Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel, André Filipe Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3309
Resumo: Tese de Mestrado em Design de Comunicação
id RCAP_786e32fe732f5cbccfb21f1915aa46dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10400.5/3309
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de identidades corporativas do designer Carlos RochaCarlos RochaPortugalDesign gráficoIdentidade corporativaSímbolosGraphic designCorporate identitySymbolsTese de Mestrado em Design de ComunicaçãoO designer Carlos Rocha é uma figura incontornável na História do Design em Portugal, com especial destaque na área da identidade corporativa. No âmbito desta investigação, fez-se uma contextualização histórica do seu trabalho reconhecendo as suas principais influências, correntes de pensamento e objectos de inspiração. Este processo resultou na compreensão da importância de Carlos Rocha na criação de identidades para grandes empresas em Portugal bem como as características que lhes conferiram sucesso. Para atingir estes objectivos, foram utilizados métodos qualitativos não intervencionistas assentes numa triangulação metodológica entre crítica literária, entrevistas e estudo de casos/ análise de arquivo. Analisou-se uma selecção de símbolos representativos de importantes projectos de identidade corporativa (caso da EDP, INE e Banif) com a finalidade de entender quais os elementos intrínsecos essenciais à qualidade e bom funcionamento destas marcas. Desta forma, foi possível reconhecer a obra de Carlos Rocha, consolidando novo e importante conhecimento científico na área do Design.The designer Carlos Rocha is a remarkable figure in the History of Portuguese Design, particularly in the subject of corporate identity. The main goal of this investigation is to both historically contextualize Carlos Rocha’s work as well as identify his key influences, line of thought and objects of inspiration. This process led to a greater understanding of Carlos Rocha’s importance in the creation of corporate identities for some of Portugal’s leading companies, as well as the features that made them so successful. In order to achieve this goal, qualitative and non-interventionist methods were used in a methodological triangulation between the literary critique, interviews and case studies/archive analysis. A selection of representative symbols from important corporative identity projects (like EDP, INE and Banif) was analyzed in order to comprehend which intrinsic elements are essential to the quality and well functioning of these brands. In doing so, it was possible to bring recognition to Carlos Rocha’s work, generating at the same time important new knowledge in the field of Design.Faculdade de Arquitectura de LisboaBrandão, JoãoRepositório da Universidade de LisboaDaniel, André Filipe Martins2011-05-25T13:28:14Z2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3309porDANIEL, André Filipe Martins - Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:53:59Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/3309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:53:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha
title Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha
spellingShingle Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha
Daniel, André Filipe Martins
Carlos Rocha
Portugal
Design gráfico
Identidade corporativa
Símbolos
Graphic design
Corporate identity
Symbols
title_short Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha
title_full Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha
title_fullStr Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha
title_full_unstemmed Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha
title_sort Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha
author Daniel, André Filipe Martins
author_facet Daniel, André Filipe Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel, André Filipe Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Carlos Rocha
Portugal
Design gráfico
Identidade corporativa
Símbolos
Graphic design
Corporate identity
Symbols
topic Carlos Rocha
Portugal
Design gráfico
Identidade corporativa
Símbolos
Graphic design
Corporate identity
Symbols
description Tese de Mestrado em Design de Comunicação
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-25T13:28:14Z
2011-01
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3309
url http://hdl.handle.net/10400.5/3309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DANIEL, André Filipe Martins - Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Arquitectura de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Arquitectura de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549397173469184