Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3309 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Design de Comunicação |
id |
RCAP_786e32fe732f5cbccfb21f1915aa46dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10400.5/3309 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design de identidades corporativas do designer Carlos RochaCarlos RochaPortugalDesign gráficoIdentidade corporativaSímbolosGraphic designCorporate identitySymbolsTese de Mestrado em Design de ComunicaçãoO designer Carlos Rocha é uma figura incontornável na História do Design em Portugal, com especial destaque na área da identidade corporativa. No âmbito desta investigação, fez-se uma contextualização histórica do seu trabalho reconhecendo as suas principais influências, correntes de pensamento e objectos de inspiração. Este processo resultou na compreensão da importância de Carlos Rocha na criação de identidades para grandes empresas em Portugal bem como as características que lhes conferiram sucesso. Para atingir estes objectivos, foram utilizados métodos qualitativos não intervencionistas assentes numa triangulação metodológica entre crítica literária, entrevistas e estudo de casos/ análise de arquivo. Analisou-se uma selecção de símbolos representativos de importantes projectos de identidade corporativa (caso da EDP, INE e Banif) com a finalidade de entender quais os elementos intrínsecos essenciais à qualidade e bom funcionamento destas marcas. Desta forma, foi possível reconhecer a obra de Carlos Rocha, consolidando novo e importante conhecimento científico na área do Design.The designer Carlos Rocha is a remarkable figure in the History of Portuguese Design, particularly in the subject of corporate identity. The main goal of this investigation is to both historically contextualize Carlos Rocha’s work as well as identify his key influences, line of thought and objects of inspiration. This process led to a greater understanding of Carlos Rocha’s importance in the creation of corporate identities for some of Portugal’s leading companies, as well as the features that made them so successful. In order to achieve this goal, qualitative and non-interventionist methods were used in a methodological triangulation between the literary critique, interviews and case studies/archive analysis. A selection of representative symbols from important corporative identity projects (like EDP, INE and Banif) was analyzed in order to comprehend which intrinsic elements are essential to the quality and well functioning of these brands. In doing so, it was possible to bring recognition to Carlos Rocha’s work, generating at the same time important new knowledge in the field of Design.Faculdade de Arquitectura de LisboaBrandão, JoãoRepositório da Universidade de LisboaDaniel, André Filipe Martins2011-05-25T13:28:14Z2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3309porDANIEL, André Filipe Martins - Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:53:59Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/3309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:53:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha |
title |
Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha |
spellingShingle |
Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha Daniel, André Filipe Martins Carlos Rocha Portugal Design gráfico Identidade corporativa Símbolos Graphic design Corporate identity Symbols |
title_short |
Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha |
title_full |
Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha |
title_fullStr |
Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha |
title_full_unstemmed |
Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha |
title_sort |
Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha |
author |
Daniel, André Filipe Martins |
author_facet |
Daniel, André Filipe Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, João Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel, André Filipe Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carlos Rocha Portugal Design gráfico Identidade corporativa Símbolos Graphic design Corporate identity Symbols |
topic |
Carlos Rocha Portugal Design gráfico Identidade corporativa Símbolos Graphic design Corporate identity Symbols |
description |
Tese de Mestrado em Design de Comunicação |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-25T13:28:14Z 2011-01 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/3309 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/3309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DANIEL, André Filipe Martins - Design de identidades corporativas do designer Carlos Rocha. Lisboa : FA, 2011. Tese de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitectura de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitectura de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549397173469184 |