Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Bruno João de Gonçalves e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1807
Resumo: Relatório de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico
id RCAP_cb87db68f69eb179243f4d81da34d261
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)MarcaMarca gráficaImagem corporativaIdentidade corporativaGestão de designBrandGraphic marcCorporate identityCorporate imageManagement designRelatório de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design GráficoTudo indica que muitos gestores empresariais, nomeadamente em Portugal, não vêm ainda o design como uma disciplina estratégica para as suas empresas, mas sim uma área secundária de não retorno. Não compreendendo, portanto, o contributo deste e muito menos os gastos implícitos na sua concepção e aplicação. Com este projeto, pretende-se ajudar a demonstrar que o design e os seus processos de gestão, são um contributo essencial para o sucesso de qualquer empresa; mais especificamente naquelas de pequena e média dimensão. Para tal, irá reformular-se a identidade corporativa da Ambial; uma pequena empresa especializada em controlo de pragas, segurança alimentar e venda de produtos / equipamentos de higienização. A metodologia implementada ao longo deste projeto servirá para demonstrar as formas e as mais-valias da gestão de identidade corporativa, assim como reafirmar e fundamentar a presença desta disciplina no tecido empresarial contemporâneo. Além do mencionado, este trabalho terá também o intuito de sensibilizar os empreendedores, os empresários e os próprios designers para a inclusão do design na estratégia de topo empresarial, desmistificando a perceção geral e ainda atual de que esta disciplina e as suas variantes são consideradas apenas processos finais, de mera execução técnica.ABSTRACT Everything indicates that most business managers, particularly in Portugal, do not see design as a strategic discipline for their companies, but a secondary area of no payback. By not understanding therefore its contribution and much less the spending implicit in its conception and implementation. With this project, it is intended to demonstrate that design and its management processes, are an essential contribution to the success of any company, more specifically those of small and medium size. Therefore, Ambial’s corporate identity will reshape itself; a small company specialized in plague’s control, food security and product /equipment hygiene selling. The implemented methodology throughout this project will serve to demonstrate the ways and gains in corporate identity’s management, as well as to reaffirm and justify this discipline’s presence among nowadays business web. Besides the already mentioned, this work will also aim to raise awareness among entrepreneurs, businessmen and designers themselves for design inclusion in the top business strategy, demystifying general perception, still current nevertheless, that this discipline and its variants are considered final steps, of mere technical execution.Martins, Daniel RaposoNeves, João Vasco MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFonseca, Bruno João de Gonçalves e2013-05-09T15:43:07Z20132013-042013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:13Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:13.358880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)
title Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)
spellingShingle Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)
Fonseca, Bruno João de Gonçalves e
Marca
Marca gráfica
Imagem corporativa
Identidade corporativa
Gestão de design
Brand
Graphic marc
Corporate identity
Corporate image
Management design
title_short Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)
title_full Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)
title_fullStr Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)
title_full_unstemmed Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)
title_sort Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)
author Fonseca, Bruno João de Gonçalves e
author_facet Fonseca, Bruno João de Gonçalves e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Daniel Raposo
Neves, João Vasco Matos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Bruno João de Gonçalves e
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Marca gráfica
Imagem corporativa
Identidade corporativa
Gestão de design
Brand
Graphic marc
Corporate identity
Corporate image
Management design
topic Marca
Marca gráfica
Imagem corporativa
Identidade corporativa
Gestão de design
Brand
Graphic marc
Corporate identity
Corporate image
Management design
description Relatório de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design Gráfico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-09T15:43:07Z
2013
2013-04
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1807
url http://hdl.handle.net/10400.11/1807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552697644023808