Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Michelle de Sousa Fontes, Campos, Sofia, Alves, Cândida Helena Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4632
https://doi.org/10.34628/1q92-he21
Resumo: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 133-155.
id RCAP_78702c6d05239d0b8a34bb43dfa65aa5
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de casoNeuropsychological evaluation of adolescente with high skills/superdoted case studyAdolescentes sobredotados - Psicologia - Estudo de casosAdolescentes sobredotados - Educação - BrasilInclusão na educaçãoRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 133-155.O tema “Alunos com Altas Habilidades/Superdotado (AH/SD)” é de grande relevância no âmbito educacional e, considerando a importância do conhecimento referente a este público e às suas características, este trabalho refere-se a uma avaliação neuropsicológica, com o objetivo de traçar o perfil biopsicossocial de um adolescente de 12 anos com indicadores de altas habilidades. Este estudo foi feito em 11 sessões por uma estagiária de Neuropsicologia e a sua supervisora em uma clínica-escola de uma Universidade privada brasileira. Realizou-se uma anamnese detalhada com a mãe e depois com o paciente e os instrumentos utilizados foram de grande importância durante todo o processo para ser apresentada uma interpretação com dados substanciais e para isso foram aplicados alguns testes de atenção, percepção, memória, linguagem, raciocínio, funções executivas, como também alguns de personalidade. Após serem observados os aspectos emocionais, sociais e cognitivos do paciente, os resultados demonstraram que o adolescente se apresentava acima da média nas habilidades verbais, contudo, nas demais, encontrava-se na média esperada. Concluiu-se que, quanto ao aspecto socioemocional, o paciente precisava de acompanhamento psicológico e psicopedagógico devido à sua falta de motivação escolar. Considera-se, portanto, importante conhecer as especificidades dos alunos com altas habilidades/superdotação para que se possa ter um acompanhamento mais assertivo e um olhar mais sensível frente a esse público.The theme “Students with High Abilities / Gifted (AH / SD)” is of great relevance in the educational field and, considering the importance of the knowledge related to this public and its characteristics, this work refers to a neuropsychological evaluation, with the objective of tracing the biopsychosocial profile of a 12 - year - old adolescent with high skills indicators. This study did in 11 sessions by a Neuropsychology intern and her supervisor in a clinic-school of a private Brazilian university. A detailed anamnesis was carried out with the mother and then with the patient and the instruments used were of great importance throughout the process to be presented an interpretation with substantial data and for this were applied some tests of attention, perception, memory, language , reasoning, executive functions, as well as some personality. After observed the emotional, social and cognitive aspects of the patient, the results showed that the adolescent was above average in verbal skills, but in the others, he was in the expected average. It concluded that, regarding the socioemotional aspect, the patient needed psychological and psychopedagogical accompaniment due to his lack of school motivation. It therefore considered important to know the specificities of students with high skills / giftedness so that they can have a more assertive follow-up and a more sensitive look at this audience.2019-07-11T12:05:36Z2019-07-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4632http://hdl.handle.net/11067/4632https://doi.org/10.34628/1q92-he21porMelo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de [et al.] (2017) - Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 133-155.Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de casoMelo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes deMartins, Michelle de Sousa FontesCampos, SofiaAlves, Cândida Helena Lopeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes deMartins, Michelle de Sousa FontesCampos, SofiaAlves, Cândida Helena Lopesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:07Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:29.554313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso
Neuropsychological evaluation of adolescente with high skills/superdoted case study
title Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso
spellingShingle Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso
Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de
Adolescentes sobredotados - Psicologia - Estudo de casos
Adolescentes sobredotados - Educação - Brasil
Inclusão na educação
title_short Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso
title_full Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso
title_fullStr Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso
title_sort Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso
author Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de
author_facet Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de
Martins, Michelle de Sousa Fontes
Campos, Sofia
Alves, Cândida Helena Lopes
author_role author
author2 Martins, Michelle de Sousa Fontes
Campos, Sofia
Alves, Cândida Helena Lopes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de
Martins, Michelle de Sousa Fontes
Campos, Sofia
Alves, Cândida Helena Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes sobredotados - Psicologia - Estudo de casos
Adolescentes sobredotados - Educação - Brasil
Inclusão na educação
topic Adolescentes sobredotados - Psicologia - Estudo de casos
Adolescentes sobredotados - Educação - Brasil
Inclusão na educação
description Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 2 (Julho-Dezembro 2017). - p. 133-155.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2019-07-11T12:05:36Z
2019-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4632
http://hdl.handle.net/11067/4632
https://doi.org/10.34628/1q92-he21
url http://hdl.handle.net/11067/4632
https://doi.org/10.34628/1q92-he21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de [et al.] (2017) - Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:2 (Julho-Dezembro 2017) 133-155.
Avaliação neuropsicológica de um adolescente com altas habilidades/superdotado estudo de caso
Melo, Eliane Ribeiro Magalhães Fortes de
Martins, Michelle de Sousa Fontes
Campos, Sofia
Alves, Cândida Helena Lopes
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136765207904256