiatry Inpatient Unit. The theme under study is the prevention and management of aggressive behavior in adolescents with mental health problems. It is developed in five modules, based on experiential and scientific knowledge, where the conceptual framework, methodological framework, how the internship project was implemented and evaluated, ethical issues of the work, and how skills were developed throughout the internship are presented. The main activities developed to meet the outlined objectives and the results obtained are also presented. Afaf Meleis' Transitions Theory was chosen as the Nursing Theory that supports the work developed with adolescents, since in this stage of the life cycle, several transitions can be conflict-generating. Prevention is the key element when it comes to aggressive behaviors, and nursing intervention is essential for this to be possible. In this sense, there was involvement in group dynamics developed in the two internship contexts, where a set of activities were put into practice, using different techniques for the prevention and management of aggressive behavior. The results obtained were analyzed through a qualitative evaluation, where adolescents shared emotions, feelings, and thoughts, and during the sharing in the developed dynamics.Nabais, AntónioRepositório ComumValente, Jessica Andreia Catarino2024-03-06T12:17:52Z2024-06-022024-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50163TID:203544064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T09:10:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:39.652864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental
title Prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental
spellingShingle Prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental
Valente, Jessica Andreia Catarino
Enfermagem psiquiátrica
Adolescente
Agressão
Problemas sociais
Saúde mental
title_short Prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental
title_full Prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental
title_fullStr Prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental
title_full_unstemmed Prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental
title_sort Prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental
author Valente, Jessica Andreia Catarino
author_facet Valente, Jessica Andreia Catarino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nabais, António
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Jessica Andreia Catarino
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem psiquiátrica
Adolescente
Agressão
Problemas sociais
Saúde mental
topic Enfermagem psiquiátrica
Adolescente
Agressão
Problemas sociais
Saúde mental
description O Relatório de Estágio pretende apresentar todo o percurso delineado ao longo do estágio para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, sendo desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Visa documentar a minha experiência e reflete um trabalho de cariz científico, realizado durante o estágio profissional, que decorreu entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, numa Consulta de Pedopsiquiatria e numa Unidade de Internamento de Pedopsiquiatria. A temática em estudo é a prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental. Desenvolve-se em cinco módulos, fundamentados no conhecimento experiencial e científico, onde é apresentado o enquadramento conceptual, o enquadramento metodológico, como se procedeu à implementação e à avaliação do projeto de estágio, aborda as questões éticas do trabalho e como se desenvolveram as competências ao longo do estágio, sendo apresentadas as principais atividades desenvolvidas para dar resposta aos objetivos delineados e quais os resultados obtidos. A Teoria das Transições de Afaf Meleis foi escolhida como a Teoria de Enfermagem que dá sustento ao trabalho desenvolvido com os adolescentes, uma vez que, nesta fase do ciclo de vida, surgem diversas transições que podem ser geradoras de conflitos. A prevenção é o elemento-chave quando falamos de comportamentos agressivos, sendo que a intervenção de enfermagem é fundamental para que tal seja possível. Neste sentido, houve uma envolvência nas dinâmicas de grupo desenvolvidas nos dois contextos de estágio, onde se pôs em prática um conjunto de atividades, com recurso a diferentes técnicas para a prevenção e gestão do comportamento agressivo. Os resultados obtidos foram analisados através de uma avaliação qualitativa, onde os adolescentes partilharam emoções, sentimentos e pensamentos, e durante a partilha nas dinâmicas desenvolvidas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-06T12:17:52Z
2024-06-02
2024-06-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/50163
TID:203544064
url http://hdl.handle.net/10400.26/50163
identifier_str_mv TID:203544064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137790039949312