Saúde mental em contexto prisional :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Margarida Brito da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43589
Resumo: O presente relatório descreve o desenvolvimento do projeto de estágio no âmbito da Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP), refletindo o percurso até à aquisição e consolidação das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP). O meio prisional, primeiro contexto de estágio, pela sua natureza de privação de liberdade e sendo associado a perturbações do foro psiquiátrico, pode desencadear comportamentos mais impulsivos e agressivos, que podem conduzir a consequências negativas para o agredido e agressor. Considerando que ocorrem frequentemente, tendo em conta a sua complexidade e magnitude num contexto tão restrito e com pouca visibilidade na área de enfermagem, é necessário que os enfermeiros deste meio implementem estratégias contínuas de prevenção e gestão deste tipo de comportamentos. As intervenções desenvolvidas foram de base psicoeducativa, auxiliando os reclusos nas estratégias para lidarem com situações potenciadores de agressividade impulsiva, e intervenções de relaxamento superficial, dando a possibilidade aos reclusos de conseguirem libertar alguma tensão em momentos de maior ansiedade/stress. O segundo contexto de estágio, no âmbito da comunidade, teve como objetivo o desenvolvimento de competências ao nível das intervenções de enfermagem de âmbito técnico, relacional e comunicacional com a população adolescente. Neste contexto, foi trabalhada a faixa etária da adolescência, tendo sido desenvolvida a entrevista motivacional, a técnica HEADSS (Home, Education/Employment, Activities, Drugs, Sexuality, Suicide/Depression) e a técnica mindfulness com clientes adolescentes com o diagnóstico de enfermagem “ansiedade”. Em suma, ambos os estágios foram extremamente importantes para o desenvolvimento das competências de mestre e de enfermeiro EESMP.
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